AventureBoxExplore
Create your account
Parque Nacional do Caparaó - MG

Parque Nacional do Caparaó - MG

Acampamos no Parque, e subimos no Pico da Bandeira para ver os primeiros raios de Sol de 2017...

Após montar acampamento, onde o carro estaciona, fomos visitar essa cachoeira nas proximidades...

Um período para o corpo se adaptar à altitude...

Fotografando o pôr do sol num mirante próximo ao acampamento...

Saimos do acampamento ao anoitecer do dia 31 de dezembro de 2016, pois sou marcha lenta...rs. Pesando um pouco mais de 100 kg, com 67 anos, a ficha vai caindo...rs. Então minha companheira, que é a lider da aventura, topou e lá fomos nós. Até o "terreirão", que é o segundo acampamento (fechado na ocasião), são uns 3,6 km (aprox.) subindo, com alguns trechos planos. O frio da noite já se fazia presente, percebi que parar para descansar até o corpo esfriar, e recomeçar a trilha na sequencia, seria uma boa técnica.

Chegamos no "Terreirão" poucos minutos antes da virada do ano, fizemos um pequeno lanche e nos confraternizamos.

Na sequencia continuamos a caminhada para segunda etapa a ser vencida, embora a distancia seja ligeiramente menor que a primeira etapa, o grau de dificuldade aumenta bem pela topografia das pedras pontiagudas da trilha. Mas vamos lá...Não queria frustrar a companheira com o objetivo determinado de alcançar o cume a tempo de ver o sol raiar.

Mas a técnica de demorar, ´mesmo que tenha sido por contingência...rs., foi útil. Pois quando chegamos, a noite se fazia presente em seus derradeiros momentos, e um vento gelado fustigava todos os que ali estavam presentes. Haviamos levado o saco de dormir, para enrolar como proteção, além dos casacos é claro. Porém isso não impediu que todos ficassem gelados...rs. Principalmente os caminhantes que haviam chegado a mais tempo.

Finalmente o Sol chegou...ainda demorou um tempo para aquecer o corpo...Este é um pico vizinho...

Devo dizer que foi uma sensação muito boa...o esforço para subir (no meu caso...rs.), contribuiu para deixar algumas coisas de 2016 para trás, e ter uma boa esperança para o ano novo 2017!! Feliz Ano Novo para todos...embora atrasado...rs.

Voltando do Pico da Bandeira, uma olhada para trás...descendo a trilha, que requer atenção de uma caminhada pesada, dessa vez não mais com o frio da noite, e sim com o calor do dia...Mas sem dúvida uma excelente aventura, Valeu!! Pico da Bandeira!!Antes de sair do Parque uma derradeira visita às águas próximas do acampamento/estacionamento...

Cristalina e fria...uma delícia...rs.

Salvar

Paul Ventura
Paul Ventura

Published on 02/18/2017 20:05

Performed from 12/30/2016 to 01/02/2017

Views

1156

1
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves 02/20/2017 10:34

Irado Paul!