/abcdn.aventurebox.com/production/uf/58063c129c5e8/adventure/59ee3a87e153f/59ee3a87e6fd1-2.jpg)
Travessia do Morro do Voturuna
Travessia realizada entre Santana de Parnaíba a Pirapora do Bom Jesus.
Hiking CascadaDomingo dia 22/10 ás 04:00 era hora de acordar e partir para a distante (pelo menos para quem mora em Mairiporã) Santana de Parnaíba onde dariamos início ao hikking curtinho de aproximadamente 10 km´s.
A idéia era fazer uma travessia pelo morro do Voturuna começando no bairro do Suru e terminando em Pirapora do Bom Jesus.
Nos encontramos as 08 horas de um domingo cinzento que não parecia dar sinal de melhoras na estação da CPTM Barueri, de lá pegamos um ônibus com destino ao terminal Santana de Parnaíba e de lá precisariamos pegar ainda outro ônibus para o bairro do Suru. Infelizmente o ônibus acabou atrasando e perdemos o ônibus das 08:35 e o próximo iria demorar quase 2 horas e meia para chegar. A solução? Ir de táxi. Chegou a ser engraçado, usamos praticamente toda a frota de táxi´s da cidade, 20 participantes indo 5 táxis até o destino.
Descemos no começo da rua Nhambu onde tem uma barraca com um ótimo pastel e fomos nos alongar antes da caminhada e tivemos uma participação especial.
O DOG resolveu nos acompanhar e alongar junto.
Todos aquecidos era hora de começar a caminhada, apesar do dia nublado não estava frio, com agradáveis 23 graus. Pouco tempo depois de iniciada a caminhada chegamos na bonita cachoeira que mesmo com pouco volume de água é muito bonita.
Depois de tirar a "nhaca" do corpo continuamos o trajeto, o caminho segue por uma escalaminhada bem emocionante quase ao lado da cachoeira que não é difícil mas é bastante exposta em alguns trechos.
Chegando no topo da cachoeira ainda é possível se banhar num belo poço de água.
Quase meio dia e precisavámos ganhar terreno, o tempo não ajudava em nada e a neblina ficava cada vez mais densa, a visibilidade era pouco maior do que 5 metros de distância e tivemos que diminuir o ritmo para que o grupo não se perdesse no zig zag que o caminho faz no morro.
Felizmente já tinha realizado a travessia anteriormente e gravado o caminho no GPS, caso contrário seria impossível de navegar utilizando os morros como referências.
Continuando nossa rota, quando paramos para um lanche na parte mais alta e aberta da travessia os "Deuses das trilhas" resolveram nos presentear e dissiparam toda a neblina que cobria a região e a galera pode apreciar pela primeira vez o visual do morro em que eles caminhavam.
Todos alimentados, agora era preciso enfrentar a parte mais técnica de todo nosso percurso, descer o morro por uma encosta ingrime cheia de pedras soltas de tamanho consideráveis e raízes que agarravam nosso pé a cada passo que dávamos.
Após descer a encosta só faltava um pequeno trecho de terra e 2 km´s em asfalto até Pirapora.
Ainda bem que em Pirapora do Bom Jesus existem mais opções de transporte público para voltar até uma estação da CPTM do que chegar no Bairro do Suru.
Todos sujos e molhados (ou quase todos) mas felizes por ter realizado mais um travessia.
Bacana. Povo animado, mesmo num tempinho ruim de domingo de manhã. Tem idéia de quando e onde será a próxima trilha?
Olá Paulo Lima. Sim Domingo agora dia 29 já estaremos em atividade novamente. Da uma conferida na nossa página. https://www.facebook.com/rootsraizeseaventura/
poxa, nem soube....
Chorão, você nunca foi em nenhum evento que nós organizamos.