AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal

Trekking, Inteligências Múltiplas e Qualidade de Vida

    Uma reflexão sobre a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner e a prática de atividades outdoor como trekking e montanhismo.

    Renan Cavichi
    13/03/2020 11:57

    O trekking e o hiking, assim como outras modalidades de atividades outdoor, vem crescendo no Brasil e ganhando novos praticantes nos últimos anos. Mas qual seria a motivação para iniciar na modalidade e quais os benefícios que ela pode oferecer a longo prazo? Nesta matéria propõe-se uma reflexão sobre o desenvolvimento de inteligências relacionadas com a prática de trekking assim como o seu impacto na qualidade de vida.

    Em um estudo realizado pelo psicólogo Howard Gardner da Universidade de Harvard sobre a inteligência humana, foram identificadas e definidas nove inteligências distintas:

    • Corporal-Cinestésica;
    • Interpessoal;
    • Intrapessoal;
    • Espacial
    • Naturalista;
    • Existencial;
    • Musical;
    • Lógico-Matemática; e
    • Linguística.

    De acordo com a pesquisa, as predisposições genéticas têm influência nas inteligências. No entanto, ao longo da vida, as experiências vividas por cada individuo contribuem para o desenvolvimento dessas inteligências. Gardner destaca o período da infância em que os desenvolvimentos das capacidades são potencializados, criando janelas de oportunidades.

    Traçando uma relação desse estudo com o trekking, modalidade conhecida como a prática de caminhadas em ambientes naturais, normalmente envolvendo acampamentos, podemos supor que algumas das inteligências podem ser desenvolvidas com sua prática e alguns dos aspectos da qualidade de vida em que ela contribui:

    Inteligência Corporal-Cinestésica

    A inteligência corporal-sinestésica é definida como a capacidade de controlar os movimentos corporais e está relacionada a consciência corporal para resolução de problemas.

    A caminhada por diversos ambientes naturais propicia uma série de diferentes obstáculos como montanhas, matas, litorais e etc. ao realizar estes percursos com uma mochila nas costas é notável que o equilíbrio e um controle corporal são desenvolvidos ao longo do tempo.

    Ao mesmo tempo, por ser uma atividade física intensa podemos associar sua prática periódica com um ganho de aptidão física de resistência e força que contribuem diretamente para qualidade de vida.

    Além disso, os praticantes procuram manter um treinamento e preparo físico durante sua rotina para estarem preparados para o próximo desafio, gerando assim uma motivação extra para manter o condicionamento físico.

    Inteligência Interpessoal

    A inteligência interpessoal está associada a capacidade de se relacionar com os outros, envolve o contato humano, o trabalho em equipe e a comunicação.

    O trekking é realizado em ambientes naturais, muitas vezes distantes e selvagens. Podemos observar que nessas condições desenvolve-se naturalmente um senso de colaboração e companheirismo entre as pessoas do grupo. Ao mesmo tempo essa experiência expõe os indivíduos há um exercício de percepção dos sentimentos do próximo, como o estado emocional, os medos e as limitações.

    Quem já teve a oportunidade de participar de um trekking em grupo e de superar em equipe um desafio, sabe como são desenvolvidas fortes relações de amizade. Essas relações sociais podem contribuir para a qualidade de vida uma vez que criam uma identidade em comum, gerando inspiração para continuidade da prática outdoor.

    Inteligência Intrapessoal

    Essa inteligência é compreendida como a capacidade de perceber seus próprios sentimentos, motivações e desejos. Ela envolve a autorreflexão e a compreensão de si mesmo.

    Durante uma caminhada é perceptível que o indivíduo se encontre em um momento de autorreflexão. Os ambientes naturais por sua vez propiciam um ambiente relaxante para meditação. Muitas vezes os desafios do percurso expõem os praticantes aos seus limites físicos e emocionais e estes por sua vez podem desenvolver uma melhor percepção de si próprios.

    O equilíbrio emocional e o autoconhecimento são aspectos da vida cotidiana que, se desenvolvidos podem melhorar a qualidade de vida, principalmente preparando as pessoas para lidar com situações estressantes ou desafiadoras.

