AventureBoxExplore
Create your account
CERRO CRISTAL e LAGO ROCA, P N Los Glaciares, Argentina

CERRO CRISTAL e LAGO ROCA, P N Los Glaciares, Argentina

A 55 km de EL CALAFATE, no Cerro Cristal é possível ver glaciar Perito Moreno e Torres del Paine. Cume fácil e belas paisagens.

Trekking Hiking

No verão de 2020 tivemos mais uma temporada na Patagônia, nosso lugar preferido do planeta. Percorremos de El Calafate, na Argentina, até a Villa Cerro Castillo, no Chile.

No 5º dia de nossa viagem estávamos em El Calafate e fomos conhecer o lago Roca, a 55 km da cidade. Ele pertence ao Parque Nacional Los Glaciares.

Tínhamos dois objetivos no lago Roca: subir o Cerro Cristal e ir até o refúgio do lago Frías.

Você também pode ver nossas caminhadas pelo lago Roca e Cerro Cristal no YouTube (o link do vídeo também está na outra aba).

___________________________________________

MENU

  1. Resumo
  2. Como chegamos
  3. Camping Lago Roca
  4. Roteiro e dia-a-dia
  5. Dicas
  6. Custos
  7. Dados sabáticos
  8. Um pouco mais

___________________________________________

RESUMO DA CAMINHADA

  • País: Argentina
  • Província: Santa Cruz
  • Cidade próxima: El Calafate
  • Início: Camping Lago Roca
  • Fim: Camping Lago Roca
  • Distância total: 40 km
  • Duração: 2 dias
  • Período: início de janeiro de 2020

Clique aqui para voltar ao menu.

___________________________________________

COMO CHEGAMOS

Um dia depois de conhecermos o Glaciar Perito Moreno, em El Calafate, fomos até o lago Roca, a 55 km do centro da cidade.

O transporte é realizado em Vans ou micro-ônibus, saindo da rodoviária de El Calafate. Compramos nossa passagem na hora e em uma bela viagem de 1 ½ hora fomos até o camping Lago Roca, com mais meia dúzia de pessoas.

Clique aqui para voltar ao menu.

___________________________________________

CAMPING LAGO ROCA

A van nos deixou no camping organizado Lago Roca. Na Argentina os campings são divididos em: camping libre, agreste e organizado. O camping libre é o mesmo que camping selvagem, sem nenhuma estrutura. O camping agreste é pago e disponibiliza uma simples estrutura para os campistas, como banheiro e chuveiros. O camping organizado também é pago e tem uma estrutura melhor, como energia.

O camping Lago Roca é classificado como organizado, muito limpo, bem organizado (fazendo jus à classificação), tem um gramado para acampamento impecável e espaçoso. Além dos chuveiros, há água quente para lavagem de panelas e roupas. Disponibiliza um salão refeitório com 4 churrasqueiras internas e um fogão com chaleiras.

Também há um restaurante, um pequeno mini-mercado e aluguel de bicicletas e equipamentos de pesca.

Mas o mais precioso é a sua localização, está ao lado do lago Roca e a 1 km do início da trilha para o Cerro Cristal.

Clique aqui para voltar ao menu.

___________________________________________

ROTEIRO

Ficamos 2 dias e 1 noite no camping Lago Roca, como segue:

  1. Cerro Cristal
  2. arredores do Rio Carchorro

DIA 1: CERRO CRISTAL

16 km

Assim que chegamos no camping La Roca, montamos nossa barraca, fizemos um lanche e saímos para conhecer o Cerro Cristal ou Cerro de Los Cristales. Vi ambas denominações no caminho, e estou bem na dúvida qual é a correta.

A entrada da trilha fica a cerca de 1 km do camping.

Nós inventamos de ir caminhando beira lago, ao invés de irmos pela estrada de rípio. Não foi uma boa ideia. Não há trilha beira lago e tivemos que caminhar no mato em alguns trechos. Desconfortável mas bonito.

Lago Roca

A trilha de subida para o cume do Cerro Cristal é relativamente curta, mas bem empinada. No começo até que estava moleza, mas logo começa a inclinação mais acentuada. A paisagem nos acompanhou logo nos primeiros passos e quando viramos para trás, vimos o Glaciar Perito Moreno. Mesmo se não conseguir chegar ao cume, um pouco de subida no Cerro já vale o esforço.

Cerro Cristal com vista para o lago Argentino e glaciar Perito Moreno

No final tudo piora, a subida que já estava cansativa, fica mais acentuada e ainda por cima tivemos que subir entre pedrinhas escorregadias.

Mas no cume, a 1282 metros de altitude, junto com fortes ventos patagônicos, tivemos uma bela vista do glaciar Perito Moreno, lago Roca e lago Argentino, com as montanhas nevadas no horizonte.

cume do Cerro Cristal

Até Torres del Paine no Chile conseguimos ver. Muito bonito.

Torres del Paine no centro um pouco à direita na foto, abaixo das nuvens

Pior que subir, foi voltar descendo sem cair nas pedrinhas escorregadias da trilha.

Retornamos pela estrada de rípio e passamos em uma área onde havia algumas pinturas rupestres. A trilha para as pinturas rupestres é bem curta, menos de 200 metros e sua entrada, meio escondida, fica no caminho ao camping Lago Roca.

