AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Renan Cavichi 10/09/2017 16:59 com 3 participantes
    Curso de Trekking Kalapalo | Pedra Bonita

    Curso de Trekking Kalapalo | Pedra Bonita

    Dois dias de muito aprendizado no curso de Trekking da Kalapalo Editora, ministrado pelo Guilherme Cavallari no refúgio em Gonçalves - MG.

    Trekking Montanhismo Acampamento

    Uma das maiores dificuldades, que costumo perceber, de quem quer começar a praticar atividades outdoor é como dar os primeiros passos. Em geral, os praticantes mais experientes estão buscando desafios maiores e, por isso, se torna complicado para um iniciante entrar em um grupo com pouca ou nenhuma experiência. Para quem estiver iniciando no trekking ou se preparando para uma caminhada longa, com mais de 8 dias, recomendo ler este relato e conhecer o curso!

    Na última Adventure Sports Fair tive a oportunidade de conhecer o Guilherme Cavallari, um aventureiro que tem as atividades outdoor não apenas como um estilo de vida, mas também como profissão. Para quem não conhece suas contribuições para os esportes de aventura, suas dezenas de livros, filmes e cursos, vale a pena dar uma conferida na entrevista feita pelos parceiros do Pedal Nativo e no site da Kalapalo Editora.

    Eu, apesar de já ter feito alguns trekkings pelo Brasil e Peru, nunca tinha participado de um curso profissional. No final de agosto tive a oportunidade de passar um final de semana no Refúgio Kalapalo para participar do Curso "Básico" de Trekking.

    A primeira coisa que você percebe logo quando começa o curso é que ele não tem nada de "básico" rsrs. Todo o conteúdo é baseado em um planejamento de um Trekking de 8-10 dias, como o "Circuito O" na Patagônia. Bom, isso já me animou bastante pois até hoje só tive experiências com caminhadas de 4 dias no máximo.

    Cheguei na sexta-feira em São Bento do Sapucaí para conhecer a loja do Armazém Aventura do amigo Antônio Calvo, onde já rolou um bom papo, chimarrão e novos projetosnovos projetos. Recomendo conhecer a loja, porque além de produtos novos, existe uma proposta muito bacana de produtos Outlet e Brechó! Além disso, o "Tonhão" é um cara muito gente boa e apaixonado por atividades outdoor! Vale a pena a visita!

    Segui então pela Estrada dos Serranos até a Fazenda Campestre onde fica o Refúgio Kalapalo. Mesmo chegando no começo da noite já deu para perceber que o lugar é incrível! Com lenha na lareira, muita hospitalidade e um bom papo, fomos recebidos pelo Guilherme e a Adriana, sua esposa! Conheci a Helô vinda do Rio Grande do Sul, o Daniel e o Cauê de São Paulo. Antes do curso soubemos que o Cauê, que trabalha com produções de vídeo, iria filmar o curso para fazer um vídeo de divulgação! Massa! Quando sair vou anexar aqui no relato para vocês verem minha brilhante atuação como vítima de curso de primeiros socorros! Hahaha

    Na manhã do sábado, depois de um super café da manhã com pão caseiro e iguarias da fazenda, chegou também o Rafael vindo de São Paulo. Nos reunimos na parte inferior da casa, com uma vista fantástica para as Montanhas e Araucárias da Mantiqueira.

    O curso aborda vários tópicos como:

    • Ética e Mínimo Impacto Ambiental
    • Equipamentos
    • Navegação em Ambiente Natural
    • Acampamentos
    • Procedimentos Básicos de Emergência
    • Entre outros

    Depois de algumas horas de curso sobre equipamentos, vestuário e algumas técnicas de trekking, fizemos um pausa para o almoço! E que almoço! rsrs um dos pontos fortes do curso é a alimentação! A Adriana cuida de toda logística e alimentação do pessoal, e capricha demais! Eu diria que só a hospedagem em Gonçalves, a vista e a alimentação já valem o investimento, e de brinde você ganha um curso de Trekking com o Cavallari! hahaha :D (Tá, já sofro bullying pelos amigos por dar uma ênfase especial no assunto de comida! rsrs).

    Na parte da tarde o foco foi na preparação da mochila e na navegação com mapa e bússola. Neste dia, no final da tarde, estava programado um Trekking com acampamento na Pedra Bonita que fica próximo ao refúgio. Curti muito essa parte do curso!

    No final da tarde, na saída para o acampamento, todos os alunos recebem um pequeno mapa da região e uma bússola para praticar a navegação. Muito Bacana!

    Outro ponto forte do curso é a diversidade de equipamentos que tivemos contato, entre as opções de camping por exemplo conhecemos vários tipos de barracas, sacos de bivaque e redes. Cada um escolheu o tipo de material que queria usar no acampamento, e eu aproveitei a oportunidade para fazer o acampamento com rede, algo que já é uma prática entre os amigos mas que ainda não tinha tido a oportunidade de testar. Achei bem legal pela leveza do equipamento e pelo conforto. Mas tive um pouco de dificuldade em pegar no sono por não estar acostumado a dormir de barriga para cima, por isso acredito que seja apenas uma questão de hábito. Para economia de peso em alguns casos, vale muito a pena considerar esse tipo de acampamento!

