AventureBoxExplore
Create your account
Travessia Capão X Lençóis Via Poção E Serra Do Bode

Travessia Capão X Lençóis Via Poção E Serra Do Bode

Trekking do Capão/Lençóis é bem tradicional, passando pelo 21, fumaça p/ baixo e águas claras. Mas fiz diferente passando por outro lugares.

Trekking

Primeiro dia: Saímos da vila do Capão rumo à parte alta da cachoeira da Fumaça. Até esse ponto a trilha é bem demarcada. Seguimos da parte alta até o mirante da fumaça, onde é possível observar a cachoeira da Fumaça de frente e descemos até o camping da cachoeira do Palmital.




Segundo dia: Saímos do camping da cachoeira do Palmital sentido rio Capivari, sempre na parte mais alta do canion e com o rio Capivara sempre ao lado direito. À medida que nos aproximamos do rio Capivari, a trilha é em declive. No encontro do rio Capivari com o rio Capivara, subimos uma trilha discreta ao lado esquerdo do canion Capivari. Assim seguimos até a parte alta da cachoeira do Capivari. Depois seguimos para o Poção e montamos o acampamento na parte alta do Poção ao lado esquerdo.



Terceiro dia: acordamos cedo, desmontamos o acampamento e deixamos as mochilas escondidas para fazer ataque na cachoeira do Mixila. A trilha para a cachoeira do Mixila é, em sua maioria, ao lado esquerdo do rio. Em determinado momento a trilha é de pula pedra tendo que atravessar dois poços a nado. Depois do ataque, descemos a serra do Bode até Lençóis.



Observações: trilha considerada moderada para pessoas com experiência com uso de GPS e carta topográfica. Ficar atento na trilha do primeiro dia entre os trechos da parte alta da Fumaça até o mirante da Fumaça de frente. Trecho com muitos lajedos o que dificulta a navegação. Do trecho do mirante da Fumaça de frente até o camping da cachoeira do Palmital, onde tivemos mais dificuldade para encontrar a trilha devido aos lajedos. No Primeiro dia ficar ligado com a questão da agua, ultimo ponto coleta e na parte alta da fumaça, depois somente próximo ao camping do palmital.
No ataque à cachoeira do Mixila, o sinal do GPS cai devido aos paredões dos cânions. Mas não tem segredo, sempre seguir o curso da água, a trilha esta quase sempre ao lado esquerdo. Alguns trechos são bem escorregadios. Ficar ligado na previsão do tempo, pois uma cabeça d`água no cânion pode ser complicado.

Link para o tracklog: https://www.wikiloc.com/hiking-trails/travessia-capao-x-lencois-via-mixila-serra-do-bode-43563702

Samuel Santos
Samuel Santos

Published on 04/12/2020 11:28

Performed from 10/17/2019 to 10/20/2019

Views

364