AventureBoxExplore
Create your account
Cachoeira Serra Morena- Parque Nacional Serra do Cipó

Cachoeira Serra Morena- Parque Nacional Serra do Cipó

Trilha para cachoeira 8km ida e 8km volta

Hiking Waterfall

Trilha da Cachoeira da Farofa - Cordilheira do Espinhaço

Como já havia dito antes em outra matéria, a Serra do Cipó localizada no Espinhaço abrange inúmeras trilhas e cachoeiras. Dessa vez voltei ao Cipózim para desbravar a trilha que leva até a "cachu da farofa". Foram 16 km ida e volta à partir da portaria de entrada do Parque Nacional que fica à cerca de 2 km da rua principal da vila cipó.
Com um sol de 38 graus e sensação térmica de 43, tomei uma lata de Brahma meio gelada e comecei a caminhada. Logo no início me senti no Saara, mas como tudo é psicológico foquei na imagem da Farofa cheia d'água que estava me aguardando.
A trilha é simplesmente linda e plana, alguns pontos para pegar água limpa e vez ou outra uma árvorezinha dando uma sombra. Como sempre no espinhaço, montanhas 360 graus.
Para quem não sabe essa cadeia é a mesma que circula na Chapada Diamantina, ela vai de Minas até a Bahia. Tem coisa melhor? Meus dois estados preferidos, muita beleza concentrada.
No final da trilha para a cachoeira tem uma bifurcação onde para a direita vai até o famoso Cânion das Bandeirinhas.
Terminei a trilha em 2 horas e já avistei aquele paredão de calar a boca e a água descendo pedra abaixo. É esse o momento em que a gente aperta o pé para chegar rápido, sai tirando a roupa desesperadamente e dá aquele tibum de tirar o fôlego e até o juízo. Apesar do forte calor e a seca, a queda d'água estava bem considerável.
A chegada até a margem do poço é bem parecida com uma cachoeira que visitei na Chapada Diamantina chamada Purificação, subidinha cheia de árvores cercada de pedras gigantes e o paredão.
Água limpa, flores e de quebra uma hidromassagem natural em sua queda que me fez tomar um caldo com súbita falta de fôlego (empolgação e afobação demais) .
O dia já ia cair e como faria 2 horas de trilha para voltar, tinha que deixar toda aquela paz e focar na caminhada. Fizemos a volta muito rápido e como se não bastasse vi o pôr do sol mais bonito do ano de 2015. Me falaram que era a alta temperatura e localização (não sei se procede) mas o sol estava gigante e muito bem delineado e sua coloração aaaahh... Nunca o vi tão vermelho! Foi uma despedida vê-lo cair por detrás das árvores fechando com chave de ouro e tentando avisar que o melhor estava por vir. Era só saber esperar.

Olivia Ganaro
Olivia Ganaro

Published on 11/13/2015 21:27

Performed on 10/13/2015

Views

6011

1
Marcel Leoni
Marcel Leoni 10/27/2017 10:34

Demais!

Olivia Ganaro

Olivia Ganaro

Lagoa Santa -MG

Rox
100

Montanhista. Tatuadora, Designer e Colunista sobre esportes radicais, travessias, trilhas e cachoeiras.

Adventures Map
www.inparadise.com.br/category/colunas/olivia-ganaro

67 Following