Rocha 16/11/2019 19:15
    Mochilão: Bolívia e Peru

O plano era fazer Bolívia, Chile e Peru, mas essa aventura nos surpreendeu em todos os sentidos! Veja aí..

Hiking

BOLÍVIA

Chegamos em na capital econômica da Bolívia, em Santa Cruz de La Sierra, fomos a Sucre, depois Uyuni. Ao cehgar lá o plano parecia simples, fazer um tour de três dias descendo o deserto 🏜 e depois pegar um transfer na fronteira com o Chile para San Pedro do Atacama. Antes da viagem pesquisamos e planejamos muito, percebemos que muitas pessoas fazem isso todos os dias e acreditamos que não teríamos problemas.

No primeiro dia, com exceção da chuva de manhã estava tudo certo, depois o sol apareceu e umas das paradas mais interessantes desse mochilão foi o Salar de Uyuni. Onde conseguimos encontrá-lo em uma excelente época; com sol e alagado.

Logo no começo do segundo dia tudo começou a dar errado. Até que durante o caminho começa a cair neve e o nosso guia/motorista nos alerta; “se nevar muito vai tampar o caminho e não vai dar para seguir viagem”.

Depois de muitas horas na Estrada, após o aviso do guia não demorou para que a situação piorasse. Muita neve! ❄️ .
    Ao manobrar a caminhonete para retornarmos quase que atolamos (por um minuto o pior vem a cabeça!). Retornamos até fugir da neve, encontramos um pequeno vilarejo onde nós 8 pessoas buscavam por abrigo, comida e gasolina. O que não foi uma tarefa nada fácil, mas tudo foi superado com muito bom humor.
    Ao encontrar um local, o desafio passou a ser “o que fazer para comer?”. Tínhamos no grupo três brasileiros 🇧🇷, dois espanhóis 🇪🇸, um francês 🇫🇷, um italiano 🇮🇹 e um boliviano 🇧🇴.
    No final das contas tudo ficou bem, comemos muito bem nesta noite, a agência devolveu parte do nosso dinheiro, fizemos amigos, passamos por varias aventuras, mas tudo aquilo que havíamos planejado para 30 dias de viagem, precisou ser descartado e pensar o que fazer a partir daquele momento.

Fomos então à La Paz, de lá pegamos outro onibus para Puno no Peru.

PERU

Com a exclusão do Chile 🇨🇱 do roteiro, o jeito era ir direto ao Peru 🇵🇪.

Fomos para Arequipa - e que cidade boa! - e ficamos até mais do que o planejado. Conhecemos vários monunmentos históricos, fizemos walking tours para conhecer a cidade ficamos por lá descansando e curtindo a cidade. Depois seguimos viagem.

Quando chegamos em Cusco muitas pessoas nos avisaram de uma manifestação que estava para acontecer e que, provavelmente, estradas seriam bloqueadas. Mesmo assim arriscamos e seguimos para nosso destino; Machu Picchu.

Pelo caminho encontramos vários bloqueios, depois de desvios e mais desvios, uma viagem que demoraria 6h, demorou mais de 10h. Quando achávamos que nada mais atrapalharia, um deslizamento de terra surpreende impedindo a passagem. Demos um jeito e conseguimos transpor mais um desafio.
    No retorno, não havia mais bloqueio por manifestação, o bloqueio agora foi outro. Um viaduto inteiro desmoronou, provavelmente muito perto da gente, pois éramos o terceiro carro da fila. E aí, esperamos horas até que instalassem uma ponte provisória.

Como bons mochileros seguimos apé a trilha de Santa Tereza até Agua Calientes (Machu Picchu Pueblo) e depois também fizemos apé todo o trajeto para subir e descer até as ruínas (morremos nesse mas agora passamos bem).

Não é atoa que Machu Picchu é uma das 7 Maravilhas do Mundo. A sensação de estar lá, de conhecer a história da América latina, a história do mundo, é tudo indescritível.
    E, bem ou mal, todos os desafios ajudaram a dar um gosto mais do que especial para um lugar que já é em si, único.

Nessa viagem de quase 30 dias, passamos por muitos pontos turísticos entre eles:

- Salar de Uyni

- Cemitério de Trens de Uyuni

- Laguna Cañapas

- Lhamas, Alpacas, Flamingos, Condores, Falcões,

- Puno

- Arequipa

- Cusco

- Bebemos Pisco, Inkacola

- Tomamos chá de coca, mascamos coca

- Conehcemos a Neve

- Copacabana

- Isla del sol e Isla de la Luna

- Tiwanaku

Por fim, o dinheiro acabou quase que por completo! Mas voltamos à Bolívia pois nosso vôo saí de lá, encontramos no #CouchSurfing uma Brasileira que nos ofereceu a casa dela até esperar uns 4 dias até pegar nosso Vôo. E aqui estamos!

Rocha

Publicado em 16/11/2019 19:15

Realizada de 29/01/2019 até 24/02/2019

Rocha

Cachoeira Paulista - SP

Sou do Vale do Paraíba interior de SP, se você for aqui da região, bora fazer uma trip? Segue lá: @is.rocha_

www.facebook.com/rocha.israell

Peter Tofte, Dri @Drilify e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.