/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5acebbaf04ffd/adventure/63515741bfe10/635175bab3afe-2.jpg)
Hiking Cachoeira Escondida Paranapiacaba
Breve relato para eternizar essa aventura na Serra do Mar paulista.
Trekking Cachoeira HikingHiking Cachoeira Escondida Paranapiacaba
O planejamento inicial para nossa trilha de final de semana era a famosa funicular de Paranapiacaba. Para falar a verdade, a ideia era chegar até o 4 patamar pela trilha de manutenção, cortando assim a travessia das perigosas pontes e túneis que fazem parte da trilha tradicional, fazendo uma trilha mais segura pois tínhamos em nosso grupo iniciantes e adolescentes.
Fizemos toda a aventura da ida, sim, a chegada até o início da trilha já é uma aventura, para nós que moramos nos subúrbios da grande SP rsrs, brincadeiras a parte, saímos de Embu das Artes quase as 5 da matina, em 11 aventureiros, contrariando todas as previsões adversas do clima e após quase 4 horas, pegando todos os tipos de transportes possíveis (carro, ônibus, metrô, trem, Uber, helicóptero, avião) chegamos na entrada da Trilha em Paranapiacaba.
A ideia era chegar o mais cedo possível, para burlar a fiscalização que ali permanece aos finais de semana. Eu tinha quase certeza de que estariam lá, e por nossa sorte realmente não estavam. Porém quando fomos adentrar a trilha adivinha? A viatura da fiscalização chegou, e acabou com nossa alegria. Como não somos de desistir, partimos para a vila de Paranapiacaba para tentar o caminho alternativo, porém, fomos seguidos pelo fiscal e muito gentilmente informou que a trilha era proibida e que seriamos multados caso tentássemos entrar.
Isso nos deixou um pouco desmotivados, bom, então bora conhecer a vila né, e partimos caminhando por Paranapiacaba, pensando o que poderíamos fazer pra compensar as 4 horas que gastamos para chegar até ali. Durante o trajeto, encontramos um trilheiro solitário, o 52 que logo se juntou ao grupo. Cara nota 10, sensacional, muito comunicativo e gente boa, e após algumas fotos nos pontos turísticos ali da vila, decidimos ir até a cachoeira escondida, essa que faz parte da trilha da Ferradura. Encontramos os rapazes da Uber ali na vila por sorte, e logo já estávamos na trilha, por volta das 10h30.
Como os dias anteriores haviam sido chuvosos, já começamos a trilha encharcando nossos tênis na lama e na água, que fez parte de quase todo nosso trajeto. A argila, lisa como um lambari, era um teste de equilíbrio para nós, principalmente para o pessoal que estava se aventurando a primeira vez por ali. Parque de diversões para que? A trilha foi só risadas com os escorregões, as esquibundas, atoleiros onde nossos pés entravam até as canelas, todos se ajudando e se divertindo muito. Em pouco mais de 1hora estávamos passando pelo Lago Cristal, onde vários grupos acampavam como sempre em 30 minutos, após descer um trecho técnico de raízes e pedras, com o auxilio de uma corda, chegamos a Cachoeira Escondida, aproximadamente as 13 horas. Hora de relaxar, alimentar, tirar fotos, aquela resenha gostosa e nos preparamos para o caminho de volta.
Combinamos de começar o trajeto de volta as 14, mas como o clima da serra do mar é sempre instável, aquele lindo dia de sol começou a ficar para trás, e uma leve garoa ameaçava cair, o que nos fez adiantar a volta em 30 minutos. Começamos o caminho de volta na mesma empolgação, alegria contagiante, todos se ajudando e muitos escorregas. Nossas roupas já estavam em cor de lama com as quedas, o a diversão do nosso final de semana foi garantida.
Mais 2 horas caminhando já estávamos saindo na trilha, e uma van já aguardava os trilheiros perdidos e enlameados da serra do mar! Uma alegria só não termos que esperar os Ubers nos resgatar.
Quero agradecer a todos pela parceria, e parabenizar cada um pela conquista!! Vocês são sensacionais!! E que venham as próximas!
