Profundo no Mundo 04/08/2015 15:21
    Mergulhando em Cozumel

Tudo que você precisa saber para mergulhar em Cozumel, a terceira maior ilha do México, que faz parte do Caribe Mexicano.

Mergulho

Existem basicamente dois tipos de turistas que vêm para Cozumel: os mergulhadores e os que têm vontade de mergulhar pela primeira vez. Como o mergulho é a principal atração turística da ilha, o que não falta por aqui são escolas e operadoras oferecendo e prometendo a melhor experiência subaquática. Se você se encaixa em um dos tipos acima e está planejando uma viagem à ilha, vamos dar algumas dicas, baseadas na nossa experiência mergulhando aqui na ilha, para te ajudar na hora de escolher entre tantas opções.

Se você nunca mergulhou antes, vai fazer o chamado Discover Scuba Diving, e vai mergulhar com a supervisão de um profissional. Antes de cair na água, você recebe uma breve explicação sobre os principais conceitos que envolvem a prática do mergulho, para poder se aventurar pelo mundo subaquático com segurança.

O Discover pode ser uma saída de praia ou de barco. Nas saídas de praia, você se equipa na areia mesmo, vai andando até a água e já começa a mergulhar quando não der mais pé. Já nas saídas de barco, você vai com o barco até o ponto selecionado, se equipa durante o trajeto e entra na água já em alto mar. Aqui em Cozumel, vale muito mais a pena sair com o barco, pela probabilidade de encontrar uma maior quantidade e variedade de formação de coral e vida marinha.

Os preços de um Discover aqui vão de US$65 a US$130, sendo que as saídas de praia são mais baratas que as de barco. Como vai ser o primeiro mergulho da sua vida, vale pagar um pouco a mais para sair com o barco: você não vai se arrepender! Mas, se estiver muito inseguro, faça o de praia mesmo, que vai te deixar mais confortável. Pesquise em mais de um lugar e feche com aquele que te passar mais segurança e confiabilidade.

Se, depois do Discover, você gostar da brincadeira e quiser continuar mergulhando — e a gente aposta que isso vai acontecer —, pode optar por fazer um curso de Open Water aqui em Cozumel mesmo. A diferença de ser um mergulhador Open Water é que, com a certificação, você pode mergulhar sempre que quiser, sem um supervisor te dizendo tudo o que deve fazer. Você ganha mais liberdade e, consequentemente, consegue aproveitar e desfrutar muito mais dos seus mergulhos! O curso inclui uma parte teórica, alguns exercícios na água e mais ou menos 4 mergulhos, e os preços aqui na ilha estão em torno de US$410.

Quem já é certificado vai encontrar saídas de barco com 2 cilindros na faixa de US$80. A maioria das operadoras oferecem descontos se você for mergulhar mais de 1 dia, e pacotes especiais para grupos maiores, então pesquise bem e não feche logo com a primeira que encontrar. Procure entender a diferença de valores comparando os serviços oferecidos: pergunte quantas pessoas vão no barco (um barco mais cheio resulta em um mergulho menos tranquilo e mais conturbado), se servem algum lanche no intervalo entre os mergulhos e também qual o tamanho do barco (um barco maior proporciona mais conforto).

Você vai encontrar operadoras cobrando um pouco mais caro (em torno de US$95), mas provavelmente elas já incluem o aluguel do equipamento (que, nas outras operadoras, sairia na faixa de US$20 o kit completo, com colete, regulador, nadadeiras e mascara). Se você já tem o seu próprio equipamento de mergulho e está na dúvida se deve trazê-lo para Cozumel, achamos que tudo depende basicamente de quanto tempo você pretende ficar e qual a finalidade da sua viagem. Se vai visitar vários outros lugares e passar alguns dias aqui na ilha para mergulhar, achamos que vale mais a pena alugar o equipamento das operadoras, uma vez que, na maioria dos casos, ele já está incluído no preço, embora nem sempre sejam da melhor qualidade. Agora, se o propósito da sua viagem é basicamente mergulhar, e você vem para Cozumel especificamente para isso, aí sim vale a pena trazer o seu próprio equipamento.

Deixar para comprar o equipamento aqui na ilha também é uma opção. Apesar de os preços aqui não serem tão baratos quanto nos Estados Unidos, eles são definitivamente mais interessantes se comparados com o Brasil.

Pra ter mais ou menos uma noção do que se pode encontrar debaixo d’água por aqui, dá uma olhada no vídeo que postamos aqui, sobre fizemos no nosso primeiro mês mergulhando na ilha.

Tem mais videos da nossa viagem no nosso canal do Youtube (youtube.com/profundonomundo).

E, se quiser acompanhar a nossa viagem, dá uma curtida na nossa página do Face (facebook.com/profundonomundo) e no nosso Insta (@profundonomundo)! ;)