AventureBoxExplore
Create your account
Pontal de Tapes

Pontal de Tapes

Ver

Camping Trekking

Balneário Pinvest x Pontal de Tapes

Deixamos os carros no mercado da lagoa, aonde iniciamos nossa caminhada em torno das 8:30.

caminhamos até a porteira da fazenda, aonde termina o acesso de carro, caminhamos 4km ate este ponto.

após a ponteira caminhamos pela mata de eucaliptos por mais 6km até a praia do Zé.

Do Pinvest até a praia do Zé, caminhamos quase 11km.

Paramos para almoçar e tomar um banho de lagoa, após 1h30 de descanso, partimos as 14h pela beira da lagoa até a praia do Pinho.

No início parece uma caminhada simples na beira da lagoa, porém como as pernas fazem o mesmo movimento por muitos km começa a doer as costas, e as pernas parecem que ficam mais pesadas, tínhamos que parar a cada 2 ou 3km para alongar e sentar, dobrar o corpo, pois parecia que carregávamos uma tonelada nas costas.

Comecei a ficar com bolhas em baixo dos pés, próximo aos dedos, acredito que tenha entrado areia da praia na minha bota.

A cada km era uma superação devido às bolhas nos pés e a caminhada sempre no mesmo terreno, areia 😩 mais 11km pela beira da praia, muito sol e a brisa da lagoa chegamos a Praia do Pinho, quase 21km de percurso até nosso acampamento.

todo grupo estava muito cansado e praticamente todos tinham bolhas nos pés ou princípio delas.

Mas valeu a pena cada passo dado naquela areia da praia, um paraíso, do lado direito a lagoa dos Patos, parte de fora que tem a influência do Mar e do outro lado uns 100m o saco de Tapes, enseada aonde os veleiros e jetski costumam navegar nos fins de semana.

De um lado o Nascer do Sol e 100m ao lado passando pela dunas o por do Sol.

Nascer do Sol 🌞

Por do Sol ☀️

Após um banho relaxante de lagoa fomos montar acampamento para no próximo dia fazer o ataque ao Pontal de Tapes mais uns 22km ida e volta nos esperavam.

Na noite fizemos uma fogueira para interagir e dar risadas enquanto o salsichão e a carnes eram assados na grelha.

No dia seguinte acordamos às 5:30 para ver o nascer do sol, pensem e visualizem um nascer do sol na lagoa, algo único.

Meus pés destruídos pelas bolhas não tive condições de ir até o pontal de tapes, ficamos em 4 pessoas no acampamento, quem estava com as bolhas maiores, nos poupamos pois teríamos mais 22km no percurso de volta.

Durante o dia muitos veleiros e jetski paravam na praia do Pinho, conversávam conosco e ficavam apavorados de irmos andando até lá kkkk era muito engraçado 🤣

Acabei perguntando para um deles se sabiam de um barco que fazia translado até a Cidade de Tapes, pois estávamos debilitados para voltar caminhando, um deles passou o telefone do Clube Náutico em Tapes aonde poderíamos ligar e eles indicariam alguns barcos para nos buscar.

Ainda bem que tínhamos sinal de tel. Liguei no clube e me passaram o contato do Sr. Joca, pensem numa pessoa maravilhosa de bom coração, falei com ele, fechei o valor por pessoa e na hora confirmou que iria nos buscar no outro dia. Nem Acreditei.

Retornamos todos de barco, foi uma viagem incrível pela lagoa até a praia do Jacaré em Tapes.

Um mês depois, entramos em contato com o Sr. Joca e ele nos levou de novo a praia do Pinho para finamelmente concluirmos nosso objetivo, chegar ao Pontal de Tapes.

Descemos do barco e montamos acampamento, as 10:30 da manhã começamos a caminhar na beira da lagoa.

Começamos em 5 no grupo e fomos perdendo as companheiras pelo caminho, nos 5km duas voltaram, quando chegou nos 9km uma ficou na sombra esperando nosso retorno, após uns 10km de caminhada atingimos nosso objetivo o Pontal de Tapes, nesta parte temos muitas aves e alguns banhados.

Pontal de Tapes

Eu e Jocelaine as únicas a chegar.

fizemos um lanche e retomamos o caminho de volta, as 15:45 estamos de volta ao acampamento, foi uma caminhada maravilhosa de 20km e menos cansativa do que na primeira vez.

fizemos um lual na beira da lagoa com churrasco na grelha, aquele lugar tem uma energia encantadora que dá uma paz inexplicavels, só conhecendo esse paraíso para saber.

Lua cheia e céu limpo.

No domingo desmanchamos acampamento e esperamos Sr. Joca nos buscar.

Tivemos que ir 2 vezes para atingir nosso objetivo, precisamos conhecer

nossos limites, para saber descistir no momento certo, o Pontal continuaria lá nos esperando e precisamos ser fortes para saber que nem sempre tudo acontece como o planejado ⛺️💪🏻🥾🎒

Contato do Sr. Joca (51)9.9942.2289 para quem quiser encarar esse desafio ou um simples passeio na lagoa com os amigos.

Nunca desista antes de tentar e conheça seus limites.

💪🏻

Marina Brum
Marina Brum

Published on 04/16/2021 20:56

Performed from 02/17/2021 to 02/20/2021

Views

378

1
Edson Maia
Edson Maia 04/19/2021 14:31

Que massa esse relato, Marina. O Pontal de Tapes é um lugar realmente lindíssimo e o trekking até a pontinha onde ele acaba é realmente bem puxada... mas a beleza e a tranquilidade do lugar é sempre um convite para regressar. Bateu saudades lendo e vendo suas fotos. Show mesmo!