/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5e3febcb8a4e1/adventure/639b3df145dcc/639b3e7acdd8b-2.jpg)
Castelos (Parque Nacional do Itatiaia)
Escalada + hiking para local pouco conhecido no PNI. A atividade envolve passar por diversas vias do parque.
Escalada HikingLocal pouco visitado no PNI, devido à dificuldade de acesso, os Castelos (ou agulhinhas) são uma formação rochosa próxima ao cume sul das Agulhas Negras. Esta atividade fez parte da programação do GEAN (Grupo Excursionista Agulhas Negras). Escalada em estilo oldschool que envolveu a passagem por várias vias do PNI.
O acesso foi feito pela via Bira (3 IV E3). Esse trecho foi concluído rapidamente para que evitássemos um retorno no escuro. A escalada envolveu o uso de corda apenas alguns trechos mais técnicos (havia uma canaleta de IV grau bastante lisa), por isso foi bastante curta.
Pouco antes de chegar ao cume sul da Agulhas, pegamos uma saída por um trecho da Travessia Longitudinal (3 IV E3). Dali seguimos para um costão íngreme até chegar à via Dinossauro (II E2). Essa é uma via que foi conquistada sem proteções fixas. Dali, mais um trecho de escalaminhada até chegar à via Normal dos Castelos ou Agulhinhas (III E2). Iniciamos a subida íngreme até um trecho de chaminé simples que leva ao cume. Enquanto alguns subiam encordados , outros escalavam em livre (eu incluída) para acelerar a subida ao cume, visto que estávamos aproximando 4 horas de atividade (tempo que foi previsto para o caminho de ida).
Assinamos o livro de cume e paramos para um almoço tranquilo antes do retorno. Rapelamos do cume dos castelos e seguimos por um trepa pedra até atingir a via Dinossauro novamente. Dessa vez escalamos a via (na ida utilizamos ela para a descida). Ao final, passamos novamente por um trecho da Longitudinal até chegar a um ponto que permite rapelar até chegar à via Normal das Agulhas Negras (2 III E2). No finalzinho pegamos um pouco de chuva e finalizamos a atividade em 9 horas e 36 minutos.
Tracklog: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/castelos-pni-121050452
