AventureBoxExplore
Create your account
P.E Cantareira: Travessia Àguas Claras x PG Cantareira

P.E Cantareira: Travessia Àguas Claras x PG Cantareira

Morros SP: Caminhada suave entre os núcleos Águas Claras x Pedra Grande da Cantareira, no Parque Estadual Cantareira (PECA)

P.E Cantareira: Travessia Águas Claras x PG Cantareira

O cinturão verde mais popular de SP tem muitas curiosidades para se mencionar, uma das maiores florestas urbana do mundo, aliás algumas maiores estão aqui no Brasil. O Parque Estadual Cantareira (PECA) abrange uma porção da Serra que possui seu nome.

As partes que mais gosto é os contos tropeiros, época do chá na região e também ao longo da caminhada podemos ver o resultado de um fenômeno do passado nas rochas.

A conservação dos núcleos é muito boa, mantida pela Fundação Florestal, fazendo jus ao investimento do ingresso na promoção à saúde, bem-estar e meio ambiente. As trilhas são conservadas e autoguiadas, as rondas de tempo em tempo dos guardas e a recepção tem uma boa orientação ao visitante.

Essa foi a última caminhada em ambientes naturais que realizei no ano de 2018. Na gaveta tinha poucas opções, mas uma caminhada de meio período decidimos ir no P.E Cantareira, apenas como dica; para quem gosta de correr pode escolher várias rotas dentro dos núcleos, para quem quer iniciar os treinos para a alta temporada de Montanhismo, pode começar a fazer a travessia inversa com a mochila cheia, para quem é iniciante pode fazer a travessia desse modo mesmo que fizemos e ao longo da travessia tem outras trilhas oficiais acessórias, passagem essa que nos permite se aprofundar ainda mais na floresta, fazendo parecer que você literalmente está fora de SP.

Nosso encontro foi na estação Tucuruvi embarcamos num Uber que nos levou até a portaria do núcleo Águas Claras que abre às 08:30, a recepção foi boa, mas o aviso no mural que o Lago das Carpas estava fechado para manutenção, bem em época das férias escolares, desanimou. Iniciamos na trilha Suçuarana que liga os dois núcleos, nessa trilha se bifurca a trilha da Samambaiaçu que está inserida a trilha das águas (não fomos nessa) circulamos a trilha Samambaiaçu e retornamos pela trilha principal a da Suçuarana que faz objetivo principal, onde se bifurca novamente para o Lago Das Carpas, passamos direto para a PG Cantareira descansamos, o Museu da Pedra Grande estava fechado se mantemos na estrada passamos na trilha do Bugio saímos na trilha principal e caminhamos até onde se bifurca a trilha da Bica que é uma trilha circular, do outro lado tem a trilha das figueiras, se for entrar pela portaria da PG Cantareira passe por essa é legal. Ao final da caminhada passamos no parque ao lado o Horto Florestal

É de se mencionar também a 2° Edição do Passaporte Das Trilhas Do Estado De São Paulo, que após 10 anos de sua 1° Edição, as 22 trilhas selecionadas no passaporte estão bem espalhadas por SP, ainda há um tema que é “Conhecer para preservar”

As várias inovações, o passaporte está sendo distribuído gratuitamente nos parques que fazem parte do programa, algumas trilhas dessa vez vem na descrição as que são inclusivas e também pode ser realizada junto com toda a família. As demais informações tradicionais podem ser adquiridas no site.

Entre tantas músicas que fala da Serra vou acrescentar o vídeo da música: Trem das Onzes, que lembra a chegada da “tecnologia” o trem aos pés da Serra, em diante a transformação progressiva da Floresta Urbana, com a vida social saindo do Centro e chegando aos cantinhos de SP. Em algumas UCs ainda podemos ver estradas desativadas já algumas outras se tornaram avenidas.

Obs: Os itens de checklists e tracklogs são apenas sugestivos, verifique sempre a suas condições em todos âmbitos além da companhia que estará contigo, faça o seu planejamento.

As fotos foram cedidas pelos participantes

#morrosp #cantareirasp #florestasurbanas #trilhasdesp #parquessp #visiteosparques #conhecerparapreservar #minimoimpacto #UCssp #menosedez #dezetop #dezzen #campanhadez

1
Dri @Drilify
Dri @Drilify 01/07/2019 19:20

Muito show Pri!!!