    Guilherme e Helô fizeram o camping de Bivaque, Rafael e Cauê de barraca e o Daniel também de rede! Isso foi legal pois no outro dia fizemos um bate-papo sobre os prós e contras de cada técnica.

    A trilha para o acampamento é bem tranquila, passando por alguns trechos de estrada de terra, pasto até entrar na mata que segue para o ponto de acampamento um pouco antes do cume. A noite caiu no trecho final da trilha e seguimos com as lanternas de cabeça até a área onde montamos o acampamento.

    Durante a noite fizemos um ataque ao mirante mais próximo, de onde podemos avistar parte do Vale do Paraíba e Sul de Minas. A noite estrelada estava um espetáculo e pude brincar um pouco com as fotos noturnas da Via Láctea.

    Pra fechar a noite o Guilherme preparou um jantar, ensinando algumas técnicas de cozinha e fogareiros! Preparou uma polenta com atum, azeitonas e queijo parmesão ralado, que segundo ele é melhor que a comida da Adriana no refúgio... Hahaha bom, não vamos contrariar o professor! :D

    Na manhã seguinte fizemos um café da manhã, desmontamos acampamento e seguimos para um ataque ao cume da Pedra Bonita. Uma vista sensacional em 360 graus das montanhas da região. O Cauê aproveitou o momento para registrar alguns depoimentos do pessoal sobre o curso e em seguida voltamos ao acampamento para pegar as mochilas e descer de volta ao refúgio para o restante do curso.

    Depois de mais algumas instruções pela manhã, fizemos uma pausa para o almoço. Na sequência o curso entra no tópico de primeiros socorros que trata de algumas situações de emergência. Um conhecimento muito importante para quem vai para a natureza! Entender que o ambiente outdoor não é Disneylândia e que as pessoas podem se acidentar é algo muito sério. Os primeiros socorros devem fazer parte da formação de quem pretende seguir esse estilo de vida!

    Conhecimento, preparo e equipamentos são a base de toda aventura, como se aprende no curso. No final da tarde nos despedimos de todos e seguimos de volta para casa, com uma parada linda em um mirante com vista para São Bento do Sapucaí!

    Agradeço muito ao Guilherme pelo convite e a Adriana pela hospitalidade com que nos recebeu em sua casa! Aos novos amigos Helô, Daniel, Rafael e Cauê pela parceria e troca de conhecimentos nesses dias.

    Recomendo muito o curso! Quem tiver a oportunidade e puder fazer esse investimento vai começar no trekking com o pé direito. Muito conhecimento, mais segurança e uma primeira experiência prática... fora o final de semana em um lugar lindo e com boa comida! (Tinha que terminar o relato falando em comida, claro! :D)

    Abraços galera!
    Até a próxima!

    Link com informações completas sobre o curso:
    http://www.kalapalo.com.br/index.php/cursos/trekking/

    Agenda de novas turmas:
    http://www.kalapalo.com.br/index.php/agenda/

    Contatos:
    KALAPALO EDITORA
    Guilherme Cavallari ou Adriana Braga

    vendas@kalapalo.com.br
    (035) 99939-3427
    (035) 99957-0606

    SKYPE: kalapalo_editora
    SKYPE: guilherme.cavallari

    Renan Cavichi
    Renan Cavichi

    Publicado em 10/09/2017 16:59

    Realizada de 25/08/2017 até 27/08/2017

    3 Participantes

    Guilherme Cavallari Helô Dewes Daniel Bispo

    Visualizações

    6361

    15 Comentários
    Fabio Fliess 14/09/2017 22:46

    Vamos combinar uma ida lá Renan????

    Renan Cavichi 18/09/2017 09:17

    Bora, quero legar a Ana pra conhecer as trilhas do Baú e da Ana Chata!

    Renan Cavichi 18/09/2017 09:17

    Ainda não fiz a trilha até a Ana Chata também!

    Guilherme Cavallari 18/09/2017 09:24

    Renan e Fabio, contem comigo para aventuras na região!!!

    Renan Cavichi 19/09/2017 18:04

    Legal Guilherme! Muito grato, entramos em contato sim quando estivermos na região!

    Daniel Bispo 22/10/2017 18:39

    Fala Renan, blz? Ficaram massa as fotos e o relato.

    Renan Cavichi 30/10/2017 11:24

    Fala Daniel! Oh o cara chegando aí! Bem-vindo! :D Valeu, tem umas fotos de vocês no álbum! Dá uma olhada! \m/

    1
    Bruno Negreiros 19/03/2020 12:02

    Muito irado!

    Renan Cavichi

    Renan Cavichi

    Caraguatatuba - SP

    Rox
    5524

    Apaixonado por atividades outdoor e aventuras. Explorar as belezas naturais do nosso mundo na companhia dos amigos é uma das minhas maiores felicidades.

    Mapa de Aventuras
    www.linkedin.com/in/renancavichi


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Bruno Negreiros, Dri @Drilify e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.