/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5431a3308f85f/adventure/5bf348ba5965e/5bf348ba5c7d7-2.jpg)
Pedra Furada | Parque Nacional do Itatiaia
Ataque de 6 km até o cume da Pedra Furada, uma das trilhas da parte alta do PNI, visual lindo do Vale do Paraíba e Sul de Minas Gerais.
Montañismo HikingNo feriado de 15 de novembro (Proclamação da República) reunimos velhos e novos amigos montanhistas para explorar algumas trilhas no Parque Nacional do Itatiaia.
A previsão fora da temporada de montanha não era das mais animadoras com possibilidade de chuvas em todos os dias. Resolvemos então fazer apenas ataques curtos na parte alta do parque para curtir a companhia dos amigos.
Ficamos hospedados na chácara da família do Gabriel Oliveira, um lugar encantador com muito verde, riacho e cachoeiras, onde fomos recebidos com muita hospitalidade.
O primeiro ataque do grupo foi na Pedra Furada, ainda no final da tarde do dia em que chegamos na região. Um destino inédito para mim.
A trilha começa um pouco antes do Posto Marcão (entrada do parque na parte alta), em um antigo hostel abandonado chamado Alsene, onde deixamos o carro e voltamos alguns metros pela estrada para começar a caminhada.
A entrada da trilha fica do lado direto onde encontra-se um guarde reio de estrada de metal. Dali são cerca de 3 km até o cume da Pedra Furada que logo se avista a noroeste (Segue o Tracklog).
A trilha é bem marcada e larga passando por alguns “túneis” de vegetação fechada. No final, a subida próxima ao cume fica íngreme, com algumas formações rochosas no caminho. Uma trilha relativamente fácil com um visual lindo.
Nosso amigo Thiago, popularmente conhecido como “Sereio” ou “Cozinheiro Explosivo” ganhou o novo apelido de “O Domador de Trolls”. rsrs
Segundo as antigas lendas da Terra Média, essas criaturas frequentavam o Itatiaia para observar presas que percorriam o grande Vale do Paraíba. Em uma posição privilegiada nas montanhas, observavam e planejavam sua investida durante a noite. De acordo com as escrituras, um desses Trolls adormeceu em uma noite de luar enquanto observava uma das cachoeiras a leste, depois de se fartar com espetinhos de lobos assados, salpicado com tarântulas e sapinhos coloridos. Na manhã seguinte foi pego desprevenido pelos raios de sol que o transformaram em pedra. - É verdade esse bilhete.
O tempo estava nublado, ameaçando algumas gotas de chuva, mas demos sorte ao chegar no cume. Durante vários momentos as cortinas de nuvens se abriram e tivemos o privilégio de admirar as belezas naturais das montanhas de Itatiaia.
É Cume! :) Foi uma satisfação trilhar com velhos e novos amigos. Agradeço a todos pela parceria.
Com mais um marcador no mapa de locais explorados, seguimos para a chácara do Gabriel e fechamos a noite com rodas de conversas, histórias de aventuras e boas cervejas. Prost!
Obrigado pela leitura e boas aventuras!
Relato irado, Renan!
Visual muito bonito! E se é fora do PNI não teve a burocracia de reservar e preencher papéis...
Valeu pessoal, obrigado! Que venham as próximas!
Sim Peter, gostei bastante dessa, não conhecia! Bem fácil o acesso, vale a pena colocar no roteiro ao visitar o PNI.
Talvez dê para acampar próximo a Pedra Furada, para receber uma visita noturna dos Trolls!
mais uma pra lista. hehe.
hahaha não deve ser muito bom receber essa visita Peter! Haha mas o lugar é bem massa pra um bivak
Vale a pena colocar essa na listinha Marcelo, visual lindo e trilha bem tranquila!