AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Case Aquino 28/10/2016 08:35
    Ponte Férrea de Mairinque - Rapel

    Ponte Férrea de Mairinque - Rapel

    Rapel de 47 metros na ponte férrea de Mairinque

    Rapel

    Fazia tempo que alguns amigos queriam ir conhecer a ponte férrea de Maiirinque então no primeiro dia do mês de outubro fomos até lá para acabar com essa vontade.

    Saímos de alguma estação do metro (não recordo qual agora) por volta das 08 da manhã de um sábado cinzento, e nos encontramos com a galera no posto Graal da Castelo Branco e de lá seguimos para Mairinque.

    Um colega que já tinha ido lá várias vezes me passou o link do endereço pelo Waze, porém eu só fui conferir depois de chegar no posto e o endereço estava errado, com isso acabamos fazendo um caminho mais longo do que o necessário e saímos do outro lado da ponte.

    A ponte é bastante frequentada por pessoas que praticam rapel, bungee jump e o rope jump.

    Apesar de ela não ser muito alta, (pelas minhas medidas ela tem 43 metros), o que torna o local um point bem bakana é a possibilidade de realizar essas atividades enquanto o trêm de carga passa bem pertinho de você.

    (Ok, nem todo mundo acha isso tão legal assim)

    A ancoragem é feita no corrimão da ponte utilizando uma fita, é interessante ter uma proteção para a corda para evitar que ela fique raspando no canto da ponte ou então montar um rapel debreavel e fazer um controle de atrito. Já o backup é feito nos ferros do trilho do trêm mesmo.

    Ancoragens e backups prontos é hora de se pendurar e descer.

    Praticando a atividade sempre com segurança, alguém em cima e alguém em baixo para ficar de anjo caso haja necessidade de parar a atividade.

    Esperando os amigos voltarem para poder descer.

    (Vista de baixo da ponte)

    Como a descida é toda em negativo, a ponte se torna um lugar bem legal pra descer de ponta cabeça, outra opção muito legal é montar a ancoragem alinhada com o pilar e descer correndo de frente, mas isso fica pra outro dia.

    Para voltar para cima da ponte basta seguir uma pequena trilha, segundo o video da GOPRO levei 2 minutos e 08 segundos pra subir ela correndo haha. também é preciso atravessar um pequeno riacho e as changes de escoregar nas pedras com limo são bem grandes, por isso deixe a máquina gravando quando os amigos estiverem na frente.

    Missão cumprida era hora de voltar pra SP, Mairinque fica pertinho 70 km da capital, foi bom que o dia ficou nublado pois não a como se esconder do Sol em cima da ponte e quem fica lá por muito tempo acaba sofrendo.

    Na volta ainda paramos para comer num local chamado Casarão, a comida é ótima mas o preço é salgado.

    Case Aquino
    Case Aquino

    Publicado em 28/10/2016 08:35

    Realizada em 01/10/2016

    Visualizações

    3249

    0 Comentários
    Case Aquino

    Case Aquino

    Mairiporã

    Rox
    240

    Guia de Turismo de Aventura apaixonado por Montanhismo. Instrutor do GPM e proprietário da empresa Roots Raízes da Aventura.

    Mapa de Aventuras
    www.facebook.com/rootsraizeseaventura/


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Peter Tofte, Renan Cavichi e mais 451 pessoas apoiam o manifesto.