    Inteligência Espacial

    A inteligência espacial está relacionada a habilidade de observar o mundo, interpretar e reconhecer o posicionamento e movimentação de objetos.

    No trekking é essencial para segurança a capacidade de leitura de mapas para traçar rotas, criar planejamentos e planos de fuga em caso de situações de emergência. A navegação em ambientes naturais faz parte das habilidades que um aventureiro deve desenvolver.

    Essa habilidade pode contribuir em aspectos da vida cotidiana relacionados ao deslocamento, percepção de sua posição em relação a outros pontos de referência, minimização de tempo de percurso, assim como pode evitar situações de risco por erro de trajeto.

    Inteligência Naturalista

    A inteligência naturalista está associada à capacidade de compreender a natureza, distinguir e identificar diferentes tipos de plantas, animais e condições climáticas. Essa inteligência envolve a capacidade de percepção da importância da diversidade e equilíbrio ambiental, em um mundo cada vez mais degradado.

    A imersão em ambientes naturais amplia a percepção da relação do homem com o todo, ao longo dos anos é perceptível nos praticantes o desenvolvimento de uma paixão pelos ambientes naturais e consequentemente uma consciência real de preservação.

    Existe uma relação direta do ambiente com a nossa qualidade de vida, pois o clima pode criar condições de vida agradáveis ou inóspitas, estressantes ou relaxantes. Desenvolver essa percepção e consciência de preservação dentro de quatro paredes de cimento de um apartamento é uma tarefa difícil.

    Inteligência Existencial

    A inteligência existencial é definida como a capacidade de desenvolver e analisar aspectos relacionados a existência, envolvendo questões como o sentido da vida, morte, quem somos nós e etc.

    Como citado anteriormente, a pratica de trekking nos coloca em contato direto com os ambientes naturais selvagens, onde não existe nenhuma influência sociocultural ou dogma. Essa exposição a natureza mais primitiva, nos permitem uma releitura de nossa existência baseada em nossa própria observação da natureza. Observar o mundo do alto de uma montanha, perceber-se parte de um todo, tendo influência e sendo influenciado por ele, pode conduzir a um estilo de vida menos egocêntrico.

    Em geral os praticantes de trekking e outras modalidades outdoor procuram respeitar os demais seres. Eles desenvolvem a capacidade de perceber e selecionar influências saudáveis para seu estilo de vida, assim como compreendem a responsabilidade por suas ações, buscando um estilo de vida de simplicidade e equilíbrio que preza pela paz e plenitude.

    As reflexões relatadas nessa matéria se baseiam na minha percepção e prática de trekking durante dez anos, assim como no estilo de vida de amigos e outros praticantes.

    Pela minha observação o desenvolvimento das inteligências: Musical, Lógico-Matemática e Linguística são menos evidentes na prática do trekking.

    Obrigado pela leitura e boas aventuras!

    4 Comentários
    Bruno Negreiros 16/03/2020 21:47

    Muito legal o texto, Renan. Eu estava conversando exatamente sobre algo do tipo esse fds com minha namorada. Ótima leitura. Ideal pra organizar as ideias e os campos de aprendizado.

    Muito bom texto, perfeita a relação entre as múltiplas inteligências de Gardner e o trekking, isso ajuda a compreensão sobre a relação das actividades outdoor e a educação como estímulo as multiplas aprendizagens . Parabéns!

    Alex Souza 08/05/2020 18:28

    Muito interessante Renan! Gostei.

    Renan Cavichi 25/05/2020 13:14

    Valeu pessoal, trabalhar com esse tema na minha monografia me fez enxergar as pessoas e nossas habilidades de uma outra forma. Me ajudou muito como professor. Recomendo muito a leitura do trabalho do Gardner!

    Renan Cavichi

    Renan Cavichi

    Caraguatatuba - SP

    Rox
    5521

    Apaixonado por atividades outdoor e aventuras. Explorar as belezas naturais do nosso mundo na companhia dos amigos é uma das minhas maiores felicidades.

    Mapa de Aventuras
    www.linkedin.com/in/renancavichi


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Renan Cavichi, Fabio Fliess e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.