AventureBoxExplore
Create your account
Trilha da Cachoeira da Fumacinha - Chapada Diamantina

Trilha da Cachoeira da Fumacinha - Chapada Diamantina

Situada no Baixão à 30 km de estrada de terra de Ibicoara.

Após 5 km de trilha, alternando mata e pedras do rio, com trechos de escalada, fiz esse trecho acompanhado pelo anfitrião/guia, pois de tanto ouvir falar nas três travessias prévias da companheira, assim como das dificuldades da trilha para um idoso com histórico de peso e joelho. Mas tudo bem, com a confiança adquirida, na travessia da Serra dos Orgãos, e do Pico da Bandeira, resolvi encarar os 14 km ida e volta. Viável para mim, só acampando. Os mais jovens, podem ir e voltar no mesmo dia, alias é o passeio convencional. Ao chegarmos na área de acampar, comprovei minha viabilidade operacional...rs. Sendo que a companheira já conhecia a trilha, assim, o guia voltou, montamos acampamento, e continuamos a trilha "solo"...

Na sequencia montamos a barraca sobre as pedras um pouco acima do poço...Numa área fora do fluxo dos caminhantes...e continuamos a caminhada para subir os 2km que faltavam para chegar na cachoeira da Fumacinha, onde as paredes do canion vão se estreitando...é uma caminhada sobre as pedras do rio, difícil. Saimos as 11 e chegamos as 13h, demorei duas horas, caminho que ela repetiu solo no dia seguinte em 50m.

Cada um é cada um, e isso não tem jeito. Posso ter a disposição para aventuras, na parte psicologica tudo bem, estou em casa na natureza. É bom estar preparado e contar com a sorte...rs. Mas em termos físicos a questão é outra. Cada corpo tem sua performance e ritmo.

Enfim, quase chegando...

A cachoeira fica no fundo, não fotografei porque estava cansado da trilha, e tem um trecho "escalada" na esquerda da foto, que não sentimos confiança de passar com as mochilas, ela foi pelas pedras, eu nadando...rs.

No dia seguinte ela passou com a mochila!!

Antes de voltar à cachoeira no horário do sol para fotografar. Relatou que os paredões ficam com uma coloração amarronzada, é realmente um lugar é muito especial da natureza, um templo!!

p.s. -ainda não vi as fotos...rs.

Passei um bom tempo embaixo da queda d'água sentado na pedra...rs. A água estava bem quente, o sol também...Mas foram apenas uns poucos que subiram a trilha nesse dia, diferente do dia anterior, que estave bem cheio. Foi um bom dia para ambos...

Deu até tempo de tirar uma "selfie"...rs.

Voltando a base, e montar a barraca...etc.

O anfitião não estava, chegou mais tarde... e ambos confraternizamos por eu ter realizado trilha com sucesso! Onde a questão do resgate é bem complicada...rs.

Equipamento organizado, hora de partir...Não sem antes registrar uma imagem com nosso anfitrião...

Salvar

Salvar

Salvar

Paul Ventura
Paul Ventura

Published on 02/18/2017 23:42

Performed from 01/05/2017 to 02/06/2017

Views

1485