/abcdn.aventurebox.com/production/uf/628b58e5e7d35/adventure/6294fe2f54c31/6294fe85b6643-2.jpg)
Neste último domingo de maio, minha companheira e eu, mais uma amiga dela, iniciante no mundo das aventuras, resolvemos visitar o Morro do Canal, em Campo Largo, aqui na região metropolitana de Curitiba.
Depois de uma tentativa de ascensão ao Pico Capivari Mirim, em março, em que decidimos abortar no meio da subida devido à chuva, fim do verão, né? Ah, e segurança em primeiro lugar. Desta vez a previsão do tempo estava otimista. Chuva? Talvez só lá no fim do dia. Este seria o primeiro morro com a subida completa no ano. Então bora pegar a estrada.
Como moro em Colombo, também região metropolitana de Curitiba, mas do lado oposto a Campo Largo, rodei pouco mais de 50 km, incluindo um trecho de rodovia e as estradas de paralelepípedo e terra. Próximo ao morro há uma propriedade particular que conta com estacionamento, lanchonete, banheiros e local para acampar. O valor de entrada é de R$10 por pessoa.
Para acessar o topo do Morro do Cal você tem três opções, uma estradinha onde é possível subir de trator (pagando) ou a pé e duas trilhas, uma sendo considerada fácil e mais rápida para chegar ao cume e outra mais difícil e demorada, que mais a frente ainda tem uma bifurcação com uma outra trilha de dificuldade maior, onde há o auxílio de cordas para subir.
Mesmo estando fora de forma, perdão, foi relativamente tranquilo subir o morro, com algumas pausas, claro. Lembrando que escolhemos a rota considerada mais “difícil”.
Uma curiosidade do Morro do Cal é que o local é utilizado para voos e treinamento de parapente.
Até a próxima
