AventureBoxExplore
Create your account
Travessia Pedra da Tartaruga x Monte Crista / SC

Travessia Pedra da Tartaruga x Monte Crista / SC

Travessia realizada no feriado de carnaval, Pedra da Tartaruga x Monte Crista, ambos em Garuva / SC, @manoaexpedicoes

Após o posto de Pedágio, na divisa entre Paraná e Santa Catarina, uns dois quilometros a esquerda, sentido Paraná, existe uma fábrica de queijo, chamada SANTPAR. Neste local, é o inicio da trilha para a Pedra da Tartaruga / Garuva / SC.

A trilha se inicia, atrás da propriedade da fábrica de queijo, mantendo-se a direita, seguindo por uma estrada rural, logo a mata vai se fechando, e temos ínicio a trilha. Subimos com um grupo de 15 pessoas, amigos da Manoa Expedições de Blumenau / SC. (http://manoaexpedicoes.blogspot.com.br/). A trilha começa bem limpa e definida, mais vai ficando fechada a medida que se vai adentrando a Floresta Atlântica. Graças a sinalização feita com fitas nas árvores, a subida foi bem tranquila, com alguns contratempos apenas. Esta trilha de cerca de 8 quilometros, dá no alto da Serra do Quiriri, e de cara você já avista a Pedra da Tartaruga, imponente e se destaca das demais formações pela sua semelhança com uma Tartaruga. Acampamos nesta noite, após 8 horas de caminhada a beira de um regalo, no alto da Serra, sem antes claro, termos pego forte tempestade.

Domingo amanhece com sol, é hora de levantar acampamento e andar, sem antes é claro, parar para ver o eclipse solar raro, que aconteria neste feriado, apesar de algumas nuvens, conseguimos ver o elipse, graças a uma técnica ninja de colocar um óculos escuro na frente da lente da câmera fotográfica, e desta maneira conseguimos ver o sol, sendo sobreposto pela lua. Seguimos deste ponto, e nossa meta era chegar até a Gruta do Henrique, cerca de 15 quilometros de onde estávamos. Por erro de cálculo, acamos tomando a péssima opção de contornar o Pico 1600, pelo lado direito, quando nos demos conta de onde estávamos percebemos que a trilha nos levou para uma pequena Floresta de Galeria, intransponível, atrasando nossa caminhada em cerca de 2 horas, fica a dica, suba do Pico 1600, entre na Fazenda Quiriri, e siga a trilha. Após 8 horas de caminhada e 15 quilometros percorridos, chegamos a Gruta do Henrique, onde pernoitamos, para no outro dia, percorrer os 15 quilometros finais da trip, descendo o lendário Monte Crista, sem antes claro, aquela clássica parada na Cachoeira Cabeluda.


Total percorrido 42 quilometros

Tiago Leal
Tiago Leal

Published on 03/07/2017 22:30

Performed from 02/25/2017 to 02/27/2017

Views

3270

Tiago Leal

Tiago Leal

Blumenau - SC

Rox
147

Pesquisador amador, historiador amador, aventureiro amador, caminhante, ciclista e admirador da mãe natureza

Adventures Map
www.facebook.com/pitfalltrekking/?fref=ts

101 Following