REFÚGIO DO CERRO CÓNICO, Patagônia Argentina

Refúgio inusitado. Belo vale, ao lado de montanha nevada com glaciar. Localizado próximo ao lago Baggilt, no final da Huella Andina.

Acampamento Hiking Montanhismo

O refúgio do Cerro Cónico foi um lugar inusitado que nós conhecemos em nossa última andança pela Patagônia Argentina.

Abaixo segue um resumo dos 5 dias e 59 km deste trekking. Para mais detalhes, acesse: mochilaosabatico.com

Como chegamos

Para chegar no início da caminhada, fomos de ônibus desde Bariloche até a cidade de Esquel. De Esquel pegamos outro ônibus até o povoado de Aldea Escolar.

Dia 1: Aldea Escolar – Huella Andina

20 km

Dia de caminhada sem graça em ruas de terra e ripio. Estávamos planejando acampar em um camping pago, no meio do caminho. Mas infelizmente estava fechado. Acabamos improvisando um camping selvagem, quase ao lado de uma rua.

Neste dia comprovamos uma teoria do Ramon: na Patagônia sempre há um lugar para nossa barraca.

Dia 2: Huella Andina – lago Baggilt

12 km

Classifico o caminho até o Lago Baggilt entre razoável e não vale a pena. O mais interessante no caminho foi passar por um micro-onibus que nos lembrou o filme Into the Wild.

nos sentimos no filme "Into the Wild"

Mas quando chegamos ao lago, tudo valeu a pena. O lugar é lindíssimo.

um pedacinho do lago Baggilt

Achávamos que a trilha iria terminar no lago Baggilt, mas quando chegamos lá, vimos que o caminho continuava. Conversando com alguns argentinos, eles nos explicaram que havia um refúgio na base do Cerro Cónico.

Dia 3: lago Baggilt – refúgio do Cerro Cónico

5,5 km

Com comida sobrando, não resistimos e fomos explorar o tal refúgio que ouvimos falar no dia anterior.

Foi uma trilha inusitada, sem muitas marcações, não mapeada no Maps.Me, mas com um final surpreendente.

chegando no refúgio do Cerro Cónico

A paisagem do Cerro e seu glaciar, o vale abaixo, com o refúgio no meio, foi de tirar o fôlego.

Aproveitamos e tivemos uma agradável noite dentro do refúgio.

refúgio do Cerro Cónico

Levar comida a mais virou regra na Patagônia. Sempre somos surpreendidos com sua beleza! E sempre dá vontade de ficar um pouco mais.

Dias 4 e 5: volta

16 + 5,5 km

Voltamos pelo mesmo caminho que viemos.