AventureBoxExplore
Create your account
P.E Chácara da Baronesa x Parque Central Santo André

P.E Chácara da Baronesa x Parque Central Santo André

Travessia Urbanoide : Áreas verdes da Região do Grande ABC.

P.E Chácara da Baronesa x Parque Central Santo André

Registro de uma caminhada simples mas muito importante pra mim, após a recuperação de uma lesão retornar a caminhar foi uma alegria com ótimos resultados a comemorar. Agradeço a todos envolvidos.

A liberação para retornar as atividades foi realizar uma caminhada leve e lenta de no máximo 5 km. Como na capital de SP estaria farofada com a festa da carne lembrei do Programa Circuito Verde e para acrescentar um tequinho de cultura no roteiro não muito forçado acabamos por colocar o P.E Chácara da Baronesa no trajeto.

O antigo Haras como Parque parece ser bem novo. O que afasta a população deste local é que em umas das portarias fica próxima de uma comunidade pouco pesada. Fomos recebidos pela monitoria do Parque, onde já disseram que é necessário agendar a visita com antecedência para receber acompanhamento, mas eu disse que no momento não seria necessário o acompanhamento, apenas queria saber sobre a real situação das trilhas, pois gostaríamos de fechar um circuito e sair pela portaria lateral. A orientação sobre foi pouco meio que confusa, parece que o Parque não recebe manutenção das áreas algum tempo, tem algumas trilhas que ainda não possui nome por definição nas informações. Uma dica que recebemos foi para evitar algumas trilhas pois recentemente teve tombamento de árvores, nessa dica importante a monitoria precisou nos orientar duas vezes sobre a sinalização e conseguimos fazer os desvios dessas trilhas para nossa segurança. Não que seja um bicho de sete cabeça, mas uma boa divisão o Parque ficaria mais atrativo aos praticante de atividades de aventuras. A área conta com equipe de monitoria, limpeza,portaria.

Tem as referidas PCs são portarias do Parque que fazem reconexão das trilhas que resulta até a trilha principal, o estradão.

Seguimos em direção ao Parque Central Santo André fizemos um trajeto que desvia da portaria mais movimentada e de quebra passamos por uma sorveteria que tem um picolé de paçoca dos deuses. Chegando na Portaria do Parque Central é quase que totalmente ao contrário do Baronesa, logo na entrada tem informações das pistas, por onde entra, sai, um mapa quase do meu tamanho para orientação, se o Baronesa seguisse como exemplo ficaria bem melhor.

Apesar de um roteiro bem diferente do habitual, foi muito proveitosa a caminhada de meio período, próximo da capital. No dia seguinte partimos para a PG de Atibaia, forçar um pouco na subida e ter noção de minha melhora em locais e trilhas diferentes.

Registro de aventura para grupo de Walking Tour “Cidades & Caminhos”

Tema: Cidade Ecológica