AventureBoxExplore
Sign Up

Circuito Espinhaço

Circuito 4 dias 93 km, passando pelas cachoeiras do tabuleiro, congonhas, peixe tolo, rabo de cavalo, altar, bicame, 7 quedas e poço soberbo

Trekking

1º dia inicia a caminha pela lapinha dia longo porém tranquilo, o que mais pega é o acumulado na quilometragem, praticamente a lapinha tabuleiro em um dia, trecho bem marcado durante a trilha quase toda, ficar atento nos últimos pois tem uma pirambeira bem inclinada, e ficar ligado em cabeça de água na parte alta (garganta da cachoeira do tabuleiro)destaque para a parte da cachoeira do tabuleiro e a famosa casa do sr Zé (apoio para travessia lapinha x tabuleiro.

2º dia, é longo como o primeiro dia porém é mais, essa conexão até o peixe tolo é complicada porque existe o cânion do rio preto, o que dificulta sua transposição. então o caminho pega uma parte de uma estrada de terra antiga que não passa mais carro, destaque para a cachoeira Congonhas e o visual do rio preto, usamos como base o camping do Geraldo que tem um bar que serve cerveja e janta se tiver umas 2 horas de luz vale a pena ir até a cachorra do cânion.

3º dia, sem dúvidas o dia mais puxado, uma subida sem fim, até a parte alta da serra, antes da subida passamos na cachoeira rabo de cavalo, depois a cachoeira do altar (foi o ultimo ponto de água até o camping, pode ser que quase no final da subida tenha água pode variar com a época do ano), passamos pelo mirante da parte alta da rabo de cavalo e o também mirante da cachoeira do peixe tolo. Ao alcançar o alto da serra temos um visual de cima do cânion, tem um bom trecho de caminhada até o camping mas o trecho é mais tranquilo sem subidas.

4º dia com pouco tempo de caminhada chega na cachoeira do bicame, logo depois Descemos até vale do soberbo curtimos e subimos rumo a lapinha, trecho bastante longo. Pontos de destaque cachoeira do bicame, cachoeira 7 quedas e poço do soberbo. Dia com mais cachoeiras.


Obs: Ideal de fazer este circuito é no inverno, verão é tenso por causa das chuvas, no circuito há muitos rios para transpor. Total são 93 Km, existe alguns trechos em estrada de terra principalmente no final mas no total são poucos trechos em estrada.
No segundo dia após o acampamento descemos direto para a parte alta da cachoeira do tabuleiro e depois subimos, fizemos isso a dois anos atrás. Com a mudança de comando do parque do tabuleiro este trecho está proibido, ideal então é deixar as cargueiras no camping do sr Zé bater na parte alta e voltar e pernoitar no camping do Sr Zé e no dia seguinte pegar a trilha tradicional para a sede do parque e assim descer para a parte baixa.

Samuel Santos
Samuel Santos

Published on 04/15/2020 23:43

Performed from 05/01/2018 to 06/03/2018

1 Participant

Trilhando Trekking

Views

233

2
Marcelo A Ferreira
Marcelo A Ferreira 04/19/2020 08:34

Sou doido para fazer esse circuito. Deve ser show

Samuel Santos
Samuel Santos 04/19/2020 09:07

Cara eu tenho um plano de fazer ele cortando a estrada de terra que passa do tabuleiro ao peixe tolo!! Depois que trocou a direção do parque do tabuleiro não dá mais para fazer desta forma infelizmente.. Qualquer coisa estamos aí..

Samuel Santos

Samuel Santos

Belo Horizonte

Rox
271

Montanhista Mineiro Instagram @samucasaintss

Adventures Map

461 Following