AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal

Julho sem plástico - O que podemos aprender

    O que podemos aprender com o movimento Julho sem plástico e como podemos combater urgentemente o avanço da poluição plástica?

    Nos Alpes
    01/07/2021 12:24

    Julho sem plástico - O que podemos aprender

    Você conhece a importância que o Julho Sem Plástico possui? Julho representa um movimento mundial que nasceu em 2011 no Reino Unido e que foi criado para conscientizar a população sobre os danos ambientais causados pelo consumo do plástico. O que podemos aprender com o este mês sem plástico e como aplicar isso em todos os meses do ano?

    O plástico e a importância do movimento Julho Sem Plástico

    O plástico está presente em nossas vidas. Criado como uma solução prática para o nosso cotidiano o plástico possui origem natural ou sintética e pertence ao grupo dos polímeros. Nos dias atuais, a maioria dos plásticos é manufaturada e derivada de combustíveis fósseis, sendo as principais o gás natural e o petróleo. Para a conversão em diversos produtos, o combustível fóssil é enviado para o refinamento, fracionamento e polimerização. Processos que envolvem a emissão de CO2 e o uso de agentes químicos. Possuem uma alta durabilidade, e podem demorar aproximadamente 400 ANOS para se decompor plenamente na natureza.

    Parece uma material excelente por ser uma solução prática e possuir inúmeras aplicações. Porém o plástico é responsável por profundos impactos ecológicos. Por falta de uma consciência do ser humano no uso desse material e na falta de um acompanhamento correto em todo o seu ciclo de vida, eles acabam sujando ambientes naturais, colocando animais selvagens em perigo e poluindo comunidades em todo o mundo.

    O plástico e seus números

    De acordo com a National Geographic desde a década de 50 a produção global do plástico dobra a cada ano. Já são mais de 9,2 bilhões de toneladas produzidas. Muito desse plástico produzido acaba indo parar no “lixo”.

    Segundo dados e estudos da #WWF o volume de plástico que vaza para os oceanos todos os anos é de aproximadamente 10 MILHÕES DE TONELADAS. Segundo a ONU Meio Ambiente, isso poderá resultar em mais plástico do que peixes nos oceanos até 2050.

    Estima-se que os resíduos plásticos existentes nos solos e rios seja ainda maior do que nos oceanos, impactando a vida de muitos animais e contaminando diversos ecossistemas, abrangendo agora os quatro cantos do mundo – inclusive a Antártida.

    De acordo com o #BancoMundial, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas. Desse total, mais de 10,3 milhões de toneladas foram coletadas (91%), mas apenas 145 mil toneladas (1,28%) são efetivamente recicladas.

    A importância do Julho sem plástico

    Para combatermos o avanço dessa poluição, PRECISAMOS URGENTEMENTE reduzir o consumo de plástico individual e destinar o plástico de forma ordenada para os agentes de reciclagem.

    Alguns hábitos individuais podem ser transformados para diminuir o impacto do consumo do plástico e sua poluição. Plástico de uso único como canudos, copos descartáveis, sacolas plásticas e embalagens são particularmente prejudiciais. Mesmo sendo um material reciclável, esses itens geralmente não são reciclados e constituem quase 40% do lixo plástico produzido.

    Estima-se que pode-se economizar até 200 copinhos descartáveis por ano trocando por um copo ou caneca retornável. Estima-se que uma única ecobag podem durar cerca de 4 a 5 anos. Enquanto, neste mesmo período, uma única pessoa consome aproximadamente mil sacolas plásticas.

    Que tal trocar 400 anos de poluição plástica por atitudes sustentáveis hoje mesmo?

    Como você pode diminuir o consumo do plástico?

    Já listamos aqui 9 hábitos sustentáveis no seu dia a dia que podem contribuir na sua atitude positiva e que preserva o planeta. E para te ajudar a diminuir o consumo do plástico listamos algumas práticas e páginas de conteúdo que podem contribuir nessa mudança.

    Podemos trocar itens individuais que estamos acostumados a adquirir como descartáveis. Um exemplo é o canudinho plástico que representa 4% de todo o lixo plástico produzido no mundo. Imagine só a transformação que não haveria se houver a abolição dos descartáveis? Não só o canudinho, mas as escovas de dente, os copinhos de café e os talheres podem ser trocados por itens permanentes, feitos de forma ecológica. Consumir de forma consciente mostra que você preserva e se importa com o Planeta.

    Recusar, repensar, reduzir, reutilizar e reciclar

    Na hora de consumir, recuse embalagens plásticas e busque sempre estar com a sua própria sacola, garrafa de água, canudo e talheres retornáveis. Repense se é realmente necessária a sua compra. Reduza seu consumo e reutilize os materiais que já possui. Faça o descarte correto do seus resíduos (lixo), direcionando os materiais que podem ser reciclados para locais próprios, e jamais jogue qualquer tipo de resíduo nas ruas, parques e praças. Vá além e retire o lixo que encontrar no seu caminho. O planeta é de todos e somos responsáveis por aquilo que amamos.

    Conteúdos que vão te ajudar a ser mais sustentável

    A página no Instagram @transicoes_ecologicas compartilha conteúdo produzido pela Lívia Humaire, ativista ambiental e fundadora do primeiro espaço ‘Zero Waste’ no Brasil.

    A página no Instagram @umavidasemlixo compartilha conteúdo de forma simples e criativo em como podemos trocar hábitos, reutilizar materiais e diminuir o consumo do plástico de forma sustentável.

    De forma humorada e ao mesmo tempo critica, a página no Instagram @por_favor_menos_lixo apresenta reflexões sobre porque geramos lixo e por onde podemos começar a gerar menos lixo.

    Em busca do bem viver coletivo a empresa Eko Ways apresenta caminhos inspiradores para construção de mudança de hábitos socioambientais através de roteiros, vivências, oficinas, palestras, práticas, produtos e projetos sustentáveis. Acompanhe os caminhos verdes pela página no Instagram @ekowaysturismo

    A mudança que o movimento Julho sem Plástico promove

    Você, eu e nós somos parte da mudança. Preservar a nossa vida e a vida das futuras gerações é um desafio comum e coletivo. Todos nós precisamos praticar uma mudança individual em decorrência de uma emergência global. Uma tarefa diária, mas somente com o conhecimento e iniciativa de cada um podemos fazer a diferença.

    Loja virtual nosalpes.com

    Instagram @nosalpes

    Nos Alpes
    Nos Alpes

    Publicado em 01/07/2021 12:24

    Visualizações

    420

    2 Comentários
    Alberto Farber 07/07/2021 15:38

    Excelente conteúdo!

    Nos Alpes 07/07/2021 15:39

    Valeu Alberto!! 👊🌎💙♻️

    Nos Alpes

    Nos Alpes

    Curitiba - PR

    Rox
    663

    Vestuário, acessórios e equipamentos produzidos de forma consciente e sustentável para praticantes de esportes outdoor, montanhismo, trilhas, trekking e viagem.

    Mapa de Aventuras
    nosalpes.com/


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Renan Cavichi, Dri @Drilify e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.