Renan Cavichi 04/10/2020 14:52 com 4 participantes
    Cachoeira Altino e Morro dos Remédios | Paraibuna

Passeio de 4x4 passando pela Cachoeira Altino e seguindo para o Mirante do Morro dos Remédios na zona rural de Paraibuna - SP.

4 x 4 Cachoeira Off-Road

Para quem quer visitar Paraibuna no interior de São Paulo, uma boa sugestão de passeio é conhecer a Cachoeira Altino e o Morro dos Remédios.

O passeio de 4x4 começou com o almoço no Empório Frimarchi que fica a cerca de 10 minutos na estrada que sai da Tamoios sentido Salesópolis. O Empório, vende queijos e linguiças da região e de sua produção, também serve aos visitantes o famoso Pão com Porco. Uma delícia servida com uma vista muito bonita da fazenda e do lago. Algumas mesas ao ar livre na beira do lago são uma boa opção para reunir os amigos.

De lá seguimos para a Cachoira Altino, que fica cerca de 5 min saindo da estrada principal e pegando uma estrada de terra (onde começamos a registrar o tracklog). Deixamos os carros e seguimos uma pequena trilha para acessar a parte de baixo da cachoeira, um trecho curto de aproximadamente 40 metros.

A cachoeira é bem linda e por ser rasa garante a diversão da criançada. Uma excelente opção para familias.

De lá seguimos de carro até a Capela dos Remédios e visitamos o mirante mais baixo. Nesse trecho plantação de eucaliptos forma uma paisagem encantadora até o cume (próximo a porteira).

O visual neste lugar já é incrível e é possível ver boa parte da zona rural de Paraibuna e as montanhas da Mantiqueira no Horizonte.

De lá retornamos à estrada principal próxima à capela e seguimos dessa vez para o Mirante do Morro dos Remédios. Nesse trecho o acesso é apenas por 4x4. Uma opção é deixar o carro na Capela e fazer uma caminhada até o cume.

No cume a vista é incrível uma boa opção para ver o pôr do sol com o visual das montanhas, e um trecho da represa de Paraibuna. Encontramos também uma área de acampamento, algumas rochas da região que atraem escaladores.

Apesar da previsão não estar muito animadora com possibilidade de chuva e nuvens baixas, tivemos sorte e conseguimos passar uma tarde bem agradável curtindo o visual com a família e alguns amigos.

Fiquei namorando as estradinhas de terra para fazer um pedal de mountain bike. Agora com o caminho mapeado pretendo voltar no futuro para a pedalada! ;)

Valeu pessoal, boas aventuras!

Renan Cavichi

Publicado em 04/10/2020 14:52

Realizada em 03/10/2020

Piá Ventura Ederson Rafael Wagner Ana Retore Camila

Renan Cavichi 06/10/2020 14:59

Salve Glauco, cara acredito que o Suzuki vai bem sim! O trecho mais crítico é chegando no cume com um pouco de areia e umas lajes de pedra. Um Jeep Compass que foi conosco não subiu nesse pedaço, mas dá pra manobrar e deixar o carro por ali mesmo... é bem perto, cerca de 50 metros. Estamos na busca de uma bike pra Ana, quando rolar o pedal dou um toque! 🤘🏼

Glauco 06/10/2020 22:07

Valeu

Bruno Negreiros 07/10/2020 08:44

Esse 4x4 aí tá vivendo!

Sandro de Lelis Gavião 09/10/2020 08:52

Já pedalei nessa região. É bom demais. Para ir até o topo do morro dos remédios só de 4x4 ou dá para ir de bike ou trekking?

Renan Cavichi 09/10/2020 14:37

Salve Bruno, esse bichinho vai ralar! rsrs

Renan Cavichi 09/10/2020 14:38

Fala Sandro, curti demais as estradinhas por ali, louco pra fazer um pedal, conseguindo essa outra bike pra Ana vai ser a próxima da lista! Sim da pra ir de bike ou caminhada até o cume, inclusive tem um local pra acampar pra fazer um bikepacking. A subidinha é punk, mas vai!! hahah

Fernando Neves 01/10/2021 16:14

Muito bom, a TR4 subiu de boa?

Renan Cavichi 01/10/2021 21:00

Opa TR4 de boa Fernando! 🤘🏼 vale a pena conhecer!

Renan Cavichi

Caraguatatuba - SP

Apaixonado por atividades outdoor e aventuras. Explorar as belezas naturais do nosso mundo na companhia dos amigos é uma das minhas maiores felicidades.

www.linkedin.com/in/renancavichi

Fabio Fliess, Dri @Drilify e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.