Sandro de Lelis Gavião 25/05/2017 17:01
    As Cachoeiras de Analândia - SP

feriado em Analândia -SP, cidade com muitas cachoeiras

Hiking Cachoeira

Outros relatos de aventuras estão em almaoutdoor.com.br

Já era 0:30 quando chegamos ao nosso destino, o camping Pedra Viva na cidade de Analândia. Foi o tempo de montarmos as nossas barracas e nos recolhermos para que uma chuva forte caísse noite a dentro. Por causa da penumbra apenas no dia seguinte daríamos conta da beleza natural que nos cercava.

Passei algumas semanas pesquisando qual seria o destino do nosso camping no feriado de Tira Dentes. Os critérios para a escolha eram:

1° camping com valor máximo de R$40.00

2° uma cidade com muitos atrativos naturais (trilhas, cachoeiras, etc)

3° no máximo a 300 quilômetros da cidade de São Paulo.

O Clássico bom bonito e barato.

Analândia

Com 5 mil habitantes, Analândia fica a mais ou menos 230 quilômetros da capital e é uma das 12 cidades do estado a receber o título de Estância Climática (denominação dada pelo governo às cidades com forte potencial turístico). A cidade respira diversão e aventura. O que não falta são cachoeiras para visitar e locais para escalada e rapel. Os 3 dias que ficamos acampados na cidade vi grupos de mountain bikers passando pelas estradas de terra ou fazendo uma pausa na lanchonete do camping (e toda fez uma pontada de inveja batia no meu coração por não ter levado minha bike).

Dicas: Seja precavido e leve tudo que precisa. Já sabe como é o comercio em cidades pequenas né? Vi apenas dois mercados, um deles funcionava até as 20:00hs. Mas não existem lojas com equipamentos de camping e me fez falta quando acabou o gás do meu fogareiro no segundo dia.

O Camping

Escolhi o Camping Pedra Viva, a um pouco mais de 5 min. do centro da cidade. Com uma grande área gramada e infraestrutura simples. Espalhados pelo local há pontos de Iluminação e energia e pequenas churrasqueiras com torneira. No centro da área de camping ainda há uma pia para lavar a louça, dois tanques para lavar roupas. O banheiro foi um item que deixou a desejar. Dividido entre masculino e feminino, são pequenos e bem precários, apenas dois chuveiros quentes no masculino e um no feminino, fico imaginando como deve ser crítico seu uso em fins de semana de grande movimento. O camping ainda conta com uma piscina, restaurante com café da manhã e almoço, mas esses mimos são pagos a parte.

Valor da diária: R$ 35,00

Mas se você não quer ficar parado é só ir até a recepção do camping e falar com o pessoal do Terras Verticais e escolher umas das atividades que eles oferecem: tirolesa, arborismo cavalgada, arco e flecha, rapel e escalada no Morro do Cuscuzeiro. Entre e contato com eles se você quiser algum pacote especial.

Rapel: R$ 110,00

Cavalgada: 40 min R$50,00

1 hora R$60,00

1h:30min R$ 70,00

(valores de abril de 2017)

Contatos:

O camping abriga um dos principais cartões postais da cidade, o Morro do Cuscuzeiro, uma fabulosa formação rochosa de 900 metros de altura. A beleza singular do local serviu como cenário para a abertura da novela da Rede Globo ‘A Força do Querer’. Uma trilha curta nos leva até o pé do morro onde a galera faz a escalada e o rapel.

De Rolê por Analândia.

O tempo fechado na sexta-feira com chuva a todo instante nos obrigou a tirar o dia para descansar e curtir o acampamento (descansar na medida do possível já que o nosso vizinho de acampamento era uma família bem animada o que nos obrigou a escutar do sertanejo ao funk o dia todo). No dia seguinte com um lindo sol brilhando no céu fomos até a base do Morro do Cuscuzeiro. Lá o Richard já coordenava a escalada de um grupo. Encontramos um outro grupo que escalou até o topo no dia anterior, acampou lá em cima e estava descendo de rapel naquele momento (acampar lá em cima? Olha a pontinha de inveja de novo).

Depois de um almoço com o típico macarrão de acampamento fomos conhecer a Cachoeira do Salto. Essa cachoeira fica na entrada da cidade, tem um grande volume de água e forma um poço raso para se refrescar, ótimo para família e crianças. O local ainda conta com uma lanchonete. Mas o fato de ficar situada no perímetro urbano tirou toda a beleza da cachoeira, ficamos pouco tempo e já partimos para a próxima.

A Cachoeira do Escorrega, essa sim valeu a pena passar uma tarde inteira. Ela fica dentro do Camping do Escorrega e eles cobram R$ 10,00 para visitar a cachoeira, mas vale cada centavo. Na parte de cima da cachoeira fica a corredeira com uma pedra bem lisa, leve sua boia ou alugue uma no camping para descer escorregando. Na parte de baixo fica a queda da cachoeira. Pequena mais muito bonita. Para acampar por lá o valor R$ 30,00. Tem restaurante, banheiros e um visual de tirar o folego. De volta para o nosso camping hora de descansar, pois o melhor estava por vir no dia seguinte.

A Cachoeira do Bocaina fica num terreno particular, o senhor que nos atendeu cobrou apenas R$6,00 para visitar. A trilha de 15min é uma descida um pouco difícil, é preciso usar as mãos em vários trechos, mas muito bonita. Lá em baixo encontramos um cenário simplesmente incrível. A cachoeira tem pouca vazão, por isso chega apenas um “chuveiro” no solo depois de 50 metros de queda. Mas na verdade ela é apenas um complemento da beleza do enorme canyon. Para finalizar visitamos a parte de cima da cachoeira onde há uma vista privilegiada da região.

Três dias foram insuficientes para desfrutar todas as belezas da cidade, faltou visitar as cachoeiras do Canyon do Feijão, Monte Sião e da Pedra Vermelha. Mas isso é apenas um pretexto para voltarmos lá mais vezes. Então aguardem os próximos capítulos dessa história.