Clique aqui para voltar ao menu.

DIA 2: PRÓXIMO AO RIO CARCHORRO

24 km

Tínhamos dois objetivos no lago Roca: subir o Cerro Cristal e ir até o refúgio do lago Frías. Infelizmente não conseguimos ir ao lago Frías, pois o guarda-parque não permitiu o acampamento no meio do caminho. O único modo legal de ir ao lago Frías era caminhar em um dia os quase 30 km desde o camping La Roca, onde estávamos. Definitivamente não é nosso estilo de caminhada e desistimos.

Depois de desistirmos de nossa ida ao lago Frías, optamos por uma caminhada na estrada de rípio, paralela aos lagos Roca e Argentino. Fomos até a Hosteria Nibepo Aike.

Em certo momento a estrada vira uma trilha e é necessário uma autorização do guarda-parque. Esta autorização pode ser emitida pelo pessoal do camping mesmo. Mas na prática ninguém nos pediu a autorização. Passamos pela porteira da Estancia Nibepo Aike, e ninguém nos viu. Só as almas dos cordeiros perceberam nossa presença.

Peles de cordeiros secando na cerca

A caminhada é praticamente sem subidas e muito agradável. Na altura da estância já havíamos deixado o lago Roca para trás e estávamos caminhando ao lado do braço Sul do lago Argentino. Porém a paisagem só começou a aparecer depois que passamos a Hosteria Nibepo Aike.

A paisagem do lago com as montanhas nevadas atrás, com o Glaciar Frías aparecendo no final, é muito bonita. Infelizmente não consegui inserir a foto por aqui, mas vou deixar o link do meu blog abaixo.

Panorâmica do Brazo Sur do lago Argentino

Quase chegamos no rio Carchorro, mas faltando somente 5 km para o rio voltamos.

Teríamos que chegar até 18 horas no camping La Roca para pegar o ônibus de volta para El Calafate. Além disso percebemos que a trilha iria descer para um vale e provavelmente não veríamos mais a paisagem.

Voltamos para o camping às 17 horas, tomamos um refrigerante e retornamos de ônibus para El Calafate, onde fomos conhecer a agradável Laguna Nimez.

Clique aqui para voltar ao menu.

___________________________________________

DICAS

  • Se quiser ir ao refúgio do Lago Frías, peça autorização no guarda-parque em El Calafate. O guarda-parque do Lago Roca deixou bem claro que é proibido acampar antes do refúgio do Lago Frías, o que obriga uma caminhada de 30 km de uma vez. Também é permitido pernoitar somente uma noite no refúgio. Outra informação que não ficou tão clara é que por motivo de segurança, só é permitido seu acesso em grupo de 3 pessoas ou mais.
  • Além do camping Lago Roca há a Estancia Nibepo Aike, onde é possível fazer cavalgadas na trilha do rio Carchorro.
  • O cume no Cerro Cristal pode ser realizado em um esquema bate-e-volta de um dia, retornando para El Calafate antes de anoitecer.

Clique aqui para voltar ao menu.

___________________________________________

CUSTOS

Seguem alguns custos em pesos argentinos (ARS) e equivalentes em reais (BRL), conforme o câmbio e preço da época (janeiro de 2020).

  • Restaurante, Milanesa a Cavalo + refrigerante, em El Calafate, individual: $ARS 500 ($BRL 31)
  • Camping AMSA, em El Calafate, diária individual: $ARS 200 ($BRL 12)
  • Camping El Ovejero, em El Calafate, diária individual: $ARS 500 ($BRL 31)
  • Mercado em El Calafate, comida para trilha, média diária individual: $ARS 84 ($BRL 5)
  • Ônibus de ida, de El Calafate até Lago Roca, individual: $ARS 600 ($BRL 37)
  • Ônibus de volta, de Lago Roca até El Calafate, individual: $ARS 500 ($BRL 31)
  • Camping Lago Roca, diária individual: $ARS 480 ($BRL 29)

Clique aqui para voltar ao menu.

___________________________________________

DADOS SABÁTICOS ATÉ AQUI

5620 km trilhados
140 cidades
8 países
2 ano e 7 meses

Clique aqui para voltar ao menu.

___________________________________________

QUER MAIS?

Nos acampanhe também em:

Paula @mochilaosabatico
Paula @mochilaosabatico

Published on 08/29/2020 14:06

Performed from 01/07/2020 to 01/08/2020

1 Participant

Ramon

Views

954

3
Peter Tofte
Peter Tofte 08/29/2020 18:47

Parabéns Paulinha! Acho que atualmente vcs são os maiores especialistas em Patagonia. Muito quilómetro andado naquelas bandas!

Paula @mochilaosabatico
Paula @mochilaosabatico 08/29/2020 20:57

Oi Peter! Pelas minhas contas, já foram uns 2400 km sabáticos na Patagonia, sem contar os km anteriores à era sabática. Se tudo der certo, ano que vem tem mais. 😎

Peter Tofte
Peter Tofte 08/30/2020 17:32

Muito bem! Me avisem a programação porque se possível me junto a vcs num trecho!