Rafael da Silva Teixeira 29/03/2020 23:13
    Pedalada - (Alto Paraíso de Goiás - Cachoeiras Macaquinhos)

Pedalada pela Chapada dos Veadeiros. Saindo do centro de Alto Paraíso de Goiás, num bate volta até o complexo das Cachoeiras dos Macaquinhos

Mountain Bike Hiking

Breve relato de uma pedalada sofrida, porém gratificante. Partindo de alto paraíso de Goiás, percorrendo quase 100 km no mesmo dia, de MTB.

Após alguns dias em Alto Paraíso de Goiás, portal de entrada da magnifica Chapada dos Veadeiros, eu e o parceiro de várias trips e aventuras, Fred, vulgo Sistema, resolvemos conhecer o complexo de cachoeiras dos macaquinhos.

Distante cerca de 48 km do centro de Alto Paraíso, resolvemos sair bem cedo da Pousada da Dona Dudi, rumo ao famoso complexo, na expectativa de chegarmos cedo ao local e vislumbrando conhecer o que já tinhamos visto em alguns panfletos que indicavam as maravilhas que veriamos pela frente. A Chapada dos Veadeiros, com suas magnificas paisagens (Cerrado, Veredas etc), por todos angulos rende boas reflexões e visuais de perder o fôlego.

O caminho até o local pega um trecho de asfalto (cerca de 15 km), depois só estrada de terra, bem sinalizada e um sobe e desce danado, elevando o nível físico e tecnico da pedalada.

Chegando ao complexo, local que possui um camping e alguns chalés que integram o local, também com um pequeno restaurante e lanchonete, tudo bem rústico mas confortavel e organizado. Como na maioria dos locais turisticos do Brasil se cobra uma taxa de entrada do local (cerca de 20R$), porém justo nesse dia não tinhamos levado nenhum centavo, demos meia volta após a sofrida e prazeroza pedalada de quase 50 km e paramos na primeira drenagem para refrescar a cabeça, pois ficamos P da vida com o tomador de conta do local que foi irredutivel e não deixou entrarmos no local.

Não perdemos o dia, pois um pedal de 100 km pela Chapada dos Veadeiros, vale a pena por si só.

Por questão de honra, voltamos 2 dias após o imprevisto, porém indo de carro até um vilarejo próximo e pedalando apenas 40 km nesse dia, onde levamos o dinheiro e pudemos conhecer as maravilhas desse complexo de cachoeiras do macaquinhos.