AventureBoxExplore
Create your account
TRAVESSIA SÃO BENTO DO SAPUCAÍ x PIQUETE

TRAVESSIA SÃO BENTO DO SAPUCAÍ x PIQUETE

Esta é uma travessia de longa distância, foram aproximadamente 135 km em 3 dias.

Mountaineering Trekking

Esta é uma travessia de longa distância, foram aproximadamente 135 km em 3 dias. Aconselho fazer o mesmo percurso em 4 ou 5 dias. Eu estava bem leve neste trekking, levando em torno de 10 kg, levei comida liofilizada, da barraca levei apenas o sobretudo e uma lona, e não levei saco de dormir apenas um liner, o que ajudou bastante a reduzir o peso, vestuário e comida de trilha também economizei bastante, uma dica que dou é levar alimentos ricos em carboidratos e gordura que são uma boa fonte de energia, neste caso eu levei: chocolate com amendoim, mel, gel energético e torrone. De café da manhã levei bolacha e queijo e é claro um café para passar na hora. De jantar eu comia as refeições liofilizadas e lentilha.

Bom, todo o percurso da travessia está bem detalhado no vídeo que eu postei aqui. De forma geral está travessia me ensinou muito sobre eu mesmo. Acabei me perdendo na mata, o que nunca tinha acontecido e isto fez com que eu trabalhasse minha calma e determinação para encontrar a solução correta para aquele momento. Por estar percorrendo mais de 40 km por dia foi uma atividade fisicamente bem exigente, porém neste caso já havia passado por situações semelhantes e no meu caso a fonte principal de energia para conseguir completar todos esses quilômetros é a sintonia entre o meu ser e a natureza. Caminhar tanto tempo sozinho te coloca em estado de transe e te desliga um pouco deste mundo, o que para mim é uma meditação ativa. Em conjunto com isso eu costumo aplicar algumas estratégias, são elas: parar muito pouco, eu praticamente só paro quando vou acampar e eventualmente para tirar uma foto ou pegar água e aliado a isso tento manter um ritmo constante, o que deixa meus batimentos cardíacos sempre na mesma faixa, assim eu não gasto muito energia e consigo atravessar longas distâncias.

Para aqueles que gostam de ver coisas diferentes esta travessia é uma boa opção, pois você passa dentro de cidades, anda por rodovias, estradas de terra, trilhas em mata, trilha em montanha, caminhos de peregrinação, escala em via ferrata, ou seja, é um mix de terrenos e paisagens, eu particularmente gosto bastante. Além disso é uma travessia que passa por trilhas pouco frequentadas, o final da trilha Sertão dos Moreiras provavelmente não era frequentado a alguns meses ou anos, a trilha que segue do Pico do Carrasco pela crista até próximo a Piquete também. Peço para tomarem atenção redobrada nestes dois pontos que citei acima e que estão marcadas no tracklog que vou deixar aqui, são pontos onde não existe trilha e para avançar é necessário varar mato.


Deixo meu agradecimento especial aqui para o J. Augusto e Tiago de Pellegrini que me ajudaram a montar o trajeto desta travessia, agradeço ao Alberto Vazquez que me acolheu em São Bento do Sapucaí, ao rapaz que não recordo o nome que me acolheu na sede da Fazenda Lavrinhas, após o perrengue na mata, bati na porta da fazenda por volta das 20 horas e ele me acolheu na maior boa vontade. Mando um grande abraço aos meus amigos de Araras que encontrei no Caminho da Fé, amigos que fiz quando realizei o caminho em 2016. Agradeço a minha família por confiar em mim e por sempre estar me apoiando. E finalmente fica a minha gratidão eterna ao Deus Maior por proporcionar a minha alma um contato tão bonito com a Serra da Mantiqueira, agradeço por cada passo dado nesta travessia, por cada pássaro que fez do seu cantar um sorriso nos meus lábios, agradeço pela terra onde pisei, pelo ar que respirei e pela água que bebi. Gratidão por todo este cenário que ensinou muitas coisas ao meu ser. Namaste.

  • OBSERVAÇÃO: Quem for repetir este trajeto, leia este relato antes, assista o vídeo e estude o trajeto.
  • PARA BAIXAR O TRACKLOG CLIQUE NO LINK: https://1drv.ms/u/s!AqhGEAdQBQV3pRurTcw3k0a-muxz
Pedro Abrão
Pedro Abrão

Published on 05/05/2019 09:47

Performed from 05/01/2017 to 05/04/2017

Views

1352

1
David Sousa
David Sousa 04/17/2021 07:17

Parabems Top

Pedro Abrão

Pedro Abrão

Sao Paulo - Brasil

Rox
83

Doutorando em engenharia civil e apaixonado pelas montanhas. Venho buscando a montanha como meio de encontrar a felicidade. Atualmente no Projeto 10+ Andes.

Adventures Map
www.facebook.com/pedro.abrao

53 Following