AventureBoxExplore
Create your account
Aiuruoca MG - com subida ao Pico do Papagaio 2.100m

Aiuruoca MG - com subida ao Pico do Papagaio 2.100m

Feriadão da Independência 2017 - Pegar uma estrada solo, só pra não ficar no tédio em Sampa, assistindo televisão. Camping o Panorâmico

Saída de casa em plena quinta feriado da independencia, ja meio tarde pra quem ía pegar 378 km de estrada. A opção foi pelo caminho mais bonito, Via dutra e subida da serra do Itatiaia, via Itamonte e Alagoa. Ultimo trecho tenso, pois alem de nao conhecer o caminho, foi feito a noite e por estrada de terra entre Alagoa e Vale do Matutu onde fica o Camping O Panoramico, onde o Odilon o proprietario e seu filho muito hospitaleiros me receberam muito bem. Dia seguinte acordei, café servido no proprio camping e pernas para cima, rumo ao Pico do Papagaio, são 6,8 km e quase 1000 metros de elevação. nada que um bom preparo fisico nao dê conta e fiz a subida em 4 horas. Com tempo bom, muito sol nesse dia.

A trilha tem praticamente uns 60% feita na sombra dentro da mata, mas confesso que prefiro os campos abertos, pois me dá um certo desconforto andar sozinho por dentro da mata fechada.

Ao final, uma vista incrivel em 360 graus e 1 hora no topo para a contemplação panoramica e fotografias.

A desida foi feita em menos de duas horas, quase que em ritimo de corrida, pois me preocupava com o horario de anoitecer, ja que era meio tarde. Por fim tudo certo, chegada de volta ao camping e nesse momento escureceu, pois a trilha da volta foi um pouco confusa, me perdi algumas vezes e não seria bom faze-la no escuro.

Dia seguinte, ja no sabado fui conhecer a comunidade rural do Matutu, com sua sede num belo casarão antigo e proximo a ele o Poço das Fadas, com uma bela cascata e corredeiras de aguas limpidas e gelada. No caminho de volta ao Camping, passei pela Cachoeira dos Macacos, tambem agua muito gelada que apesar do sol quente me desencorajou de entrar. Mas valeu pelos registros fotograficos. De la se tem uma bela visão da cachoeira pegando na mesma foto o Pico do Papagaio.

Como retornei no sabado para Campinas, não pude ainda conhecer outras cachoeiras e picos que eu gostaria, ficando assim o desejo e a necessidade de retornar a esse magnifico lugar para completar ou apenas acrescentar as outras atrações locais.

Paulo Lima
Paulo Lima

Published on 10/11/2017 14:59

Performed from 09/07/2017 to 09/09/2017

Views

3548

3
Michelle Sales
Michelle Sales 10/27/2017 17:22

Muito bom Paulo, adorei o relato! Que venham mais aventuras como essas para você

Paulo Lima
Paulo Lima 10/30/2017 16:38

Valeu Mi! ... Para nós rs

Junior (Jota Jota)
Junior (Jota Jota) 09/13/2018 15:21

Lugar muito bacana! Tá na minha lista... quero fazer pela Travessia Aiuruoca-Baependi

Paulo Lima

Paulo Lima

São Paulo - Capital - Brasil

Rox
90

motociclista, montanhista, trilheiro # Viajar é Preciso#Aventura na veia#A felicidade só é verdadeira quando compartilhada#Se for trilhar me chame

Adventures Map

187 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Fabio Fliess, Bruno Negreiros and 396 others support the Minimum Impact Manifest