Case Aquino 25/10/2016 13:40
    5 Cumes em 1 Final de semana - PNI

1 final de semana no Parque Nacional de Itatiaia, 30 km de caminhada, 5 cumes e muitas risadas.

Trekking Montanhismo

No final de semana 22-23 de Outubro de 2016 Roots e Trilhadeiros foram visitar o PNI, esse que é o primeiro parque Nacional criado em 1937 situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território.

Saímos da estação Tatuapé em São Paulo aproximadamente a 01 horas da manhã de sábado, com uma parada para descançar e abastecer as barrigas, chegamos no parque as 06 horas da manhã e aguardamos por quase uma hora a abertura do mesmo.

(Barracas montadas no camping do PNI.)

Nosso plano era de realizar aproximadamente 20 km de caminhada no Sábado e mais 10 km no Domingo na parte da manhã, pra isso primeiramente montamos acampamento logo ao chegar para que pudessemos realizar a caminhada mais leves e rápidos.

Todos prontos era hora de começar o dia que ameaçava garoar, para nossa alegria ficou só na ameaça mesmo, o clima por hora limpava um pouco para podermos apreciar as belezas do parque, e outras fechava mas em nenhum momento chegou a cair um gota.

Nosso primeiro cume a ser alcançado foi o do Altar.

Em um dos momentos de muita névoa, nossa visibilidade era bem limitada.

Com o primeiro cume alcançado era hora de partir e ir em busca do segundo, agora o objetivo era Os Ovos da Galinha.

Tempo bem imprevisivel e agora já um Sol bem tímido nos honrava com sua presença.

Na subida para o Sino o tempo já havia virado novamente, nessas horas já haviam pessoas no nosso grupo que acreditavam que a névoa estava nos seguindo durante a caminhada.

Alcançados os 3 cumes planejados para o Sábado era hora de voltar para o acampamento mas não sem antes dar uma passadinha pela cachoeira do Aiuruoca, inlifezmente com o tempo tão gelado foram poucos os corajosos que decidiram se molhar.

Para nosso espanto lá pelas duas horas da manhã do Domingo o tempo limpou e pudemos apreciar as estrelas e a chuva de meoteoros que viria a acontecer.

(Seu moço do disco voador me leve com você pra onde você for)

Levantamos as 06 do Domingo, era hora de tomar um café da manhã reforçado, desmontar acampamento e se preparar para subir os dois cumes que faltavam.

Continuando com o tempo bom que começou durante a madrugada o dia prometia um Sol forte.

(Subida para o Couto)

Sem muita novidade alcançamos o cume do Couto em pouco mais de uma hora.

Na volta ainda subimos o morro da Antena e com isso concluimos nossa missão do final de semana.

Agora era a hora chata de voltar pra São Paulo.