AventureBoxExplore
Create your account
Prateleiras - Via Subterrânea

Prateleiras - Via Subterrânea

Incrivel via que corta praticamente todo maciço das Prateleiras no PNI, passando por "debaixo" dos grandes blocos de Pedra.

Climb Mountaineering

Mais uma aventura que pouquissímas pessoas já realizaram. Trata-se de uma via que passa praticamente por "dentro" do Maciço das Prateleiras no Parque Nacional do Itatiaia conhecida como "Subterrânea". Tem seu início próximo a Via Portal do Sol e seu final na Via Sul debaixo da Pedra do Elefante.

No dia 14/07/17, eu, meu irmão Ricardo Câmara e nossos amigos Patrick Bueno e Vitor Nunes, nos juntamos para tentar fazer essa Via. Sabíamos que não seria fácil pois se tratava de uma via com poucas marcações, com lugares apertados e escuros, de difícil orientação e que exigiria um bom preparo físico. Depois de pegar alguns "Betas" da via, partimos para o desafio.

Logo que chegamos na Pedra da Tartaruga, pegamos a trilha para a Via Portal do sol, já conhecida pois eu a escalei em 2016, então chegamos rapidamente na entrada da Subterrânea. Já se tratava de uma chaminé descendo, de uns 10m de altura...rs. Ali já é um teste para saber quem tem coração para seguir a diante ou desistir. Juro que ali, principalmente para quem não tá acostumado, é punk... Eu tomei a dianteira e comecei a descer a chaminé em diagonal até chegar ao chão. Meu irmão veio logo atrás de mim, enquanto o Patrick e o Vitor tentavam achar outra maneira para descer. Tínhamos a opção de usar a corda que estávamos levando, mas eles encontraram uma saída mais em baixo que reduziu essa chaminé para a metade da altura....rs

Descendo a Chaminé a gente se deparava com um grande corredor de aproximadamente um metro de largura sendo que no final ia se afunilando e com paredes gigantes que subiam por uns 30m. No final desse corredor encontramos uma coisa muito estranha e sinistra ao mesmo tempo. Uma foto de um casal em um tipo de altar. Não sei porque, como, quem, quando...rs... Perguntei ao pessoal que já havia feito essa via e todos disseram que sempre esteve lá essa foto... Nesse ponto, no final do corredor, tínhamos 3 caminhos, em frente, onde estava o altar e a foto, lado direito esquerdo. Mas depois de alguns minutos ali dentro meu irmão perdeu a orientação e falou que o nosso caminho para seguir a via era o caminho de onde viemos. Isso mesmo. Ele falou que era para continuarmos pelo caminho que chegamos. Eu falei: "Foi por esse caminho que viemos" e depois de alguns segundos ele concordou e então pegamos o caminho a esquerda que nos levava a um outro corredor gigante, bem mais largo e alto que o outro. Estávamos maravilhados com a beleza do local. Passamos por alguns locais com um certo grau técnico de entalamento de corpo e chaminé até chegar no fundo desse corredor. Continuamos caminhando, passando por algumas pedras curiosas mas teve uma dessas pedras que era do tamanho de um porta malas de um carro médio, que estava entalada entre as duas paredes e a uns 80cm do chão. Passei primeiro por cima, meu irmão e o Patrick vieram em seguida, passando por cima também e por ultimo veio o Vitor que decidiu seguir o mesmo caminho. Quando ele segurou com as duas mão na pedra para poder subir em cima dela e quando fez força, a pedra desencaixou e caiu, por pouco não desceu em cima dele. Tomamos um susto tremendo e logo lembramos do filme 127 Horas...rs quem não viu veja... vale a pena.Depois desse susto chegamos em mais um outro corredor onde andamos por cima de várias pedras e continuamos descendo, chegando no final desse outro corredor.

Depois desse corredor chegamos em um local com alguns musgos e vegetação terrestre bem sensível. Continuamos andando cuidadosamente e mesmo assim enfiei meu pé numa vegetação que afundou, mas nada demais....rs. Entramos depois em um labirinto de buracos onde demoramos um pouco para achar o caminho. Fizemos uma pequena chaminé e conseguimos evoluir no caminho.Depois desse ponto começamos a ver mais a luz externa e os blocos de pedras eram mais espaçados. Em um determinado momento fomos totalmente para o lado sul das Prateleiras. Onde conseguimos avistar o Vale do Paraíba e Serra do Mar.Caminhando um pouco mais entre as pedras percebemos que estávamos próximos da Via Sul das Prateleiras. Não foi moleza não, em muitos momentos me senti nascendo de dentro da pedra....kkkk, alguns deles tive até que ser ajudado pois os locais que passávamos eram extremamente apertados. Depois que terminamos a Subterrânea seguimos para o cume pela Via Sul. Foi um dia sensacional, cheio de arranhões e de muita superação.

Agradeço a companhia do meu irmão Ricardo, parceiro de hoje e sempre, e meu amigos Patrick e Vitor.

Essa ainda não repeti até a data de hoje, 18/04/19, mas está na lista.

Segue meu contato 24 988418212

Roberto Soares (Amigos da Montanha)

https://www.instagram.com/amigosdamontanhapni/

http://www.amigosdamontanha.com.br/

https://www.instagram.com/parquenacionaldoitatiaiaamigos/

https://www.youtube.com/channel/UClrZNBgJ1FVYmUyBM50zgzA

Roberto Soares
Roberto Soares

Published on 04/18/2019 16:16

Performed on 07/14/2017

Views

1241

5
Renan Cavichi
Renan Cavichi 04/24/2019 08:44

Que massa Roberto! Só os "Lado B" do PNI, rsrs, vou querer fazer essas aí contigo! Vamos ver se rola uma voltando de viagem em agosto!

Roberto Soares
Roberto Soares 04/25/2019 23:36

Show camarada... vamos agendar uma dessas

Jobson Pereira
Jobson Pereira 05/02/2019 19:16

Top Roberto!

Roberto Soares
Roberto Soares 05/03/2019 22:23

Vlw Jobson... tmj

Orlando Ferrer
Orlando Ferrer 05/26/2019 21:37

Que legal, uma das trilhas mais interessantes no pni que já vi, mistura gruta com montanha!