AventureBoxExplore
Create your account
Rocha 06/03/2018 14:29
Passa Quatro - Pedra da Mina

Passa Quatro - Pedra da Mina

Pedra da mina, 3 pessoas, sem guia, saindo do payolinho/ fazenda Serra. 4° pico mais alto do Brasil.

Trekking Mountaineering

Aviso para quem quer ir:

- Leve uma barraca boa! (lá venta muito, um colega levou uma barraca de praia e ela quebrou/ tivemos que dormir 3 pessoas + mochilas, dentro de uma barraca para 2!)

- Fomos no total em 3 pessoas. e sem guia.

- Saímos de Cachoeira Paulista (SP) pela dutra sentido Rio de Janeiro > pegamos a entrada para Cruzeiro (SP) e Sul de Minas e seguimos nela até chegar em Passa Quatro (MG) - Todo esse trajeto levou cercade 1h; a partir da estrada de terra levamos mais 1h (2h no total).

- Quando voce chegar a Passa Quatro, à sua esquerda haverá a entrada da cidade; pela direita terá o caminho para chegar na Fazendo Serra Fina (ou paylinho, como alguns conhecem). Entrando então a sua direita e seguindo reto, logo verá uma entrada de terra a sua esquerda, pegue e siga nela. (tem placas pelo caminho é difícil se perder) ---- a estrada é muito esburacada, fui em um Ford Fiesta, carro de passeio, forcei um pouco mas o carro até que subiu sem grandes problemas.

- Chegando lá você não encontrar nenhum tipo de portão. É só entrar estacionar e provavelmente, uma senhora irá aparecer, pedirá que anote seu nome e cidade em um caderninho, e que faça o pagamento de 20 reais, referente ao valor do estacionamento.

- Despois disso é só se preparar para a subida.

/

- Nós chegamos lá as 4:30h da manhã e as 5h começamos a trilha. Chegamos ao cume +/- às 12h. Fomos uns dos primeiros, porém já tinham barracas montadas. Cerca de 20mim depois que chegamos ao cume, o lugar começou a encher de barracas e ficou sem local para todos, ao passo que alguns precisaram descer e montar barraca um pouco mais abaixo do cume.

- No cominho você irá atravessar dois rios, depois deles você encontrar uma especie de uma mina de água, neste terceiro caso ouvi relatos de que a água era potável, nós tomamos, abastecemos nossas garrafas e estamos bem! rsrs

Duas dicas para fazer uma trip sem guia:

1ª- Escolha a época apropriada

Se for fazer uma trip escolha os perídodo de maio a julho, que costumam ser mais secos, com menos probabilidade de chuva. Esses período também fazem com que os locais encham bastante, e isso é bom porque você sempre terá alguem para se basear ou pedir ajudar. O lado ruim é que você precisa chegar cedo para encontrar um bom lugar para acampar. Mas as vantagens superam as desvantagens.

2ª- Observe as marcações nas árvores e nas pedras

Faça as trinhas com calma, sem pressa, a final se você quiser chegar logo, vá praticar corrida de montanha. Observe as marcações (marcas de facão, fitas amarradas ou quadradinhos refletores de luz, ambos pegrados nas ávores) isso ajudo muito em saber se você está na trilha correta.

Obvismente se você tiver grana pra pagar um gui, é muito mais recomendado, o mesmo vale caso esteja inseguro ou se não conhece nada de trilha, sobrevivência e etc. Eu já servi o exército, tenho alguma experiência com sobrevivência então eu me arrisco.

Um lado negativo de ter um guia é que, muitos deles não acompanham seu ritmo, geralmente vai muito mais rápido e literalmente se esquecem pra trás. (Não sao todos, mas já vi muitos casos assim). Então, avalie direitinho é boa Trip! Nos vemos no topo.

Rocha
Rocha

Published on 06/03/2018 14:29

Performed from 06/01/2018 to 06/02/2018

Views

1610

Rocha

Rocha

Cachoeira Paulista - SP

Rox
157

Sou do Vale do Paraíba interior de SP, se você for aqui da região, bora fazer uma trip? Segue lá: @is.rocha_

Adventures Map
www.facebook.com/rocha.israell

142 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Renan Cavichi, Dri @Drilify and 405 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Peter Tofte, Bruno Negreiros and 156 others support the Together page.