/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5cbf1de61ede1/adventure/668dc144e97f8/668dc1e67ef19-2.jpg)
A Pedra Grande de Igarapé é um verdadeiro oásis no meio de uma região que sofre há mais de 3 décadas com os efeitos da mineração desenfreada.
A trilha se inicia no ponto "Trilha da Pedra Grande" do Google Maps, onde também fica o "estacionamento".
Nosso tracklog marca a trilha até o mirante, depois desce contornando toda a rocha até a base da via "Me leve ao cume."
Não existe nenhum ponto de reposição de água, portanto traga o sufciente para a trilha de aproximação, 120 metros de parede e a trilha de volta até o carro.
A via é toda fixa, muito bem protegida (E1) e com paradas duplicadas a cada 30 metros. Como no dia eu tinha 14 costuras no rack, fizemos a primeira cordada direto da base até a P2, que fica em um platô de onde é possível fazer a segurança confortavelmente.
Depois da p2 deve-se escalaminhar por uma rampa até o próximo bloco de pedra. A via segue praticamente em linha reta para cima, à esquerda da canaleta. O crux é um lance de teto com um platô logo abaixo. O lance tem boas agarras, mas não custa pedir atenção dobrada para o seg. Se você não tem pelo menos o sexto grau consolidado, talvez seja mais prudente subir de segundo.
A última cordada é sem supresas. Começa na parte esquerda do bloco e segue em diagonal para a direita. A primeira proteção é um pouco alta, mas é possível proteger na árvore da base com uma fita de 1,20m.
Como as paradas são de 30 em 30 metros é possível rapelar com apenas uma corda de 60m.
