Renato Olmos 28/04/2021 20:16
    Travessia Sepituba x Bonete - Ilhabela

Travessia realizada como nosso pre adventure da Nattrip antes do evento anual do AbetaSummit, desta vez na Ilhabela.

Trekking Montanhismo

Travessia realizada em agosto/2019 como nosso "pre adventure" https://www.nattrip.com.br/ do http://abetasummit.com.br/, encontro anual do trade nacional de turismo de aventura para fomentar o turismo na região sede e conectar operadores de turismo do Brasil todo, desta vez realizado na Ilhabela.

Participou desta aventura os companheiros de realizadores de sonhos Vinícius Viegas (Banjo) e Juliana Santiago, presidente Abeta/Nattrip e Guia Líder Nattrip respectivamente.

Começamos nosso pre adventure de noite em Sepituba, sul da Ilhabela, estacionando o carro no Estacionamento Zé da Sepituba que fica no final da rua à direta, não tem muito erro. Leve dinheiro pois não aceitam cartão e também não é dos estacionamentos mais baratos, mas é a única opção.

Iniciamos a caminhada que segue por uma trilha muito larga (já foi estrada) e alguns trechos pavimentada com pedras.

Não utilizamos GPS ou tracklogs mas anexei um bom que localizei do Otavio Neto no Wikiloc

Seguimos a trilha de aproximadamente 12km e 650m de altimetria acumulada tentando acompanhar o ritmo da Ju que só ia andando esperando a gente sem uma gota de suor, enquanto eu e Banjo... rs.

Esta trilha por ser uma antiga estrada é de navegação bem simples e óbvia, no único momento que tivemos alguma dúvida havia setas para auxiliar. O que mais vai ter durante a trilha são pontos de água e pernilongos rs então 1 litro, 1,5l dá conta.

Durante a caminhada a atração principal são as cachoeiras enormes e suas pontes que ajudaram muito, antigamente sem as pontes era bem mais arriscado pela força que as águas tem. As principais cachoeiras que atravessamos foi a do Areado, Laje e Saquinho. Outras eu não lembro o nome..

Chegamos na mirante para a praia do Bonete já avistando lanternas de cabeça lá longe na praia, que estavam aguardando para nos recepcionar.

Finalmente chegando na famosa, bela e CAIÇARA Praia do Bonete!! Fomos calorosamente recebidos pelo casal amigo da Ju: Fernando, caiçara nascido e criado no Bonete e sua companheira Camila, descendente indígena dos habitantes de São Sebastião. Casal que vive com muita simplicidade e em comunhão com a natureza, em que podemos em curto período trocar muitas ideias. Montamos nossa barraca no jardim deles e fizemos nossa merecida refeição.

Uma sugestão para quem quiser um pouco de conforto e não precisar de barraca e sistema de dormir é ficar no https://hosteldavilailhabela.com.br/vila-bonete/, eles tem várias opções de pernoite e mandam bem demais! Eles também tem unidade no centro histórico da Ilhabela e foi o hostel mais incrível que já me hospedei, você pode dormir em casa na árvore, glamping, tipis, domos, veleiro ou kombi (sim, isso mesmo rs). Só falar que foram recomendados pela Nattrip que terão uma recepção especial rs

No dia seguinte, relaxamos um pouco e retornamos pela mesma trilha de volta ao centro histórico da Ilhabela para o AbetaSummit.

Recolha seu lixo e leve de volta para o centro. Pratique o mínimo impacto!