AventureBoxExplore
Create your account
Glaciar na cratera do vulcão Quetrupillan - P.N.Villarrica

Glaciar na cratera do vulcão Quetrupillan - P.N.Villarrica

Verificação da trilha até o glaciar dentro da cartera do Vulcão Quetrupillán (Vulcão Tranquilo em mapugundun) Distância: 6Km ida 12Km total

Mountaineering Hiking

A trilha começa no bosque, um típico bosque temperado do sul do Chile, com lengas, coigues, robles e araucárias centenárias!

A altitude inicial é de 1.200 msnm (metros sobre o nível do mar), estacionamos num terreno particular, desta vez não havia ninguém para cobrar pela entrada, afinal não era altíssima temporada (fevereiro e março), o clima de começo do outono é muito agradável, pois não existem mais os congestionamentos do verão e os dias ainda são lindos, as cores das árvores começam a mudar, colorindo a paisagem!

Depois de um trecho razoável pelos bosques, cruzando riachos e parando para nos reorientarmos, chegamos ao fim da trilha fechada que nos abriga do vento gelado, felizmente o dia estava maravilhoso e não havia problema em prosseguir.

Como ainda não havia começado a temporada de neve fui com minhas botas de trecking para pedras, com sola lisa (resistente a pedras cortantes), porém devido à altitude havia alguns trechos com neve e gelo (como a temperatura cai 6,5ºC a cada 1.000m, durante a noite a temperatura fica abaixo de 0ºC acima dos 1.200msnm), o que não foi a escolha ideal, tive que procurar os caminhos de pedra entre o gelo, da próxima levar botas de trekking, no inverno certamente levar raquete e grampos.

A inclinação no começo é suave, porém o terreno começa a ficar cada vez mais inclinado, depois começa ficar instável, repleto de escória vulcânica, chegando à inclinação de 40º, o que faz vc dar dois passos prá frente e derrapar um para trás.

A instabilidade do terreno te cansa mais do que uma subida em terreno normal, a altitude não é problema, pois a cratera está a apenas 2.360 msnm, fazendo com que ele tenha uma vista incrível de 360º, pois não há obstáculos no horizonte como há no vizinho vulcão Villarrica, com a vantagem de não ser perigoso como outro vulcão vizinho Lanin, que faz fronteira com a Argentina.

Finalmente após 2h20min de caminhada (são atletas de montanha), intercalada com paradas de 1h20min (3h40min ao todo, para caminhantes normais eu acrescentaria mais 1h de tempo), nosso trio chegou à maravilhosa cratera do vulcão Quetrupillán, com diâmetro médio de 1Km, coberto de neve que protege uma geleira imensa em sua caldeira vulcânica.

A vista é simplesmente espetacular! Como está situado na linha de vulcões Villarrica/ Quetrupillan/ Quinquilil/ Lanin, e não há qualquer obstáculo no horizonte, podem ser vistos diversos vulcões da região: Mocho-Choshuenco e Osorno ao sul, Sollipulli, Llaima, Lonquimay, Tolhuaca e Sierra Nevada ao norte.

Fotos e registros feitos, hora de pegar o caminho de volta para o estacionamento, com incríveis lembranças na memória, ligeiramente esgotado com as derrapadas na subida, mas uma vontade de repetir a dose com equipamento adequado!

@NavegaPucon

Pedro Quezada
Pedro Quezada

Published on 06/07/2019 20:25

Performed on 03/26/2018

1 Participant

World Adventure Society

Views

1002

Pedro Quezada

Pedro Quezada

Pucón - Chile

Rox
91

Físico e Oceanógrafo de formação, Instrutor de Vela, Guia turístico, Guia de Hikking nos parques nacionais da região da Araucania @navegapucon

Adventures Map
www.instagram.com/navegapucon/

51 Following