AventureBoxExplore
Create your account
O puma

O puma

Encontro com um puma no Parque Nacional Patagonia, Chile

Quando cheguei no Camping Casa de Piedra, no sul do Parque Nacional Patagonia, Chile, estacionei o carro e atravessei a ponte de pedestres que leva para a área de camping. Ainda sobre a ponte, vi que havia um grupo de 5 ou 6 pessoas no fim do gramado, do meu lado direito, todas olhando fixamente para o mato, do lado esquerdo. Fui até elas e me falaram que um puma estava indo para a ponte mas, quando me viu, entrou no mato.

Eu já havia perdido a chance de ver um puma alguns meses antes, em Torres del Paine, e não poderia perder de novo, então atravessei mais uma vez a ponte e fui para a beira do rio na direção de onde falaram que o puma havia seguido. Depois de uns 20 minutos e nada de puma, voltei para a área de camping e as pessoas continuavam no mesmo local. Fui novamente até elas e disseram “quando você foi pro outro lado do rio ele saiu do mato e está deitado ali”.

Finalmente, um puma! Só que ele estava a uns 50 metros e o sol estava se pondo. Eu não tinha uma lente longa o suficiente para fotografá-lo com essa distância e condição de luz, então resolvi me aproximar usando uma pequena árvore que havia no gramado para caminhar escondido atrás dela. Quando cheguei na árvore, dei alguns passos pra direita, o puma levantou a cabeça e ficou me olhando fixamente (foto 1). Quando deitou a cabeça, comecei a me aproximar bem lentamente mas ele levantou a bunda e ficou na posição que os gatos domésticos fazem quando estão prestes a sair correndo para pegar um brinquedo. Só que não era um gato doméstico e eu não queria virar brinquedo de puma, então fiquei estático até ele deitar novamente (foto 2) e ficamos nos olhando por uns 20 minutos, separados por uns 20 ou 25 metros, até que, já de noite, ele finalmente atravessou a ponte que eu havia bloqueado e foi caçar seu jantar.

Quer ver mais fotos do livro As Mais Belas Trilhas da Patagônia? Então clique aqui https://ricardoferes.com/trilhas-patagonia/

Ricardo Feres
Ricardo Feres

Published on 04/09/2021 07:51

Performed on 01/05/2020

Views

104

4
Paula @mochilaosabatico
Paula @mochilaosabatico 04/09/2021 10:18

Caraca! Um puma! Sensacional!

Fabio Fliess
Fabio Fliess 04/10/2021 12:12

Sensacional Ricardo!!!

Patrícia Valente
Patrícia Valente 04/11/2021 18:40

👏👏👏

Ana Retore
Ana Retore 04/28/2021 09:03

Que incrível!!! 👏🏻

Ricardo Feres

Ricardo Feres

São Paulo

Rox
25

Fotógrafo de natureza e autor do livro As Mais Belas Trilhas da Patagônia

Adventures Map
ricardoferes.com/trilhas-patagonia/

61 Following