AventureBoxExplore
Create your account
Partiu?! 09/24/2018 13:43
Travessia das Sete Praias - Ubatuba (Invertida)

Travessia das Sete Praias - Ubatuba (Invertida)

Trilha realizada em Ubatuba partindo da Praia de Fortaleza e finalizando na Praia de Lagoinha.

Na noite de Sexta Feira (21/09) demos até logo a São Paulo e descemos a serra com destino a Ubatuba.

O alvo dessa vez foi a Travessia das Sete Praias, uma das trilhas mais tradicionais da região.

No grupo tínhamos trilheiros um pouco mais experientes e também muitos que estavam vivenciando sua primeira experiência no mundo do trekking.

Já em Ubatuba e com as mochilas nas costas, fomos ao ponto de saída na P. Fortaleza. Chegamos um pouco antes dos primeiros raios de sol que prometiam um céu limpo e ensolarado.

Embora a praia estivesse praticamente deserta, fizemos um amigo que nos acompanharia até o fim da caminhada.

Depois de um lindo nascer do sol e um alongamento para despertar os músculos...

Começamos a caminhada que chegaria ao fim do dia em uma distância total de pouco mais que 10km.

Com alguns metros vencidos, chegamos ao Pontão da Fortaleza

O Pontão é uma formação rochosa ligada ao costão da P. Fortaleza. Dele se tem uma vista privilegiada da praia e do mar.

O conjunto de pedras enormes no lugar são legais para fotos e também servem de playground natural :). O espaço também é utilizado por praticantes de Boulder .

De volta a pernada...

Passamos por trechos com caminhos estreitos e o som de passarinhos acompanhou boa parte da trilha por vezes, intercalando com o som do mar.

Quando o cansaço começou a bater, chegamos a segunda praia da lista. Considerada uma das mais bonitas do Brasil e ótima para mergulhar e ver peixes e tartarugas: Praia do Cedro. Pena que diferente da nossa última visita em janeiro, o mar estava um pouco agitado por causa das chuvas durante a semana.

Lindas águas, areia branquinha, pedras enormes ornamentando o canto da praia que formavam uma pequena piscina e nenhum sinal de qualquer outro ser humano além dos que faziam parte do nosso pequeno grupo. A praia era só nossa e ainda não eram nem 8h00 da manhã... Perfeito!

No meio do Cedro uma formação de rocha a separava da terceira praia: Deserta

Dali em diantes faltavam cerca de 6km para completarmos a travessia e por ser o Cedro uma das mais lindas da trilha, estabelecemos ponto de descanso e ficamos na praia pelas próximas horas.

Cada um pode curtir a praia particular a sua maneira, explorar, mergulhar ou admirar a paisagem.

No preparo de retomar a trilha começamos a nos deparar com os primeiros trilheiros que seguiam o caminho inverso e tradicional.

Fomos de encontro a uma encosta ingrime e exposta para encontrar a próxima praia: Grande do Bonete.

Diferente das anteriores, a Grande do Bonete tinha lindas casas espalhadas pela extensão da praia. Sua areia se assemelhava a dunas brancas e fofas com muitas árvores sombreando e com mais de um tom de azul na água.

Pausa para descansos e mais mergulhos, deixamos para trás os trechos de escalaminhada* e agora andavámos vendo uma parte do mar entre as árvores que separavam a trilha da praia.

*Trecho com grande inclinação onde se anda quase que escalando.

Subimos mais um pouco e logo descemos na Praia do Bonete ou Bonetinho, uma pequena praia de águas verdes e mornas e areia mais escura.

A partir desse ponto a trilha se torna cada vez mais "urbana" e sem grandes obstáculos, os trechos mais íngrimes do começo dá lugar a uma típica trilha no parque só que, com muito mais verde.

Passamos por um deck de cimento e alguns corajosos decidiram pular!

Após um dia inteiro de muitas belezas, as duas últimas praias antes da grande P. Lagoinha despertaram o desejo apenas do olhar e assim, seguimos em frente.

O último desafio foi cruzar com a lagoa no canto da Praia Lagoinha e achar um quiosque para descansar e aguardar a van que nos traria de volta a São Paulo. facinho neh?!

O nosso fiel escudeiro não foi esquecido e ganhou salsichas por seus serviços de guarda e guiamento :)

Sábado a noite e não somos mais quinze estranhos, estamos de volta ao terminal da Barra Funda com alguns ralados, picadas, cansados e cheios de novas memórias.

Nos despedimos já a espera da próxima aventura!

Partiu Trip?!

#PartiuTrip #PartiuUbatuba #ComoFoiMeuFds

Partiu?!
Partiu?!

Published on 09/24/2018 13:43

Performed on 09/22/2018

Views

1534

1
Delll Almeida
Delll Almeida 09/24/2018 14:38

Cada vez amo mais esse lugar, é sempre uma experiência única fazer essa trilha. Obrigado Partiu Trip!!! Estamos juntos e que venha as próximas aventuras...