Sara Caroline 02/02/2018 14:49
    Faxinal (PR)

Um dia para conhecer a Cachoeira Chicão I, Cachoeira da Fonte e Salto São Pedro

Aproveitei que estava pelas bandas do norte do Paraná e fui conhecer Faxinal, uma cidadezinha pequena, conhecida como a terra do tomate, que fica cerca de 100km de Londrina.

Parti logo cedo em direção à Faxinal. Meu pai que num perde uma, é claro!, foi junto. Meus dois primos menores também embarcaram na aventura.

Chegamos a Faxinal por volta das 10h, demos uma volta na cidade, tomamos um café da padaria e seguimos para a Cachoeira do Chicão I. Não tem mto erro para encontra-la, só jogar no google! Mas enfim, pegue a Av Eugênio Bastiane (estrada de terra), siga nela até a bifurcação (com algumas placas), pegue a diretira, e continue até a ponte sobre o rio. Vc chegou ao seu destino!

Com esse verão chuvosso o volume da água nas cachoeiras está gigantesco, tome cuidado ao banhar-se, as trilhas tb estão mais escorregadias. Pra descer até a base da Cachoeira, foi tombo pra td lado, meu pai e meus primos se sujaram um pouquinho! (kkkk...)

Por meio de um morador local, tive a informação de que poderia chegar a Cachoeira do Chicão II, seguindo adiante na trilha da Cachoeira do Chicão I, encontrei duas trilhas. Como estava com as crianças e o terreno estava muito escorregadinho não quis arriscar. Não conhecia o local e não queria coloca-los em perigo. Assim, a exploração ficou para outro dia.

Saimos da Cachoeira do Chicão I e seguimos para cachoeira da Fonte. Para chegar, retorne até a bifurcação na Av Eugênio Bastiane e então pegue a direita de novo (já que vc estará voltando), se estiver vindo da cidade será à esquerda. ( td depende do ponto de referencia né?!). Mas não se preocupe, há placas indicando o caminho dessa cachoeira, da bifurcação até a Cachoeira são uns 8km.

Chegamos a um sitio, e fomos recebidos por uma moça sorridente, a Silvana. Pega-se R$ 10 para a visita e vc tem direito a um café, e num é um cafézinho preto só não, a Silvana capricha, tem pão caseiro, queijo fresco, leite, doce de leite caseiro e uma geleia de tomate deliciosa ( Claro, é a terra do tomate!!!), td isso acompanhado de uma prosa boa!!!

Da casa até a Cachoeira são aproximadamente 1km, bem tranquilos. A Cachoeira tem cerca de 70m. Como eu disse verão chuvoso!!! O spray da água veio nos encontrar , tomamos banho sem ao menos precisar entrar na água!

Voltando pra casa da Silvana, tomamos o café e seguimos para a Fazenda Luar de Agosto, do outro lado da cidade, onde fica o Salto São Pedro. Tb não tem erro, o google te deixa lá! mas é só pegar a rua Santos Dummont, e virar a primeira à direita, e seguir as placas. É bem sinalizado.

A fazenda tem uma enorme infraestrutura, pra passar o dia mesmo. Tem restaurante, piscina, toboagua, trilhas, arvorismo, é possível alugar chalés, quiosques com churrasqueiras, enfim... Pagamos R$ 20 por pessoa e R$ 10 por criança, por conta do horário que chegamos. O day-use com almoço esta R$50. ( http://www.luardeagosto.com/)

Qnd chegar, vá entrando, vc descerá uma imensa ladeira, cheia de curvas. Ao chegar em um portão, toque a campanhia e vc será recebido.

É possivel chegar até o inicio da trilha para o Salto São Pedro de carro, saindo do restaurante. O Salto São Pedro tem cerca de 125m, a trilha não é longa e é bem batida, tranquila...é possível chegar bem na base do Salto, mas verão chuvosoooo....ficamos só na ponte que atravessa o rio, e adivinha?! Mais banho sem ao menos entrar na água. O salto São Pedro estava lá todo imponente com seu turbilhão da água não deixando ngm se aproximar mto.

As crianças queriam aproveitar a piscina, voltamos e curtimos a infraestrutura da fazendo até o final da tarde.

Faxinal conta com mais algumas várias cachoeiras, é uma região a ser explorada pelos amantes do banho gelado. No entando o turismo é pouco explorado e as informações são quase inexistentes. Em breve estarei de volta para caçar outras cachoeiras, e ai eu compatilho com vcs!!!