/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5ceda08545f08/adventure/62edb403a41ba/62edb4c4692ec-2.jpg)
Quando o fogareiro explode
Relato de um incidente com um fogareiro que acaba por explodir. (Registro em vídeo)
Trekking MountaineeringEu já tinha ouvido uns relatos sobre os perigos em manusear os fogareiros, mas já os uso a muitos anos e nunca tive problemas. Ainda mais q não faço uso esporádico, sou guia e praticante do mínimo impacto, logo não faço fogueiras e toda trilha q faço uso deles, então, uso bastante. Tenho dois fogareiros que utilizo com gás butano, desses de bujãozinho descartável. E tbem uso um BRS 8 multicombustivel e um Primus gravity, sempre os utilizo com benzina.
Acontece que fui fazer uma trilha com um amigo que tem um Jetcook, que é um conjunto de fogareiro que se acopla a uma panela. Utiliza esses bujões descartáveis de butano. Desse modelo aqui:
Eu sempre tirei onda com esse amigo, dele ter jogado dinheiro fora, pq essa panela que se acopla, não é bem uma panela, é mais uma caneca q basicamente só serve pra ferver água e essa base que fica entre o bujão e a caneca, dificulta muito o uso com panelas normais. Ele cabisbaixo, só podia concordar hehehe. Creio que esse tipo de fogareiro, tem uma finalidade mais especifica pra comida liofilizada ou para ambientes com neve, enfim, coisas de outro contexto. Pra gente aqui que gosta de refogar e cozinhar de verdade, pouca serventia tem ou no mínimo, torna essas ações mais difíceis.
Bem, o caso é que esse amigo e eu temos divergências quanto ao tipo de comida q fazemos na trilha (sou vegetariano), então cada um leva seu fogareiro e faz sua própria comida. Estávamos em uma travessia de 3 dias e na manhã do segundo dia, estávamos fazendo o café da manhã e quando olhei para o fogareiro dele, vi que um pedaço de plástico, q fica abaixo do fogareiro (na foto acima, se vc observar o fogareiro, tem uma base preta de plástico acoplada a ele) estava pegando fogo. Era algo pequeno, mas dava pra ver que não era normal. Eu avisei ele e no susto, ao invés de fechar a válvula que controla a chama, ele girou para o lado contrário e aumentou no máximo as chamas. Aí, o que era um pequeno fogo, virou um vulcão, pois as chamas foram no máximo, ele se assustou e por segurança, pegou rapidamente a panela pela alça (e todo o resto né, pq esse Jetcook é todo acoplado bujão, fogareiro e panela) e jogou para o mais longe possível.
O fogareiro bateu em umas pedras e estávamos agora em uma distância segura, coisa de uns 6 ou 8 metros do fogareiro que não parava de soprar as chamas. Depois esse amigo me disse q tinha esperança de ao joga-lo para longe, que se apagasse. Mas isso não aconteceu. Ficamos a distância observando o que iria acontecer, dava pra ouvir uns estalos metálicos e o forte barulho das chamas. Depois de quase 1 min nessa expectativa, decidimos nos aproximar para ver melhor, mantendo ainda uma distância que nos parecia ser segura e foi o que aconteceu a seguir:
Assista ao vídeo da explosão do fogareiro (também anexado na aba de vídeos) : https://youtu.be/VnYrU2kEZ7I
Observações importantes:
- Ninguém se machucou nessa filmagem
- Não seja um vacilão, se um fogareiro está prestes a explodir, não se aproxime dele :)
- Eu não posso afirmar que esse é um vício defeituoso nos fogareiros Jetcook. Pode ter sido que o meu amigo não encaixou corretamente o fogareiro e houve um vazamento. Pode ter sido um problema no bujão. Enfim, foi tudo muito rápido, não deu pra perceber a origem.
O fogareiro explodiu pelo fundo, pela tampa de baixo do bujão, voou longe essa parte.
Pra quem ficou curioso vendo as estruturas de pedra na filmagem, isso aconteceu na toca do Anísio, próximo a trilha da cachoeira do Mixila.
É isso pessoal, sigo considerando os fogareiros de camping seguros, mas não é uma coisa que vc pode tirar o olho e deixar ali funcionando sozinho. Cozinhar em fogareiros exige manutenção nos equipamentos, conhecimento no manuseio e atenção até o fim do processo.
E uma lembrança muito importante: não faça fogueiras em unidades de conservação.
- Aqui na chapada diamantina por exemplo, o solo é extremamente pobre e a matéria orgânica que resulta na decomposição dos galhos é muito importante para o ambiente, se vc faz a queima, interfere nesse equilibrio.
- Quem nunca botou um galho na fogueira e viu um formigueiro inteiro sair de dentro dele? Sim, troncos são moradias para alguns animais, não queime a casa deles.
- Fogueiras podem sair do controle devido ao mau uso ou ventos fortes, causando grandes incêndios.
- O solo onde as fogueiras são feitas fica profundamente impactado pelo calor que recebe, alterando todo o equilibrio daquele local.
E se vc desconsidera esses argumentos, pensando que são apenas alguns galhos q vc vai usar, lembre-se que ao longo do tempo uma multidão de pessoas vai passar ali, então quando pensamos em impacto, não devemos medir somente o nosso e sim da coletividade que frequenta aquele local. Hoje é vc, amanhã outro e isso gera um grande impacto no médio prazo.
Se vc ver alguém fazendo uma fogueira dentro de uma unidade de conservação, não seja agressivo ou autoritário. Seja solidário, conte de sua prórpia experiência e do porque vc não faz mais fogueiras hoje em dia. Use bons argumentos e deixe que a decisão de apagar ou não a fogueira seja do outro pelo entendimento e não sua como o senhor ou senhora da razão.
Eu sei, as fogueiras são parte mágica da trilha...triste não poder fazer né? Mas pra garantir a integridade da beleza da própria trilha, é necessário abrir mão delas.
Toda regra tem excessão. Se a sua vida depende de uma fogueira em casos de frio ou hipotermia, faça fogo, com consciência.
Imagine um evento destes dentro de uma barraca...
Além de um potencial desastre dentro, ou no avanço de uma barraca, fiquei imaginando também um cenário de vegetação seca e esse artefato tocando fogo em tudo... O Post foi didático, não há dúvida! Baita alerta, ESPECIALMENTE para que quem usa fogareiros à gás sempre esteja atento ao padrão ABRE-FECHA (ESQUERDA ABRE - DIREITA FECHA) ao usar as válvulas. Claro que também saber pra que lado fica esquerda e direita é de fundamental importância e quem tem essa dificuldade PRECISA TREINAR - isso tem que se tornar instintivo. Pode parecer piada com algo básico, mas tem muita gente que se confunde, e assim fica aberta a porta para um incidente.