AventureBoxExplore
Create your account

Estamos iniciando uma década decisiva para o nosso presente e futuro na Terra. É nesta década que precisamos estabilizar a temperatura do planeta para minimizar os efeitos já danosos das mudanças climáticas, e evitar o "ponto de não retorno" da Amazônia. É também a década prevista para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E, por fim, a década estabelecida pelo Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) para prevenir, interromper e reverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e nos oceanos - a Década da Restauração.

Eu Montanhista Freddy Duclerc apresento o Podcast Reset Humano Episódio número #60 da 2ª temporada em 2021! Minha Convidada é a Cientista Dra Clau Lizieri www.clizieri.com.br , com vários trabalhos científicos no Brasil e fora do Brasil, entre eles na Antártida. Dia 05 de Junho foi o Dia Mundial do Meio Ambiente que foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972 com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o “Ambiente Humano”. Hoje 05 de Junho é O Dia Mundial do Meio Ambiente que foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972 com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o “Ambiente Humano”.

A Terra é um corpo que desde sua formação vem tentando perder calor para o espaço. As erupções vulcânicas e outros fenômenos como os gêiseres são testemunhas da enorme panela de pressão que vem resfriando há bilhões de anos. Até determinado momento, o calor interno do planeta era alto demais para que as placas tectônicas, seu revestimento externo, mergulhassem no manto terrestre a um ângulo grande a ponto de causar o soerguimento da superfície a alturas como a dos Himalaias, de até 8 mil metros.

Há 600 milhões de anos, no entanto, a Terra resfriou o suficiente para que as placas pudessem afundar de forma quase vertical no manto subjacente. Este mergulho causou um rebote isostático da placa superior, que começou a se elevar a alturas nunca antes atingidas na história da Terra. Este é um exemplo de como tudo, em nosso planeta, se conecta. Seus processos internos fornecem as condições para que animais complexos como o ser humano vivam em sua superfície.

Devemos cuidar para não haver alterações que acabem por destruir o delicado equilíbrio entre forças externas e internas, construído em bilhões de anos de passos lentos e firmes. Existem evidências de formas de vida simples – como por exemplo as bactérias – quase tão antigas quanto o planeta, que tem cerca de 4,5 bilhões de anos. A descoberta de vestígios desses microrganismos pode sugerir que os elementos capazes de dar origem à vida aqui na Terra sejam comuns no universo, uma vez que durante a formação do planeta e do sistema solar eles já estavam disponíveis.

Organismos mais complexos, porém, como os animais que conhecemos hoje, surgiram há meros 600 milhões de anos, aproximadamente. Foi nessa época que se formou a primeira cadeia de montanhas parecida com os atuais Himalaias, resultado da colisão entre placas tectônicas.

Ciência é Fundamental!
Freddy Duclerc - Whatsapp +55 11 98165 0990
Projeto Reset Humano

Fonte: Fabrício Caxito

RESET HUMANO

RESET HUMANO

Brasil

Rox
417

RESET HUMANO visa desenvolver o ser humano junto a natureza. Podcast ouvido em 29 países, valorizando montanhismo brasileiro. Whatsapp +55 11 98165 0990 (Freddy Duclerc)

podcastresethumano.com.br/

15 Posts

See More

1249 Following