AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Renata Maciel da Rosa 04/04/2016 00:31
    Ciudad Bolívar, Canaima e Salto Angel - Venezuela

    Ciudad Bolívar, Canaima e Salto Angel - Venezuela

    Em busca do paraíso das cachoeiras!

    Cachoeira Navegação Hiking

    No dia 09/03/09, depois de passarmos 09 dias maravilhosos entre o Monte Roraima e a Gran Savana, eu e o Gabris nos despedimos do Rafael e do Alê (e no dia anterior da Aninha), em Santa Elena de Uairén. Partimos para a segunda parte da nossa trip, que seria conhecer o Salto Angel e depois cruzar a Venezuela, conhecendo a cidade de Mérida, e entrar na Colômbia, que era um dos meus principais objetivos, depois do Monte Roraima e do Salto Angel, claro!

    Às 21:00 hs pegamos um ônibus que levou +/- 11 horas e meia para chegar em Ciudad Bolívar. Chegando lá fomos direto para o aeroporto, onde ficam as agências de viagem, para acertar nossa ida para Canaima e Salto Angel!! O Gabris tinha levado somente Reais para lá e em Ciudad Bolívar é praticamente impossível conseguir trocar R$ por Bolívares Fuertes, ou nada vantajoso... Nos hospedamos em um hotel beeem ruizinho no centro (Hotel Ritz), ruizinho messssmo, praticamente um “muquifo”!!! rss.. Depois fomos a alguns bancos e casas de câmbio, mas só a tarde o Gabris conseguiu trocar os Reais, no aeroporto mesmo, por uma cotação bem pior que a de Santa Elena.

    Acertamos a trip e voltamos para o centro de buseta (como são chamados os micro-ônibus lá!)! Nos divertimos vendo os costumes do povo!! Eles têm alto-falantes enormes dentro do ônibus e colocam música muito alta! Salsa, merengue, reggaeton e cia, claro!! Não tem como não se “balançar”!!! Rss... Os motoristas quase sempre estão conversando com o cobrador, fazendo muitas barbeiragens no trânsito e freando de repente, para nosso “desespero”!! rs.. Outra coisa engraçada é a forma como os passageiros avisam que querem descer! Batem palmas, e se o motorista não ouve (por causa do som alto) eles gritam alguma até que o ônibus pare!

    Descemos do ônibus no começo do Paseo Orinoco e fomos caminhando no calçadão que fica às margens do Rio Orinoco, maior rio da Venezuela e um dos principais da América do Sul, enquanto a tarde foi caindo. Demos muita risada em uma loja, tentando comprar um adaptador para o carregador de bateria do Gabris, pois ninguém entendia o que queríamos! Rs..

    Jantamos, fomos tirar umas fotos da Plaza Bolívar, Catedral etc e depois fomos para a Internet, ver o que estava acontecendo no mundo (rs) e dar notícias para a galera! Consegui dormir só depois de tomar um banho frio, para amenizar o enorme calor que estava sentindo e para tentar fazer desinchar meus pés, que estavam gigantes!! Rss...

    Acordamos cedinho, fomos para o aeroporto e embarcamos no aviãozinho Cessna, rumo à Canaima! A paisagem durante o voo é linda! Sobrevoamos tepuys, rios, florestas e só não aproveitei mais pq passei muito mal com a turbulência naquele aviãozinho tão pequeno! Rs..

    Chegamos e logo de cara soubemos que o roteiro tinha sido alterado e que iríamos naquele mesmo dia pro Salto Angel! Só tivemos tempo de trocar de roupa e montar uma só mochila com o que levaríamos para lá! Conhecemos um casal de brasileiros que foi com a gente, a Giovana e o Rodrigo, e também um casal de eslovacos! Caminhamos cerca de 20 a 30 minutos para chegar ao Puerto Ucaima e embarcamos na canoa motorizada que nos levou até o Salto Angel! A viagem durou cerca de 04 a 05 horas e foi maravilhosa e emocionante!!! O tempo todo acompanhando enormes tepuys e suas cachoeiras, paisagens lindas e cruzando vários “rapidos”, que são corredeiras onde o barqueiro tem que fazer uma manobra radical para não encalhar, e por isso ele tem que conhecer muito bem o rio!!

