AventureBoxExplore
Create your account
Travessia de COLONIA SUIZA a PAMPA LINDA, Bariloche, Arg

Travessia de COLONIA SUIZA a PAMPA LINDA, Bariloche, Arg

Também conhecida como TRAVESSIA DAS 5 LAGUNAS, foi uma das mais belas travessias que já fizemos.

Trekking Mountaineering

Continuando a Exploração Argentina 18/19 do Mochilão Sabático.

Depois de percorremos 63 km entre laguna JAKOB e lago MASCARDI, voltamos para Bariloche para planejarmos nossa próxima caminhada.

Decidimos fazer uma belíssima e impressionante travessia entre Colonia Suiza e Pampa Linda, foram 6 dias e 45 km, passando por 5 lagunas e paisagens de tirar o fôlego.

Abaixo segue um resumo da caminhada. Para mais detalhes, acesse: mochilaosabatico.com

.

Dia 1: Colonia Suiza → laguna Negra
11 km

Para chegarmos no início da trilha, pegamos um ônibus coletivo no centro de Bariloche, até o povoado Colonia Suiza. Ele te deixa no início da subida que vai até a laguna Negra, a primeira laguna desta travessia.

Conseguiu ver uma casinha vermelha na foto? É o refúgio Italia, o único refúgio de montanha desta trilha. Parece tão pequeno diante da grandiosidade da laguna e da montanha...

.

Dia 2: laguna Negra → laguna CAB
8 km
Contornamos a laguna Negra e subimos a montanha. Na crista, paisagens e mais paisagens, com vista para o imponente Cerro Tronador e para a laguna CAB, nosso destino deste dia. Descemos o vale (foto abaixo), e depois subimos para a 2a laguna desta travessia, onde acampamos.

.

Dia 3: laguna CAB → base leste do Cerro los Cristales
6 km

Saímos da laguna CAB e subimos a montanha de mesmo nome (foto abaixo). A subida foi tranquila acompanhada de lindas paisagens. Mas a descida... íngreme com pedras de todos os tamanhos. Normalmente as pessoas terminam esse dia na 3a laguna da travessia. Cansados, depois de descer o Cerro CAB, decidimos acampar depois do Valle de Mate Dulce e do Mallin de Las Vueltas, na base do Cerro Los Cristales.

.

Dia 4: base leste do Cerro los Cristales → laguna Cretón
4 km

Subimos o Cerro los Cristales, e em pleno calorão, encontramos bastante neve no caminho. Caminhamos por mais um passo de montanha, com vista para laguna Cretón e Cerro Tronador (foto abaixo). A descida foi pior que o Cerro CAB, com pedras de todos os tamanhos e muito inclinada. Fomos até a terceira laguna desta travessia. Acampamos um pouco abaixo da laguna Cretón ao lado de uma pequena e refrescante piscina natural.

.

Dia 5: laguna Cretón laguna Illon
9 km
Saímos da laguna Cretón e subimos o Cerro Capitán, e logo nos primeiros passos tivemos a vista da laguna Azul (foto abaixo). Ficamos encantados com a diferença de cor da água próxima à sua borda. Mais alguns pisadas e passamos pela pequena laguna Jujuy, a 4a laguna da travessia. A vista na crista do Cerro Capitán foi a mais top (fotos da capa e inicial do post), se é que dá para eleger somente uma vista, diante de tantas estonteantes imagens. Descemos o agradável Cerro Capitán, passamos pelo Mallin de Ricardo e fomos ao encontro da 5a e última laguna da travessia, a laguna Ilon.

.

Dia 6: laguna Ilon → Pampa Linda
8 km
Quem cedo madruga, tem o privilégio de apreciar o Sol chegando na montanha mais alta da região. Foi assim nosso amanhecer na laguna Ilon com o Cerro Tronador ao fundo (foto abaixo). Descemos a montanha até Pampa Linda, um pequeno povoado ao “pé” do Cerro Tronador, onde ficamos alguns dias explorando a região.

Sem palavras sobre essa travessia... É impossível registrar em fotos ou vídeos, as imagens que vemos com nossos próprios olhos...

Se quiser assistir, veja os vídeos deste trekking em nosso canal do YouTube ou ao lado.

3
Edson Maia
Edson Maia 04/21/2019 17:11

muito bom! essa já está na listinha para novembro, se Deus quiser!

Paula @mochilaosabatico
Paula @mochilaosabatico 04/23/2019 07:17

Hummmmmm.... Em novembro corre um risco altíssimo de ter muita neve na trilha. Vá com um plano B, pode ser que vc não consiga fazer essa travessia em novembro. 😕

Edson Maia
Edson Maia 04/23/2019 07:38

putz... verdade! vou torcer para a primavera ser quente por aquelas bandas