AventureBoxExplore
Create your account
Mamanguá Paradise

Mamanguá Paradise

Expedição de trekking no Saco do Mamanguá, Paraty/RJ.

MAMANGUÁ PARADISE

31out a 02nov

Os aplicativos avisavam: sábado nublado, domingo e segunda com muita chuva! Mas a formação do Saco do Mamanguá tem sua própria dinâmica climática em função de suas características peculiares em relação à baía de Ilha Grande e de Paraty (local de referência dos tais aplicativos). Ainda que a chuva viesse conforme "prometido" estávamos ansiosos para desfrutar daquele santuário ecológico que faria da chuva apenas um detalhe.

Contrariando os mais otimistas, a luz do sol logo apareceu no primeiro dia, justamente no dia programado para subir o Pão de Açúcar. E o visual lá de cima nenhuma foto é de fato capaz de transmitir tamanha sensação de surpresa. Fica difícil descrever as diferentes tonalidades e contrastes de verde e azul entre o céu, o mar e as matas. No horizonte mais distante as serras da Ilha Grande ou mais ao norte a Serra do Mar recortavam diferentes planos que emolduraram um cenário de pura gratidão de todos que estavam ali.

Banho no mar, banho de água doce, barraca na sombra e a deliciosa comida caseira preparada pela família do seu Orlando nos fez perder as horas até a noite cair. Entre uma tapioca e outra, um gole de vinho, risadas e até o ensaio de um passinho de dança completaram a confraternização e sinergia do grupo. Uns aproveitaram pra dormir mais cedo e outros ficaram para ver a lua nascer, certo mesmo é que o PARADISE já tinha um porquê.

No domingo, ah, não tinha o mesmo sol do primeiro dia, mas se fosse pra escolher não tinha melhor clima pra acontecer, pois era o dia de uma caminhada mais longa pelas costeiras e matas até chegar na cachoeira do rio Grande. Depois de aproveitar um novo habitat, uma mistura de mangue e floresta tropical a poucos metros do litoral, uma convidativa garoa nos acompanhou no caminho de volta. Era mesmo um privilégio caminhar sob a brisa molhada que deixava pra trás o mormaço que nos fazia suar.

Novamente almoço caseiro e peixe fresco. Não demorou muito a mesa do almoço já deu lugar para o café... parecia mesmo aqueles domingos na casa de vó, muita prosa, fartura e sem pressa ou ansiedade de um próximo compromisso. A surpresa maior estava por vir. A cativante figura do seu Orlando, nascido em 1949, líder caiçara, como um passe de mágica se aproximou para responder uma curiosidade do nosso grupo que especulava quantos anos de idade ele teria. O que poderia ser uma simples resposta virou mais de uma hora de conversa, ou melhor, uma sábia explanação de um velho guru aos seus discípulos. Sua história contada de forma espontânea, evocando fortes lembranças, cativou a todos de tal maneira que a luta caiçara para defender suas terras e suas raízes se tornou por um momento a luta de todos. Foi um relato forte e inspirador, que nos deixou inquietos por horas depois que seu Orlando já tinha se despedido, algo que talvez uma palestra motivacional proferida um profissional não teria conseguido. E como uma equipe de gincana já tínhamos um grito de guerra: "Resistência Mamanguá!!!" Eh, essa noite foi noite de muitos sonhos!

Na segunda, mais uma vez não veio a chuva forte, a garoa embalou novamente o café da manhã moroso e os sorrisos continuavam estampados na cara de cada um. De forma orquestrada a chuva que já era pouca cessou, tempo ideal para desarmar o acampamento, um último pulo no mar, uma última prosa com a família de seu Orlando e no barco de volta, um silêncio contagiante. Não precisava de palavras para dizer o quanto aquela viagem deixaria saudade, cada um procurava guardar uma última imagem, mas as vivências foram tantas que já não dávamos conta do tanto que valeu a pena!!!

FOTOS: RAFAEL TEIXEIRA

Montanero Expedições

Montanero Expedições

Itanhandu - MG

Rox
7

A Montanero oferece roteiros diferenciados através de uma logística inteligente que fogem de operações turísticas convencionais e que transcendem um estilo de vida.

Adventures Map
www.montanero.com.br

33 Following