    Paramos para lanchar no Pozo de la Felicidad, uma cascata pequena onde se forma uma piscina natural de águas cristalinas e depois continuamos viagem até o local de acampamento, porém fomos direto, por uma trilha de 01 hora, até o mirante que fica na base do Salto Angel! No caminho tropecei em umas das muitas raízes que cobrem o chão e bati o osso da perna em uma raiz... Senti muuuita dor, mas continuei caminhando. Chegamos as 16:00 hs no mirante e o alto da queda estava encoberto pelas nuvens... Tiramos várias fotos, mas eu ainda tinha esperança que o tempo abrisse! Como estava ficando tarde e a trilha é toda em floresta fechada o nosso guia quis voltar antes do tempo, para não escurecer no trajeto..

    Voltei contrariada e um pouco frustrada por não ter visto a queda por completo, mas valeu a pena de qualquer forma!! Cruzamos o rio de canoa e nos alojamos em nossas hamacas (redes) com mosquiteiros e coberta. Jantamos um frango na brasa, papeamos um pouco e logo fomos dormir. O Ernesto (guia) explicou como teríamos que dormir nas redes, para não acordar “feito bananas”, segundo palavras dele!! Rs... O certo é dormir na diagonal da rede, para ficar o mais plano possível!! E até que dormi bem!!

    Acordamos bem cedo com o barulho de um (mal educado) grupo de gringos que foi sentar ao lado das nossas redes, esperando alguma coisa, conversando e rindo animadamente, sem a menor preocupação com a galera dormindo!! Levantei e vi que o tempo estava totalmente fechado, acabando com qualquer chance de ver o Salto Angel dali, pois ele fica bem em frente ao acampamento! Tomamos o café da manhã, ajeitamos as coisas e voltamos de bote para Canaima.

    À tarde fizemos um passeio de bote e por trilhas, para chegar em vários saltos da Laguna Canaima, onde tivemos a chance de tomar um banho delicioso e passar por trás dos saltos El Sapo e Hacha, este com um enorme volume d´água!! Muito legal!!!

    A noite fomos dar uma volta pela beira da Laguna de Canaima e pela vila!! O lugar é lindo!!! Cheio de chalezinhos com varanda de frente para a lagoa, calçadas iluminadas para passear e muito sossego, além de vários alojamentos e lodges muito legais, onde se hospeda a galera mais abastada!! No dia seguinte passamos a manhã caminhando pela lagoa e para o outro lado da vila, onde existe uma comunidade indígena e várias pousadas e lojas de artesanato! Pegamos o e-mail do rapaz que aluga os chalés na beira da lagoa, para uma próxima vez, quem sabe!!! Rs…

    Tivemos uns 15 minutos de tentativa de conversa em inglês com um dos russos que tinham ido para lá junto conosco, mas foi difícil! Rs.. O sotaque dele era complicado e 99% do que ele falou tinha +/- a ver com a repressão policial no país dele.. Eu acho!! Haha…

    A tarde pegamos o avião para Ciudad Bolívar (dessa vez fui a base de Dramin para não passar mal! Rs) e chegando lá já providenciamos as passagens para viajar (às 19:30) para Barinas, onde chegamos um pouco depois das 09:00 hs do dia seguinte e logo em seguida pegamos outro ônibus, que levou aprox. 05 horas serpenteando a Cordilheira dos Andes para chegar na cidade de Mérida!!

    Obs. A maioria das imagens mais importantes dessa trip estão só na memória pois a menina da lan house de Cartagena, onde fui gravar as fotos em DVD, não salvou essa pasta específica e perdi TODAS as fotos e vídeos feitos no trajeto de avião de Ciudad Bolívar até Canaima, da ida de barco até o Salto Angel e todas as fotos do Salto Angel tbém... Portanto, todas as fotos destes trechos são de autoria do Gabris, que era meu partner na trip! O começo do álbum e da volta de barco para Canaima em diante são fotos minhas.

    1 Comentários
    Renata Maciel da Rosa 22/06/2020 23:58

    Obrigada Gonçalves! Legal que gostou!!

    Renata Maciel da Rosa

    Renata Maciel da Rosa

    Curitiba - PR

    Rox
    71
    Mapa de Aventuras
    remaciel-on-the-road.blogspot.com.br/


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Bruno Negreiros, Renan Cavichi e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.