Rodrigo Cesar L Moreira 25/04/2016 16:46
    Pico das Agulhas Negras

Minha terceira vez Pico das Agulhas Negras com temperatura de inicio -4ºC.

Saimos por volta de 5 horas da manhã de Resende rumo a portaria do PNI, por volta de 6:30 da manhã estavamos na Garganta do Registro, ultimo local com restaurantes e banheiros sendo que o banheiro do abrigo rebouça estava em manutenção a partir dai pegamos a estrada de terra que leva até a entrada do parque, infelizmente como a previsão de tempo era para bastante frio e dia limpo chegamos la e o limite de carros que pode entrar já tinha sido atingida então tivemos que aumentar a trilha por mais 3km (da portaria até o inicio da trilha) , depois de preenchermos a ficha de entrada no parque partimos em direção ao cume e já dava para notar que teriamos algo contra nós, grande número de pessoas nesse dia no parque, mas tudo ocorreu bem até na primera parte que se utiliza corda onde encontramos com um grupo de mais de 20 pessoas (muitos ficando pelo caminho) e pessoas sem experiencia assim atrasando um pouco mais. No primeiro momento resolvermos aguarda o grupo mas notamos que estavam demorando de mais esticamos nossa corda em um local alternativo assim conseguimos alcançar o cume com cerca de 5 horas de caminhada e encerramos na entrada do parque depois da descida por volta das 17 horas.

A trilha considerada médio-difícil, requer principalmente preparo físico do montanhista, pelo menos uma pessoa com habilidade em escalada, não levar mochila pesada e existe um ponto para pegar agua (recomendo uso de clorin) e disposição para ter belas paisagens.

Sou do sul do RJ, na região do PNI e Parque Nacional da Bocaina, quem quiser conhecer montanhas ou travessias por aqui e quiser dicas pode mandar mensagem, mando fotos e podemos marca de ir junto. Lembrando não sou guia, só procuro ajudar e conhecer gente nova pois é disso que faz nosso estilo de vida melhor, boas trips e nos encontramos nas montanhas.

Rodrigo Cesar L Moreira

Porto Real - RJ

Montanhista, ciclista, caçador de emoção, adoro saltos.