AventureBoxExplore
Create your account
REFÚGIO VIEJO TRONADOR, Patagônia Argentina

REFÚGIO VIEJO TRONADOR, Patagônia Argentina

Trekking de 3 dias e 34 km até o primeiro refúgio do Cerro Tronador, construído em 1938 pelo Clube Andino Bariloche

Trekking Mountaineering

Continuando a Exploração Argentina 18/19 do Mochilão Sabático.

Depois de conhecermos o cume do Cerro Volcánico, continuamos em Pampa Linda para conhecer a região.

Vimos que havia uma trilha que cruzaria a fronteira entre Argentina e Chile. Era a trilha para o refúgio Viejo, o primeiro refúgio do Cerro Tronador, construído em 1938.

Como queríamos ficar mais que os 3 meses permitidos pelo visto de turistas na Argentina, ir até o Chile naquele momento seria uma oportunidade para renovar nosso visto e aumentarmos nossa permanência neste país.

Abaixo segue um resumo dos 3 dias e 34 km deste trekking. Para mais detalhes, acesse: mochilaosabatico.com

.

Dia 1: Pampa Linda → Carabiñeros de Chile
11,5 km

Antes de sairmos de Pampa Linda passamos na Gendarmería para carimbarmos a saída da Argentina em nossos passaportes. O começo da trilha é a mesma para o cerro Volcánico e seguimos até o Carabiñeros (foto abaixo), onde carimbamos nossa entrada no Chile. Como a subida até o refúgio é longa, dormimos uma noite em frente ao Carabiñeros, onde há um local de acampamento.

.

Dia 2: Carabiñeros de Chile → refúgio Viejo Tronador
5,5 km

Subida até o refúgio, localizado ao lado de um dos glaciares do Cerro Tronador (foto abaixo). Apesar de antigo, o refúgio está bem conservado e organizado por dentro. Devido o frio intenso e ventos constantes, é impossível acampar no lado de fora. Assim, passamos a noite dentro do simpático refúgio (foto de capa).

.

Dia 3: refúgio Viejo Tronador → Pampa Linda
17 km

Dia de volta para Pampa Linda (foto abaixo).

Quer mais? Acesse:

Em breve, estaremos em trilhas norte-americanas. Vamos caminhar um pedacinho da Pacific Crest Trail, na região da Califórnia. Acompanhe!