/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5e67c1535c23e/adventure/5e78240506a5f/5e7824050c3df-2.jpg)
Uma das mais perigosas trilha do estado de SP, localizada na Vila de Paranapiacaba, município de Santo André.
O Funicular ou Elevador de Paranapiacaba foi construído para tracionar trens em uma subida de 796,6 metros de altitude, na Serra do Mar, para o transporte de café da cidade de Jundiaí ao Porto de Santos, você pode entender mais pelo link 👇
http://www.ferroviaspr.com.br/sistema-funicular/
Iniciamos nossa expedição pela Vila de Paranapiacaba.
Atualmente está trilha, não está aberta para o público, o acesso a ela está proibido e caso for pego pode gerar multa e dependendo do caso até prisão.
E como somos loucos por aventura, adentramos sabendo dos riscos...
A trilha em si é fácil, mas tem muito perigo pela frente, local está abandonado e a selva por sua força tomou conta do local, assim como os animais típicos da região...
Logo no início encontramos o 5 patamar e conseguimos ver o que o tempo e a selva pode fazer, se deixarmos sem cuidados, logo após passarmos pelo 5 patamar já vemos o primeiro túnel.
Vamos atravessar alguns e no meio deles vamos encontrar as dificuldades da trilha e o perigo...
Continuamos andando pela mata fechada e por outros túneis até chegar a primeira ponte férrea. Aqui começa o perigo real.
As pontes por sua vez, já estão deterioradas pela maresia vindo do mar onde a ferragem sem a devida manutenção começa a se destruir, passamos pela primeira ponte da forma mais segura e sem pressa, pois um vacilo pode resultar em morte.
São 3 pontes obritorias a passagem para chegar no nosso destino (grota funda) as pontes variam a altura entre 40 a 70 metros. Então todo cuidado ainda é pouco...
São aproximadamente 5 km de trilha, contando a partida da Vila Até o 4 patamar, local onde será feito o Rapel e parada para o lanche.
Agora vocês podem conferir mais um pouco da aventura na galeria de fotos.
