AventureBoxExplore
Create your account
Nilov 12/02/2015 17:00
Chapada dos Guimarães - MT

Chapada dos Guimarães - MT

Aventura na Chapada dos Guimarães MT com amigos da banda Vida Seca em 2007, uma parte do circuito principal de cachoeiras do parque nacional

Pra completar as minhas aventuras nas três maiores chapadas do Brasil finalizo com a Chapada dos Guimarães. Em 2007 acompanhei a excursão de uma banda de Goiânia que faz música com instrumentos de material reutilizado/reciclado, o Vida Seca, até Cuiabá de kombi pra um evento na UFMT, o 24h de cultura. Foi uma viagem muito legal onde tive o privilégio de conhecer muita gente e lugares interessantes, incluindo um grupo de Presidente Prudente o Rosa dos Ventos que também tinham uma banda hilária, o Quarteto Almeida. "Mato grosso, mato louco", não me esqueço, foram dias ótimos de muita arte e diversão.

Voltando a minha aventura ela não foi como as que costumo fazer, com vários dias de expedição mas nem por isso foi menos intensa. A Chapada dos Guimarães é vasta, maior extensão de paredões entre as chapadas do Brasil e tem muitas surpresas, grutas e mais de 400 cachoeiras. Conseguimos fazer uma pequena parte do circuito caminho das cachoeiras que inclui a principal atração do parque a cachoeira Véu de Noiva com mais de 80mt de queda livre em um lindo vale de mata fechada do cerradão.

Seguindo a trilha do circuito fomos parar na cachoeira Andorinhas, igualmente famosa mas com um banho mais acessível é a queda com maior altimetria da Chapada. Depois de uma merecida pausa e rituais bárbaros cabalísticos tomamos um delicioso banho revigorante. A queda não é muito grande mas a água caindo por entre as pedras levemente inclinadas deixa a cachoeira muito bonita e o local muito agradável pra dar um mergulho e ficar por lá um tempo. Depois fomos a uma outra cachoeira ainda mais bonita a Cachoeira Independência ou também conhecida como Cachoeira dos Malucos. Além da bela queda e poço ela tem ainda uma particularidade extraordinária: uma gruta logo atrás da queda onde por vezes a corrente de ar entra dentro dela e faz as gotas d'águas ficarem suspensas como se não sofressem os efeitos da gravidade! Infelizmente não tinha câmera esportiva na época, mas é impressionante!

Mais uma foto dessa linda cachoeira:

claro que aproveitei pra tirar muitas fotos, mas na época não tinha como entrar debaixo da queda com câmera então não teve como registrar o fenômeno dentro da gruta que fica detrás da queda.

Ainda quero voltar um dia à Chapada dos Guimarães para curtir com mais tempo suas inúmeras belezas naturais. Uma comodidade é a proximidade com a capital do Mato Grosso Cuiabá que fica do lado do parque nacional. Gostaria que a Chapada dos Veadeiros fosse mais perto de Goiânia, iria curtir uma cachoeira todo final de semana. Sou um apaixonado pelas Chapadas do Brasil, ainda faltam umas três de grande importância pra conhecer: Jalapão em Tocantins, Chapada das Mesas no Maranhão, Chapada do Araripe no Ceará, só aí então poderei realmente dizer que sou o "Dr. em Chapadas"! E como diria Chico Buarque: "Quando eu morrer que me enterrem, na beira do chapadão, contente com minha terra, cansado de tanta guerra, crescido de coração"!

Nilov
Nilov

Published on 12/02/2015 17:00

Performed from 11/28/2007 to 11/29/2007

Views

2554

Nilov

Nilov

Goiânia - GO

Rox
83

Bicho do cerrado, trekker autônomo, apaixonado pela natureza e "ecoturismo de aventura", especialmente o trekking de longa distância. Amo minha filha, comida, cinema e MC Escher tb

Adventures Map
www.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=1170814&from=10&to=20

125 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Renan Cavichi, Fabio Fliess and 396 others support the Minimum Impact Manifest