Renata Maciel da Rosa 27/02/2016 01:02
    Cânion do Xingó e Piranhas - SE/AL

Um giro por alguns trechos do Rio São Francisco, entre Sergipe e Alagoas!

Cânion Navegação

“Após nascer na Serra da Canastra / MG, e atravessar mais quatro estados, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, percorrendo cerca de 2700 quilômetros, com 168 afluentes, o Velho Chico, como é carinhosa e popularmente chamado, deságua no Oceano Atlântico. A bordo de lanchas, escunas e catamarãs, os visitantes se banham e mergulham no admirável cânion do Rio São Francisco, descobrem cachoeiras, praias fluviais, trilhas ecológicas e ninhais de aves típicas ou passeiam pelas cidades da região.

Na margem alagoana, Piranhas é um sítio histórico, fundado no século XIX, com um belo casario colonial em arquitetura neoclássica, como a Igreja de Nossa Senhora da Saúde e a Estação Ferroviária, onde funciona o Museu do Sertão. O acervo do museu, dedicado à memória do povo sertanejo e ao Ciclo do Cangaço, inclui objetos que pertenceram ao próprio Lampião, morto ali perto, na Grota do Angico. No Mirante Secular, uma escadaria com mais de 364 degraus oferece vista privilegiada da cidade e do magnífico cânion. Mais um tesouro do Velho Chico.” (texto extraído do site Brasil Azul)

No dia 10/02/10, depois de conhecer a parte histórica de Aracaju, fui para a rodoviária nova e embarquei no micro-ônibus das 14:15 da empresa Coopertalse (R$ 19,00), para Canindé de São Francisco, cidade que seria minha base para conhecer o Rio São Francisco, o Cânion do Xingó e região!!

Apesar de ter apenas uns 210 km de distância, com as muuuuitas paradas para entrada e saída de passageiros em todas as cidades do caminho, cheguei em Canindé quase 18:00 horas! No ônibus mesmo pedi a dica de alguma pousada para uma moça e logo que descemos na praça de Canindé (não há uma rodoviária), ela me mostrou a Pousada Centro, a poucos metros de distância!! Entrei, olhei o quarto, o preço (R$ 25,00 s/ café) e fiquei!!

Conversando com a menina da recepção me informei sobre os passeios que queria fazer e ela logo ligou no Restaurante Karranca´s (ponto de saída do passeio do Cânion do Xingó) e deixou meu nome para o dia seguinte! Outro passeio que eu queria muito fazer era a Trilha do Cangaço (ou Rota do Cangaço, como eles chamam lá!), mas ela disse que seria difícil pq eu estava sozinha e pq o catamarã que eles tinham contato estava em manutenção... Depois ela deixou escapar que tinha outro barco fazendo o passeio, mas que o dono da pousada não “se dava” muito com o rapaz... Mesmo assim continuei insistindo com ela até o dia seguinte, até que ela conseguisse fazer o contato pra mim!! :) A noite dei uma volta pela praça, jantei em uma pizzaria ali perto e tentei dormir cedo!

No dia seguinte acordei e fui fazer um lanche em uma lanchonete ali perto que fica aberta 24 horas, o que me deixou admirada em uma cidade daquele porte! A menina da recepção já havia deixado marcada minha ida (e volta) pro Rest. Karranca´s com um moto-taxi de confiança dela. Apesar de não gostar muito da idéia, era o único jeito de ir até lá.. Não havia condução coletiva e “arrumar” um carro sairia bem mais caro... Fechei por R$ 20,00 ida e volta. Lá fui eu, agarrada na lateral da moto do Paulinho (rs) pelas estradas às vezes sinuosas, às vezes um pouquinho íngremes até lá, mas logo de cara avisei: _”Se eu achar que vou cair, eu te agarro!!” kkkkkk... Sorte que não precisou!! Rss....

No caminho pude ver o Rio São Francisco pela primeira vez!! Lindo!!! Tbém foi possível avistar uma parte da Usina Hidrelétrica de Xingó (uma das maiores do país) antes de percorrer o trecho final da estradinha!

Chegando lá marquei o horário de volta com o moto-taxi, paguei os R$ 40,00 do barco e aguardei a hora da partida. Achei tudo bem organizado!

Durante o passeio (com trilha sonora feita “sob medida” e à venda! Rs..) uma pessoa vai contando toda a história do Velho Chico, da construção da usina e do represamento do rio, que inundou grande parte da região e formou um lago que chega a 100/120 metros de profundidade!!

Depois de 01 hora navegando pelas águas verde esmeralda do São Francisco chegamos no ponto final do passeio, onde o catamarã fica atracado por 01 hora para banho. Também é possível pegar uma canoa (R$ 2,00 na época), entrar na Gruta do Talhado e lá no final avistar uma pequena imagem de São Francisco entre as rochas.

Estava louca para cair naquelas águas verdinhas, mas como não sei nadar me enrolei bastante até tomar coragem de pular, não sem antes me munir de colete salva-vidas e um espaguete, para mais segurança! rss.. Que delícia de banho!!!

Depois mais 01 hora de navegação, de volta ao Restaurante Karranca´s. O pessoal mais abastado ficou para almoçar por ali mesmo e eu fui embora, pois o moto-taxi já estava me esperando!

No caminho de volta pegamos uma estradinha para ter a vista da parte alta da usina e depois paramos no MAX (Museu Arqueológico do Xingó). Como o moto-taxi deve ter percebido a minha “compulsão” por fotografia uma hora ele falou as palavrinhas mágicas: _“Quando vc quiser parar para fotografar é só falar!” Pra que né? rss... Fomos parando em vários lugares e ele disse que ia me levar no mirante do lado de Alagoas, para ter uma vista melhor da Usina!! Foi aí que acabei propondo a ele mais R$ 10,00 para me levar até Piranhas Velha, cidade histórica que eu tbém queria conhecer e que adorei!! Acabei me arrependendo de não ter ficado hospedada lá para conhecer melhor!

Às 17:00 horas já estava de volta à Canindé, onde fiz um lanche/almoço e fui “mexer meus pauzinhos” pra fazer rolar o passeio da Rota do Cangaço no dia seguinte!!

INFOS:

Pousada Centro: (79) 3346-1436 / 8848-8055 / 9960-7548
    Paulinho (moto-táxi em Canindé): (79) 9936-0818 (fev/2010)