AventureBoxExplore
Create your account
Salto El Claro de Pucón - Araucania, Chile

Salto El Claro de Pucón - Araucania, Chile

Intensa trilha do Salto El Claro de Pucón (cachoeira do rio El Claro), muito próximo do centro da cidade e rodeado de bosques!

Hiking Mountaineering

O Salto do rio El Claro é uma cachoeria que fica muito próxima do centro de Pucón, a apenas 6Km de veículo, justamente numa das vias de evacuação de Pucón em caso de erupção vulcânica chamado "Los Calabozos".

Esse setor fica numa região alta, no qual pode ser feito um acampamento de emergência e os helicópteros podem pousar, caso tenham que resgatar feridos ou levar suprimentos. Inclusive a via de acesso conta com energia solar fotovoltaica, pois a rede elétrica é uma das primeiras a falhar em condições adversas de emergência vulcânica!

Chegando-se ao fim da estrada Los Calabozos há dois modos de chegar ao Salto, pelo lado sul, por onde os moradores locais fazem cavalgadas, e pelo lado lado norte, que está melhor sinalizado, justamente pela iniciativa do "Parque Salto El Claro", terreno privado que deslinda com o rio e cachoeira em questão.

Levei minha passageira e amiga Margot Berdij no final do verão, velha companheira de velejadas e regatas da classe Snipe (que cheguei a coordenar do Brasil), portanto já sabia que vinha aventura boa pela frente, sempre com disposição e energia para fazer a curta trilha, porém bem inclinada.

Estacionamos o veículo na parte de cima da cachoeira com o estacionamento vazio. A entrada ao parque vale $2.000 pesos, porém fora de alta temporada (dezembro a março) não havia ninguem para cobrar.

Fomos ver primeiramente de onde a água despenca, inclusive de onde partem alguns intrépidos aventureiros que fazem canyoning (rapel na cachoeira), para depois descer os 80m de desnível pela trilha.

A boa surpresa é que a trilha estava muito melhor mantida que das primeiras vezes que vim, havia novas escadas e corrimão para proteger os caminhantes, a trilha também estava muito mais limpa dos galhos caídos pela ventania do último inverno (que chegava a fazer alguns trechos intransitáveis).

Outra boa surpresa foi o mirante que instalaram a meia altura da queda, de onde se podia apreciar todos os 80m de queda da água, apreciar a vista e seguir até o leito do rio correndo lá embaixo...

Continuamos a caminhada pela trilha sinuosa e inclinada montanha abaixo, desviando das raízes, troncos e usando bastante as cordas e corrimãos instalados entre as ávores, afinal o chão de terra úmida pela mata e água pulverizada da cachoeira faziam alguns trechos escorregadios.

Quando se chega na parte mais baixa a vegetação esconde bastante a cachoeira, e como você está tá concentrado na trilha sinuosa, escorregadia e cheia de raízes nas quais você chega a se segurar de tão inclinado que são algumas partes, que você perde o salto de vista, até que derepente ele aparece à sua frente, como uma ótima recompensa pela descida concluída!

Você acaba ficando um bom tempo contemplando o salto, ouvindo seu som, sentido o vento que às vezes bate forte, trazendo aquele spray frio da água gelada que corre no bosque, ao redor da base do Vulcão Villarrica, sentindo a natureza como se estivesse muito distante da cidade....

Com as energias renovadas e peito cheio de ar puro, basta subir a trilha e seguir viagem para a próxima aventura que só Pucón pode reunir, de uma maneira mágica e especial!

@NavegaPucon

Pedro Quezada
Pedro Quezada

Published on 06/11/2019 00:20

Performed on 03/25/2019

2 Participants

World Adventure Society Margarete

Views

1133

3
Margarete
Margarete 06/11/2019 12:33

Nossa Pedro e Keli ❤️ só tenho a agradecer por essa viagem fantástica e sei que tem muito mais que conhecer Pucon é simplesmente fantástico bjooo ❤️

Gustavo Paterlini
Gustavo Paterlini 07/22/2019 12:04

Irado!

Paulo Lima
Paulo Lima 08/09/2019 17:15

a coincidencia! Tu ta nos amigos do Carlos Eduardo Boni, do Facebook. Essa semana rebati um comentario seu lá sobre politica

Pedro Quezada

Pedro Quezada

Pucón - Chile

Rox
91

Físico e Oceanógrafo de formação, Instrutor de Vela, Guia turístico, Guia de Hikking nos parques nacionais da região da Araucania @navegapucon

Adventures Map
www.instagram.com/navegapucon/

51 Following