Priscila Matias 24/06/2018 21:29
    Pedra do Cachorro - São Caetano (PE)

Subindo um dos picos mais tradicionais para trekking em Pernambuco.

A Pedra do Cachorro é um afloramento rochoso de 475 metros de altura, localizado em uma RPPN de propriedade do Sr. Guaraci, que nos recepcionou e nos contou a história do local (sua iniciativa já lhe rendeu prêmios na área ambiental). Fomos em um grupo montado pela Vértice Aventura, empresa com sede em Recife, para um bate e volta; existe também uma possibilidade de pernoite com acampamento no topo da Pedra, onde dizem fazer um frio desgraçado e ventar bastante. O guiamento foi feito pela própria empresa, e deve-se agendar toda visita com antecedência com o Sr Guaraci.

Começamos o trekking de subida da Pedra do Cachorro um pouco tarde devido a problemas com a chegada à base (o pneu da van que levava o grupo furou no meio do caminho). Devemos ter começado a subir quase às 10h30. Existe uma pequena trilha até a base da pedra, e todo o percurso de subida é curto (não me lembro agora, mas creio que da base ao cume são apenas 2km).

A subida é feita por meio da vegetação nativa, a caatinha. Aliás, a RPPN é a primeira reserva de caatinga reconhecida pelo Governo de Pernambuco. O sol a pino castiga, e apenas a brisa que sopra ocasionalmente ajuda a refrescar. Mas quem faz trilhas no nordeste já está acostumado ao sol forte e tira isso de letra. Deve-se ter cuidado com a vegetação e os galhos secos, especialmente porque as trilhas no local devem ser feitas com o cuidado de gerar o menor impacto possível; a flora e a fauna da RPPN são estudados por equipes de universidades e por pesquisadores estrangeiros também.

Como havia chovido nos dias anteriores, a vegetação encontrava-se verde e bastante agradável; sempre achei a caatinga um bioma lindo e subestimado, basta uma chuvinha para tudo ficar verde. Aliás, essa foi a trilha mais gostosa - olfativamente falando - que já fiz. Ao longo do caminho, iamos passando por ervas bastante aromáticas que exalavam um cheiro muito gostoso, meio canforado; definitivamente a melhor lembrança que ficou dessa trilha foi o cheiro.

A subida é feita sem maiores dificuldades (para quem não é sedentário, bom lembrar) até chegar no temido trecho da garganta. Essa parte, que é o trecho final da subida, é feita obrigatoriamente com corda, montada pela equipe da empresa. Passado esse trecho, chega-se ao cume da Pedra do Cachorro, um platô de onde se tem uma visão panorâmica belisssima da região.

A volta é pelo mesmo caminho, e levamos cerca de 5 horas entre o começo da trilha e a chegada à base. Trata-se de um trekking muito gostoso e com um bom nivel de dificuldade, um otimo representante do montanhismo aqui no estado. Além de trekking, também existem vias de escalada no local (mas tudo deve ser combinado com antecedencia com o Sr. Guaraci).

Priscila Matias

Publicado em 24/06/2018 21:29

Realizada em 17/03/2018

Priscila Nascimento 27/06/2018 18:41

Uauu!! Q massa..

Rafael Amorim 19/08/2019 20:21

Olá, boa noite. Vocês teriam o contato atualizado do Sr. Garaci ? Agradeço desde já.

Priscila Matias 24/08/2019 21:57

Rafael me desculpe mas só fui notificada agora da sua mensagem. Eu tenho esses numeros aqui, não sei se estao atualizados: (81) 99691-1737 e (81) 99132-0519. Tenta esses e por favor me dê retorno, se vc não conseguir eu posso perguntar para o pessoal da Vertice que com certeza eles têm

Priscila Matias 24/08/2019 21:58

Nao deixa de avisar se deu certo, ok,?

Rafael Amorim 02/09/2019 08:15

Olá Priscila, bom dia. Tranquilo quanto ao tempo. No mesmo dia continuei as pesquisas, encontrei um número e consegui falar com Guaraci. Acabei esquecendo de salvar em meu celular, mas tenho em meu pc. salvarei estas indicações tuas. Valeu!