Patricia R. C. Gailland 06/11/2015 16:28
    Trilha do Passareúva - P.E. da Serra do Mar

Uma das trilhas que compõem o livro Trilhas de São Paulo, com 40 trilhas dentro do estado.

Hiking Cachoeira

A trilha fica no município de Cubatão, e a visita deve ser agendada com antecedência.

É considerada fácil, segundo os níveis de classificação do livro das Trilhas de São Paulo, e é realmente muito fácil e curta, tendo 3 Km (ida e volta) de extensão.

O início se dá por uma estrada com calçamento e depois é que se entra na mata. Há um trecho de travessia do rio, de onde se vê a união dos rios Pilões e Passareúva e a estrada pro litoral passando muito alta acima dos rios. Ao final há uma cachoeira maravilhosa com um poço bem grande pra nadar.

No percurso todo encontramos 4 cobras, sendo uma jararaca e uma coral, e outros bichinhos mais comuns como aves, rãs, borboletas, aranhas...

Existem também algumas ruinas da Vila de Itutinga.

Os guias foram ótimos. Muito simpáticos, atenciosos, cuidadosos e prestativos.

As fotos são de celular, pois a previsão para esse dia era de muita chuva e acabamos não levando uma câmera pra fazer fotos melhores.

Pra quem for se aventurar, é importante saber que na ida pela Rod. Anchieta, a entrada no Km 49 da pista Sul, é uma estrada de serviço, mas é nela que se deve entrar. Nós achamos que não era pra fazer isso e acabamos tendo que dar uma volta e passar por lugares um pouco perigosos segundo nos contaram depois.

Patricia R. C. Gailland 10/11/2015 11:30

Ahh, desculpa Carlos, eu tentei colocar escaneada a página porque vai a explicação do caminho também, mas não consegui por causa do formato. Mas então segue um link com as informações. Dê uma olhada nas outras trilhas também. Estou fazendo as 40, mas ainda faltam 22 ! :) http://trilhasdesaopaulo.sp.gov.br/trilhas/trilha-do-passareuva-no-pesm-nucleo-itutinga-piloes/

Carlos Araújo 10/11/2015 23:02

Obrigado, Patricia :) Vou sugerir pra familia

Patricia R. C. Gailland 11/11/2015 09:24

Legal!! Se for depois conte como foi...

Carlos Araújo 25/11/2015 23:48

Eu não consigo ligar para nenhum dos telefones do site... snif snif... Eu queria começar com o Passareúva ou a trilha histórica. tô pensando em ir lá com a cara-e-a-coragem... será que dá certo?

Patricia R. C. Gailland 26/11/2015 12:53

Que chato....deixa eu tentar entrar em contato com o guia que conheci lá....Quem sabe....chegar lá sem marcar é arriscado.

Carlos Araújo 26/11/2015 20:20

Vou ficar feliz :) :) :) Aguardo então.... :)

Patricia R. C. Gailland 27/11/2015 09:14

Ele não responde!!! Bom, de qualquer jeito, eu não iria sem marcar se fosse você... Só pra confirmar, os telefones e lá são 13 33779154 ou 13 33618250. Um deles não funcionava, mas não me lembro qual...

Carlos Araújo 27/11/2015 22:48

Tentarei esses numeros... agora, vi no site que tem a trilha do Caminho do Mar, que é "auto-guiada"... portanto teria gente lá. Se eu não conseguir ligar, tentarei ir e conversarei com quem encontrar lá :)

Patricia R. C. Gailland

São Paulo / Brasil

Se estiver pelo mundo estou feliz.