Nathan 05/03/2020 10:32
    Pico Do Lopo Extrema -MG

Apesar de seus 1.700 metros de altura, a trilha é fácil e é perfeita pra quem está começando a dar seus primeiros passos nesse esporte.

Rapel Montanhismo

A Serra faz parte do complexo da Mantiqueira e seu nome faz referência a grande quantidade de lobos guarás que habitam a região.

Chegar a cidade de Extrema é fácil. Ela fica às margens da Rodovia Fernão Dias (BR 381) e é o primeiro município de Minas Gerais pra quem sai do estado de São Paulo pela Rodovia.

O percurso para chegar até a Pedra do Cume é considerado fácil, mesmo pra quem tem pouco preparo físico. Todo o percurso é bem demarcado, sem grandes desníveis e a parte que seria a mais complicada tem uma corda que serve de apoio para subir pela encosta de uma rocha.

A maior parte da trilha é feita dentro da mata, e a primeira parte dela é por uma área descampada, até a Pedra do Altar. A partir deste ponto a trilha fica pouco mais fechada, porém bem demarcada. Entre a Pedra dos Cabritos e Pedra das Flores há algumas áreas abertas que eram usadas para camping. Apesar de haver algumas bifurcações nestas áreas, sempre siga pela trilha principal e mais demarcada, e na dúvida, siga sempre pelo caminho da esquerda.